tag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post3642368039664374287..comments2023-10-20T05:12:32.308-03:00Comments on O Descurvo: EUA: O Atentado no Arizona e sua Crise PolíticaHugo Albuquerquehttp://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comBlogger26125tag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-10842041886043751232011-01-12T22:51:08.345-02:002011-01-12T22:51:08.345-02:00Interessante, não? Obrigado pelo link, Luis.Interessante, não? Obrigado pelo link, <b>Luis</b>.Hugo Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-83241516617824013582011-01-12T22:19:47.346-02:002011-01-12T22:19:47.346-02:00Ih, olhem só isso.Ih, olhem só <a href="http://www.bbc.co.uk/news/world-us-canada-12174254" rel="nofollow">isso</a>.Luis Henriquenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-1156157600221224622011-01-11T20:08:43.047-02:002011-01-11T20:08:43.047-02:00Luis,
Grandes, mas depois disso, um tanto menores...<b>Luis</b>,<br /><br />Grandes, mas depois disso, um tanto menores - só arriscaria palpitar algo depois que a poeira baixar. <br /><br />abraçoHugo Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-52581468694063880222011-01-11T19:21:43.653-02:002011-01-11T19:21:43.653-02:00Hugo,
Sejamos pitagóricos por um momento - qual a...<b>Hugo</b>,<br /><br />Sejamos pitagóricos por um momento - qual a probabilidade que você acha que uma <b>Sarah Palin</b> ocupe a Casa Branca em 2012?Luis Henriquenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-42929227806495040242011-01-11T12:27:23.404-02:002011-01-11T12:27:23.404-02:00Marola,
Em tempo: Corrigi a repetição de comentár...<b>Marola</b>,<br /><br />Em tempo: Corrigi a repetição de comentários deixando o maior deles. Sobre a citação latina, que de obscura não tem nada nesses tempos de Google, é tudo bem simples: Não estou falando de imputação jurídico-penal, estou falando de responsabilidade política e de política. A metáfora ali gera impactos bem literais aqui porque tem uma conotação bem clara - sugerir violência, de mãos limpas. Usar eufemismos como "é criticável" ou "não é das mais felizes" para uma ato de alguém que adota, a todo momento, uma retórica belicista e só porque todos aplaudem cada besteira que diz, acha que não tem responsabilidades políticas sobre o que faz é que é viajar na maionese ao meu ver. Se a própria <b>Palin</b> não tivesse se dado conta do que fez, não seria ela que teria tirado o material da rede. <br /><br />abraçosHugo Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-20213443473134570932011-01-11T12:18:35.216-02:002011-01-11T12:18:35.216-02:00Sim, Paulo, mas eu penso de que isso importa mais ...Sim, <b>Paulo</b>, mas eu penso de que isso importa mais da boca de quem vem do que o meio que foi usado: Posições públicas de algum ator político importante (sejam atos aparentemente bobos ou omissões) enquanto membro de um partido grande - ex-membro de chapa presidencial e possível presidenciável - produzem consequências enormes. E redes sociais como o Facebook, hoje, são mais relevantes do que entrevistas em jornais regionais, ainda mais dependendo de quem for a página. Sobre a extrema-direita e direita, depende muito até que ponto que a segunda queira isolar a primeira - ou usa-la como peão para fazer o trabalho sujo -, mas o grande ponto da política americana atual é que nem os republicanos parecem ter limites e, para além da extrema-direita organizada, existe toda uma bela nuvem de "elétrons livres", gente transtornada mentalmente e (bem) armada que é capaz de, em um quadro de radicalização irresponsável, aprontar algo grave - e foi o que aconteceu.<br /><br />abraçosHugo Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-22353323130694121932011-01-11T07:39:59.804-02:002011-01-11T07:39:59.804-02:00Por odiosa que a retórica inflamada de Sarah Palin...Por odiosa que a retórica inflamada de Sarah Palin seja, não vejo necessidade de se pintar o diabo mais feio do que êle já é, e não vai ser a citação de obscura locução latina que me fará mudar de opinião, vc viajou na maionese e não quer admitir isso.Marolanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-37083779106267017932011-01-11T05:43:50.585-02:002011-01-11T05:43:50.585-02:00Acho que é importante fazer uma distinção fundamen...Acho que é importante fazer uma distinção fundamental entre opiniões de direita e opiniões de extrema direita. E também distinguir entre individuais num blogue ou página de Facebook e opiniões que saem de programas de televisão como o de Glenn Beck ou divulgadas por Sarah Palin. O primeiro tem a sanção