Corinthians x Santos é a decisão do Campeonato Paulista, onde, respectivamente, se enfrentam a equipe mais coesa do torneio e o time que deu o arranque na reta final. Os santistas hão de exclamar que isso lembra o Brasileirão de 2002, quando o time fez algo parecido e ganhou do poderoso Corinthians de Parreira. Naquele ano, a geração de Robinho e Diego despontava no Santos. Nesse ano de 2009, no Paulistão, o Santos foi o time que mais oscilou, mas acabou chegando lá. O Corinthians, por outro lado, foi pragmático ao extremo, é a melhor defesa do torneio, único invicto, quando deu pra ganhar, ganhou, quando havia risco de perder, se defendeu - e me parece ser o time mais focado nesse estadual - que venceu pela última vez em 2003. Sou completamente insuspeito para falar bem do Corinthians, mas o fato é que Mano Menezes deve levantar a taça, jogando ali bonitinho com o regulamento debaixo do braço.
Botafogo x Flamengo decidem o Campeonato Carioca. A distância e o falta de tempo não me ajudam muito a ter uma noção exata do que se passa no Rio. Do que eu vi esse ano, o Flamengo parece ter o melhor elenco do estado na atualidade, mas sofre com as inconstâncias próprias de seu treinador que por todos os lugares onde passou alternou do besta ao bestial. O Botafogo é a cara de Ney Franco, quietinho, arrumadinho e pragmático, mas lhe falta mais brilho, tanto é que sofreu uma bisonha eliminação nas mãos do Americano na Copa do Brasil. Time por time, o Flamengo vence. Momento por momento também daria Flamengo. Ainda assim, tenho um palpite que vai dar Botafogo.
Atlético MG x Cruzeiro fazem a melhor decisão do Campeonato Mineiro em anos, afinal, fazia tempo que os dois grandes de Minas estavam tão bem ao mesmo tempo. A volta de Leão para o Galo só ilustra a tremenda burrice que foi não ter ficado com ele no ano do centenário; esse ano com o retorno de Éder Luís e o reforço dos ex-são paulinos Júnior e Diego Tardelli somado ao ex-palmeirense Lopes dão uma força considerável para ao alvinegro. O x da questão é o Cruzeiro também evoluiu brutalmente do ano passado pra cá. A fase de Ramires é espetacular e o negócio envolvendo Kléber foi seguramente um dos melhores feitos nessa temporada - senão o melhor. Repito: Aqui, os dois fatores que me atrapalham para analisar o futebol do Rio também valem, mas eu ousaria em apontar um ligeiro favoritismo para o Cruzeiro, mas com certeza não será fácil - mais que isso, pelo que eu vi de futebol esse ano, ousaria em dizer que essa vai ser a melhor final dentre as três que eu abordei nesse post.
Eu acho que não tem favoritos pelo fato de serem clássicos e os times estarem muito próximos tecnicamente. Fiz uma análise tática dos times (http://www.esquemastaticos.blogspot.com/) que estão nas três decisões e, até nisso, eles são parecidos. Muito bom o blog, parabéns. Abraços.
ResponderExcluirObrigado, Marcelo, e, de fato, os times estão muito iguais, só palpitei por um exercício de sadismo mesmo hehehe acho que se eu acertar uma finalzinha só já tá bom.
ResponderExcluirabraços e darei uma passada no seu blog.
Hugo, muito obrigado pela visita. Adicionei o seu blog. Abraços.
ResponderExcluirMarcelo, Adicionei por aqui também, apareça sempre!
ResponderExcluir