quinta-feira, 14 de maio de 2009

Arthur Virgílio, a Oposição e o Senado

(Foto: ©Danielle Almeida/ABr).

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom ABr)

Há poucos dias, publiquei cá n'O Descurvo um post sobre a situação calamitosa do bloco de direita que constitui o maior setor da atual oposição brasileira. Enfoquei a decadência do PPS, apesar de ter tratado das incoerências tucanas e demistas. Hoje, quando estava trabalhando num post sobre a situação paradoxal em que se encontra a esquerda nacional - suas contradições internas, seus rachas -, deparei-me com um lamentável acontecimento no Senado Federal: A terrível confusão decorrente dos debates sobre uma eventual CPI na Petrobrás que terminou com o inefável Arthur Virgílio subindo na mesa diretora e reabrindo, de facto, uma sessão que estava interrompida. Como se não bastasse, ainda houve a briga entre a bancada do DEM e do PSDB. Claro, estamos, em um primeiro momento, diante de um pastelão institucional, mas logo depois nos vemos frente a uma pasmaceira maior ainda por parte da oposição e do habitualmente desrespeitoso Senador Virgílio.

A situação atual do Senado, sob a égide de Sarney, é triste e eu, sinceramente. continuo não entendendo qual é a necessidade prática da existência de um parlamento bicameral no Brasil. Por outro lado, nos vemos novamente às voltas com a problemática da oposição brasileira, em especial de seus setores de direita, que com seus posicionamentos ridículos consegue diluir qualquer crítica mais contundente que se possa fazer ao governo petista. Virgílio é o símbolo do degringolar do PSDB, partido que não satisfeito em ter largado a social-democracia por uma política bisonhamente conservadora - e, sobretudo, tacanha - ainda partiu para a realização de uma política tosca, chegando ao ponto de bater cabeça com seus próprios aliados.

6 comentários:

  1. O Arthur Virgílio é um senador que vive dessas "gritarias" que promove. Infelizmente, consegue espaço midiático fazendo isso. Projetos? Não tem nenhum.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,

    Justamente por conta da natureza dessas gritarias é que ele consegue achar os holofotes que procura. Mas ontem ele passou da conta e mesmo o JN acusou o golpe...

    abração

    ResponderExcluir
  3. Arthur Virgílio é a personificação do político-Macunaíma, sem o mínimo pudor, típico de um país em que um partido tem o despudor de utilizar a campanha televisiva para AFIRMAR que o governo vai confiscar poupança. Ambos são o retrato do nível a que desceu a classe política brasileira, sobretudo no Congresso. E o Luís Nassif ainda tem a cara-de-pau de minimizar o descalabro no Senado como se se tratasse de picuinha da mídia. É o fim da picada.

    ResponderExcluir
  4. Maurício,

    Gosto do Nassif, mas nesse caso concordo contigo. Ele tá errado mesmo. O problema nem é se o Senado vai mal, na verdade, ele faliu como instituição. Simples assim. Sobre Virgílio...argh...é chover no molhado comentar sobre essa figura.

    abraços.

    ResponderExcluir
  5. Virgílio, que andava felizmente sumido, volta a ocupar a ribalta. O sujeito é o retrato da grosseira decadência do PSDB, que poderia tirar o 'social-democracia' do nome.

    (Aliás, fazer o quê? O ex-PFL hoje se auto-intitula Democratas e Roberto Freire conseguiu inventar um partido socialista de direita).

    Mas o amazônico senador pode ser tudo, mas não bobo. Não sei pra quem ele está jogando dessa vez, se para Serra, Fernando Henrique, Aécio, sei lá, mas o poder de fogo eleitoral da CPI da Petrobrás faria com que ele vendesse a mãe para viabilizá-la.

    O fato de Dilma Roussef ter ocupado o Ministério das Minas e Energia é um dado fundamental no jogo que agora se inicia.

    ResponderExcluir
  6. Anrafael,

    Pois é, a oposição no Brasil é formada por um partido social-democrata que não é social-democrata, por um partido de oligarcas que se diz democrata e por um partido "popular socialista" que nem é popular, nem é socialista. Enfim, o horror, o horror.

    E você acerta quando lembra as eleição de 2010 - tanto é que, só para dar um cutucadinha, eu coloquei a dita cuja como tag desse post hehehe -, é isso mesmo: Daqui até o ano que vem, o país vai parar por conta daquela que eu suspeito que venha a ser as eleição mais suja para presidente desde o embuste collorido.

    abraços

    ResponderExcluir