de um canal de notícias da grande mídia e a segunda foi legitimada pelo próprio partido republicano. Idéias conspiratórias de extrema direita, que sempre circularam nos EUA em lugares marcados como "fringe" [a margem do mainstream cultural] como a John Birch Society, ganharam a partir da vitória de Obama uma legitimação que é responsabilidade do establishment americano. Lembremos que um mínimo aceno feito na direção dessa gente nos anos 60 rendeu um trocadilho eleitoral de sucesso contra o slogan de Barry Goldwater "In your heart you know he's right": "in your guts you know he's nuts".Paulodaluzmoreirahttps://www.blogger.com/profile/06684567757433068090noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-70736798635077851752011-01-10T22:41:45.902-02:002011-01-10T22:41:45.902-02:00Marola,
Na verdade, nem deveriam ser, porque no f...<b>Marola</b>,<br /><br />Na verdade, nem deveriam ser, porque no final ela pôs na mira de uma arma mesmo e até desenhou isso - com direito a nome, sobrenome e indicativo até do distrito. Ela pode não ter se dado conta do que um ato como esses podia produzir na prática - e quando se deu conta, era tarde demais para fazer outra coisa senão tomar uma atitude atabalhoada. Como coloquei no PS, isso não é uma discussão jurídico-penal - nem poderia ser -, mas uma análise de conjuntura e uma crítica moral, portanto a questão do <i>animus necandi</i> de <b>Sarah</b> nem entrou em pauta. Mas crítica moral, no plano da política, é isso: Pequenas ações - assim como as omissões -, por parte dos grandes atores, produzem grandes estragos na prática.<br /><br />abraçosHugo Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-39521662129461443172011-01-10T22:29:08.591-02:002011-01-10T22:29:08.591-02:00Concordo que o uso de crosshairs para marcar as ca...Concordo que o uso de crosshairs para marcar as cadeiras legislativas a serem ganhas não foi uma escolha das mais felizes, mas daí a caracterizar isso como "lista de pessoas que deveriam ser mantidas sob a mira de uma arma" vai uma grande distância.marolanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-80656506867794434562011-01-10T21:32:51.276-02:002011-01-10T21:32:51.276-02:00Marola,
Sim, metas legislativas para os republic...<b>Marola</b>, <br /><br />Sim, metas legislativas para os republicanos estranhamente representadas por alvos, veja só, semelhantes à mira de armas de precisão. A conotação disso em um país como os EUA - onde existe certa cultura de uso de armas de fogo e onde, ainda por cima, há um histórico considerável de atentados cinematográficos contra políticos - é, no mínimo, irresponsabilidade demais para passar batido. Some-se isso à retórica dessa senhora e temos um quadro preocupante. <br /><br />abraçosHugo Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-70863967036891507352011-01-10T19:54:44.845-02:002011-01-10T19:54:44.845-02:00"... ela também estava na lista da inefável S..."... ela também estava na lista da inefável Sarah Palin, ex-candidata republicana à vice-presidência e presidenciável em 2012, de pessoas que deveriam ser mantidas sob a mira de uma arma (sim, ela fez isso) por conta de suas posições "esquerdistas demais".<br /><br />Não é bem assim, Hugo. O tal mapa se referia aos postos legislativos a serem alvos de uma retomada pelos conservadores nas eleições que ocorreram no ano passado. De qualquer forma, é criticável a retórica belicista pela qual ela e certos talk show hosts de rádio e TV primam.Marolanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-27195964490260492152011-01-10T13:00:04.630-02:002011-01-10T13:00:04.630-02:00HWB: Desalentador. Certo dia fiz um teste no Faceb...<b>HWB</b>: Desalentador. Certo dia fiz um teste no Facebook sobre posicionamentos políticos - mas a temática do teste era bem americana - e deu que eu era "tão liberal que estava quase próximo do Stalin" (?!!). Até eu, que nunca levei os EUA a sério, fiquei pasmo com o nível do estado de coisas lá. Mas acho que esse evento trágico de <b>Tucson</b> <i>pode</i> até servir para dar um choque, quem sabe. Se o pessoal não acordar agora, vai ser o caos.<br /><br />abraçosHugo Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-64059226866095220592011-01-10T12:51:12.397-02:002011-01-10T12:51:12.397-02:00"Doente" é eufemismo. Falando em liberta..."Doente" é eufemismo. Falando em <i>libertarians</i>:<br />http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/08/homem-viaja-por-30-dias-para-escrever-mensagem-com-gps.htmlAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-87041923130359664732011-01-10T11:40:18.012-02:002011-01-10T11:40:18.012-02:00Pádua,
