quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Sobre a Burocracia
"Na verdade, a ideologia da Tecnoburocracia (configuração da Burocracia no atual ciclo do Capitalismo monopolista) enquanto um sistema político-econômico inerente às novas forças produtivas revela no dizer de L.C.B. Pereira, determinadas características nucleares, como: a) proclama não ser ideológica; b) não deriva da tradição ou da revelação, pois é produto do racionalismo moderno; c) proclama a eficiência e a maximização dos resultados; d) enquadra-se dentro de um conservadorismo reformista que admite tão somente a revolução tecnológica; e) advoga, como pré-condição de existência, um estado de segurança; f) expressa valores autoritários, desconsiderando práticas autoritárias; g) resolução de problemas pela competência e eficiência técnica; h) defende uma visão de mundo integrada e harmoniosa, excluindo a historicidade dialética embasada nas contradições de classe e nos conflitos de grupos sociais; i) valorização extremada da múltiplas formas de consumo.
A burocracia se alicerça numa dimensão alienadora, mecanicista e desumanizadora, não se coadunando com as consubstanciais necessidades e exigências do indivíduo. A pseudo-eficácia dos procedimentos tecnoburocráticos fragmenta e obscurece o potencial criativo do homem, assumindo, cada vez mais, proporções profundas e persistentes, abandonando-se de áreas que jamais poderiam imaginar. Suas malhas envolventes se alastram em todos os setores da atividade humana."
Ideologia, Estado e Direito, p. 61, Antônio C. Wolkmer.
Um belo livro, uma bela provocação, concordo com quase tudo - e me preocupo com os rumos do mundo olhando para isso. A "burocracia" a qual se refere Wolkmer, no fim das contas, é uma ideologia que perpassa os mais variados espectros da política contemporânea e se imiscue nos mais variados setores: É, no fim das contas, uma derivação do conceito de Aristocracia só que adequado e moldado às necessidades da dinâmica capitalista, mas também responsável por engolir o leviatã soviético - portanto, trata-se de um fenômeno que decorre da organização estabelecida no industrialismo e não foi superado sequer pela Revolução Russa, não obstante todo seu potencial emancipatório. Desse modo, liga-se ao capital e não ao capitalismo - sim, são fenômenos distintos como diria um certo Mészarós.
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