terça-feira, 26 de abril de 2011

União Soviética: Do Sorriso de Gagarin a Tchernobyl

Lenin segue imponente em Tchernobyl
Neste mês de Abril, as duas principais datas da metade final da antiga potência soviética fizeram aniversário. A primeira delas é considerada motivo de felicidade para toda a humanidade, enquanto a outra foi uma pequena amostra de juízo final, mas ambas, no entanto, são variações da mesma curva. O mês no qual comemoramos os cinquenta anos que Yuri Gagarin, um jovem tenente da força área soviética, se tornou o primeiro ser humano a viajar ao espaço é o mesmo em que velamos as vítimas do desastre nuclear de Tchernobyl, ocorrido há vinte e cinco. Os dois momentos, dramáticos como os clássicos da literatura russa, marcaram, respectivamente, o ponto mais alto e o mais baixo que a superpotência soviética - de grandezas monumentais, mas cuja existência foi pequenina como a vida de um homem - experimentou; o ápice e o ocaso de sua tecnologia, vendida pelos seus líderes, desde seus primórdios, como a panaceia necessária para que o Paraíso na Terra fosse construído. A tecnologia, cá deste lado do mundo, também não é  - como nunca foi - vendida sob um rótulo tão menos pretensioso, embora na União Soviética a perspectiva da utopia, da própria Salvação - em termos ditos materialistas -, a transformasse na própria dádiva do não-deus. Gagarin foi ao espaço e não viu Deus algum - como dizia a propaganda soviética pró-ateísmo da época -, o que não era nada menos do que o óbvio: Deus esteve sempre aqui embaixo entre nós, sobretudo na teologia que se esconde sob certa concepção de progresso, no qual devemos avançar sem parar e a qualquer custo.

2 comentários:

  1. Uma boa crítica (marxiana, marxizante a autonomista) à idéia de "industrialização máxima" e "progresso a todo custo, avançando sem parar" está no clássico ensaio de Ivan Ilich, "Energia & Equidade".

    Você pode lê-lo no livro "Apocalipse Motorizado - a tirania do automóvel em um planeta poluído", que a Coleção Baderna da Editora Conrad disponibilizado gratuitamente aqui -> http://www.bicicletada.org/tiki-download_file.php?fileId=5

    (já te havia recomendado privadamente, mas fica aqui para se algum leitor seu quiser baixar o livro para ler).

    ResponderExcluir