Queira quer sim, queira quer não, o caso p...<b>Pádua</b>,<br /><br />Queira quer sim, queira quer não, o caso provoca um debate sobre a função do direito em relação a isso tudo. É uma situação limite que traz isso tudo à tona, embora, claro, não se esgote por aí(nem poderia).<br /><br />Sim, há algo muito grave nos EUA quando sabe-se que uma Palin é popular - ela não seria no Brasil, por exemplo - e tudo isso é efeito de algo maior, embora eu ainda acredite na ação política como forma de interferir nesses movimentos inerciais. <br /><br />Agora, uma coisa que serve para lá e para o mundo todo nesse avanço do extremismo é o seguinte: O discurso racionalista na política só é efetivo até o ponto em que consegue tocar o coração dos trabalhadores e da "sociedade civil" - ele, por si só, não faz cócegas em fenômenos tão americanos quanto Palin ou tão europeus quanto o velho fascismo. <br /><br />A grande questão, no fim das contas, é uma questão de desejo e é nesse âmbito que a disputa será travada. Se isso for ignorado, as próximas décadas serão apocalípticas.<br /><br />abraçosHugo Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-3888377224677252352011-01-10T11:26:48.787-02:002011-01-10T11:26:48.787-02:00Tsavkko,
Sim, o modo de vida da sociedade america...<b>Tsavkko</b>,<br /><br />Sim, o modo de vida da sociedade americana é insustentável. É em parte o velho enredo da civilização ocidental, algo que já está ali no modo de produção antigo - seja nos mecanismos de sujeição e no seu idealismo-expansionista que só não saí do papel quando não há recursos e, ainda, só cessa quando não dá mais -, uma certa herança medieval e uma acomodação dentro de um modelo político iluminista - dotado, entretanto, de sérias limitações que nunca precisaram ser corrigidas pela sobra de recursos causada por condições favoráveis da geopolítica. O problema é que se não for construída uma vontade política que escape ao ufanismo ou ao idealismo - seja o autoritário ou o mais libertário e liberal como o de <b>Obama</b> - para fazer essa contestação, nada feito. Mas a tendência não é favorável para isso, o que é ruim para eles e para o mundo todo por osmose.<br /><br />abraçosHugo Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-10894488199934540372011-01-10T03:38:23.217-02:002011-01-10T03:38:23.217-02:00Prezado Hugo Albuquerque,
obrigado.
Acho que o ca...Prezado Hugo Albuquerque,<br />obrigado. <br />Acho que o caso deveria acender o debate sobre liberdade de expressão e incitação ao ódio nos EUA.<br />Porém, acho mesmo que se trata de mais um sinal da decadência daquele país; a Palin ser levada a sério na política e ter a audiência que tem na tevê é mais do que um sintoma inequívoco de morte cerebral: parece mostrar um bloqueio da ação política, bloqueio em que se enreda a administração de Obama.<br />Abraços, Pádua.Pádua Fernandeshttps://www.blogger.com/profile/15687187929357017177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-66406964306833722482011-01-10T02:20:12.029-02:002011-01-10T02:20:12.029-02:00Dizem que a sociedade americana está doente... Dis...Dizem que a sociedade americana está doente... Discordo. Ela É doente. Cada vez dá mais mostras disto, só falta os americanos compreenderem de vez.Raphael Tsavkko Garciahttps://www.blogger.com/profile/03874671400132156374noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-11885172103061429322011-01-09T21:34:20.278-02:002011-01-09T21:34:20.278-02:00Pádua,
E o nobre mestre faz bem - e é dos poucos ...<b>Pádua</b>,<br /><br />E o nobre mestre faz bem - e é dos poucos que o faz, infelizmente. Aliás, interessantíssimo o post, vou linka-lo.<br /><br />abraçosHugo Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-80321279273443154932011-01-09T21:28:36.612-02:002011-01-09T21:28:36.612-02:00Obrigado, Euclides, mas ali o nível é normalmente ...Obrigado, <b>Euclides</b>, mas ali o nível é normalmente alto mesmo, eu só dou a minha humilde colaboração ;-)<br /><br />abraçosHugo Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-60808014905037384092011-01-09T18:48:10.432-02:002011-01-09T18:48:10.432-02:00Prezado Hugo Albuquerque, "lei não é panaceia...Prezado Hugo Albuquerque, "lei não é panaceia" é algo que se deve ensinar nas faculdades de direito já no primeiro dia de aula. Eu faço isso.<br />Como a Palin está tentando esconder em vão os traços de sua incitação à "eliminação" de adversários políticos, eu inseri no golpe o "mapa de alvos": http://opalcoeomundo.blogspot.com/2011/01/violencia-politica-nos-eua-terror-e.html<br />Sugiro que o faça também, se quiser retomar o assunto.<br />Abraços, Pádua.Pádua Fernandeshttps://www.blogger.com/profile/15687187929357017177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-66048764960694864142011-01-09T17:11:46.038-02:002011-01-09T17:11:46.038-02:00Hugo,
Grato por manter o nível do debate elevado ...Hugo,<br /><br />Grato por manter o nível do debate elevado lá na caixa de comentários do Biscoito.<br />Dá uma lida na PL 122 e vê se aquilo não é uma estupidez sem tamanho.<br /><br />Quanto ao atentado, ainda estou "digerindo" tudo.<br /><br />Abraços.Euclides F. Santeiro Filhonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-24019192340039501942011-01-09T13:25:47.257-02:002011-01-09T13:25:47.257-02:00Bruno,
Obrigado, meu velho! Sim, eu já tive oport...<b>Bruno</b>,<br /><br />Obrigado, meu velho! Sim, eu já tive oportunidade de ver o site deles em outras ocasiões. Mas o suspeito da autoria da chacina é mentalmente transtornado: Ele mistura uma doutrina estatalista e autoritária de direita como o Nazismo junto com o libertarianismo (em outras palavras, liberalismo radical e anti-estatalista). Sobre os libertários, concordo em algumas coisas com eles e nem acho tão absurdo assim - eles têm posições interessantes sobre os chamados "direitos civis" -, mas evidentemente discordo já na página dois: A premissa radicalmente atomista da qual eles partem é insustentável.<br /><br />abraçãoHugo Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-64346449889127551422011-01-09T13:21:06.718-02:002011-01-09T13:21:06.718-02:00Eduardo,
Eu creio que não me fiz compreender bem:...<b>Eduardo</b>,<br /><br />Eu creio que não me fiz compreender bem: Eu não disse que essas condutas não são consideradas como crimes - e, embora seja cético quanto à função do direito penal, acredito que ele ainda é necessário e pode ser válido desde que sejam tomadas medidas para que ele deixe de ser necessário tão logo. O ponto é justamente esse: Já existem dispositivos legais que servem para regular essa conduta. Ninguém deixa de responder por ter ameaçado alguém de morte só porque o fez por telefone ou e-mail - ao mesmo tempo, não vejo ninguém propondo grampear os telefones de todas as pessoas no país, logo, suponho que ou trata-se de uma grave equívoco sobre Internet ou há mais coisa aí. Ademais, os serviços de inteligência brasileiros dispõem de tecnologia mais até do que o suficiente para investigarem uma possível conspiração contra a Presidenta. <br /><br />Isso é diferente de usar isso como prerrogativa para a construção de um regime jurídico-disciplinar "do bem" na rede, em nome da nossa segurança ou, quem sabe, por conta de uma dita "responsabilidade social" - como fez <b>Chávez</b> e sua nova Lei de Mídia na boa e velha Venezuela. Indo ao que interessa, sim, existe uma defesa à esquerda de controle da Internet também no Brasil. Ontem mesmo, debatendo pelo Twitter com um respeitado jornalista de uma famosa revista de esquerda, li afirmações como "prefiro Cuba ou a China ao 'faroeste' em termos de regulação de Internet" - do mesmo modo como já li em blogs de gente de esquerda coisas como "Wikileaks prova como a Internet é perigosa". Recentemente, <b>Eduardo Guimarães</b> defendeu uma leitura desapaixonada de medidas de controle na rede. Isso para mim são posições contrárias à liberdade, sejam elas por imprudência ou deliberadas, mas estão todas cá no campo da esquerda e ilustram um certo desejo de controle que deve ser refreado.<br /><br />Isso não muda o fato de que <b>Azeredo</b> e grande parte da direita brasileira estarem empenhados em censurar a Internet - é o velho <i>uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa</i>. Mas não nos esqueçamos das sábias palavras do velho <b>Lula</b> <a href="http://descurvo.blogspot.com/2010/09/o-recado-de-lula-para-serra.html" rel="nofollow">ao bater de frente com o pedido de <b>Serra</b> para censurar blogs que lhe eram incômodos</a>.<br /><br />abraçosHugo Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/13976272751425853150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5615581117174510345.post-11127724244143193092011-01-09T12:50:30.972-02:002011-01-09T12:50:30.972-02:00Salve, Hugo,
Muito bem escrito o seu artigo e, re...Salve, Hugo,<br /><br />Muito bem escrito o seu artigo e, realmente, estranha coincidência. Os ultradireitistas "libertários" (quod non!) também têm militância no Brasil. Eis o site http://liber.art4web.com.br/Home.aspx <br /><br />Abraço.Bruno Cavahttps://www.blogger.com/profile/06919982341908200805noreply@blogger.com