sábado, 9 de maio de 2009

Campeonato Brasileiro de 2009

Confesso que me decepcionei com o Brasileirão do ano passado. Esperava um torneio muito mais bem disputado, mas no fim das contas, ele ficou mais ou menos na média dos demais campeonatos de pontos corridos; foi melhor tecnicamente que 2003, 2006 e 2007 , mas não foi melhor que 2005 e 2004. O São Paulo com um bom time começou mal, foi comendo pelas beiradas e arrancou no momento certo. Terceiro título seguido, um recorde, ainda que com um futebol friamente germânico, eficiente, mas incapaz de arrancar suspiros ou deixar recordações.

Da outras equipes, não custa lembrar que o Palmeiras tinha o melhor time do ano passado e era a melhor equipe do país lá pelos fins dos estaduais, mas de trapalhada em trapalhada, o campeonato escapou das mãos verdes e o quarto lugar foi um mero consolo com ares de meios de tabela para quem prometia tanto. O Grêmio, jogando não muito diferente do São Paulo chegou ao vice. O Cruzeiro, jogando um futebol mais solto só que bastante irregular conseguiu um terceiro lugar. O Flamengo até chegou a parecer que ia disputar o título, mas um desmanche bisonho realizado no meio do campeonato tirou o time até da Libertadores. Tirando alguns momentos do Botafogo e do Inter - que decepcionaram no cômputo geral -, o resto dos times jogou um futebol quando muito mediano.

Em 2009 as coisas parecem que serão melhores; a Crise fez grandes estragos na economia da Europa e o resultado disso é que craques que não voltariam ao futebol nacional tão cedo - assim como outros tantos que já teriam ido embora - estão por aqui. Inter, Cruzeiro e São Paulo têm times de relevo e nível mundial. Corinthians, Grêmio e Palmeiras têm boas equipes. Some isso com Sport, Atlético-PR, Flamengo, Botafogo e quem sabe Fluminense, Atlético-MG ou Coritiba e temos o prenúncio de um grande torneio. É isso que eu vou analisar aqui, equipe por equipe de acordo com a colocação do ano que passado.

São Paulo: Sob o comando de Muricy Ramalho o tricolor paulista é um gigante nos pontos corridos, mas simplesmente não ganha mata-mata. Foi eliminado do Paulista nas semi-finais pelo rival Corinthians enquanto segue na Libertadores onde enfrentará o San Luís do México após ter feito uma campanha que deu pro gasto na primeira fase do torneio. Isso não é nada diferente do que aconteceu nos últimos três anos; um começo lento e uma arrancada decisiva no momento certo. Pelo seu elenco, estrutura e tradição no Brasileirão jogado no sistema de pontos corridos, o tricolor é novamente um dos favoritos ao título.

Grêmio: Com um time mediano no campeonato passado, o tricolor gaúcho surpreendeu muita gente ao emplacar o vice-campeonato. Esse ano, a diretoria se reforçou bem com jogadores como Maxi López, Ruy e Alex Mineiro, mas o fato de ter sido desancado pelo seu rival, o Inter, no estadual levaram a diretoria a, precipitadamente, demitir o técnico Celso Roth que tirou leite de pedra ano passado. Mesmo assim e depois de um segundo turno do estadual muito ruim, o time, na base do interino emplacou a melhor campanha da primeira fase da Libertadores e depois de vencer o fraco San Martín fora de casa pelas oitavas, praticamente seguiu adiante. Para o nacional desse ano, não o apontaria como um dos favoritos ao título logo de cara, mas ele tem boas chances de brigar por vaga na Libertadores e, se bobearem, dar um voo mais alto.

Cruzeiro: É, certamente, um dos melhores elencos do futebol brasileiro e esse ano entra com o seu melhor time desde 2003, ano da tríplice coroa. Ramires e Kléber estão em estado de graça, jogadores como Marquinhos Paraná, Jonathan ou Wagner complementam muito bem o elenco. Essse ano, o time venceu o seu estado depois de massacrar o Atlético-MG e, na minha modesta opinião, é um dos favoritos ao título.

Palmeiras: O time de Vanderlei Luxemburgo teve um início de ano arrasador, caiu de produção e acabou eliminado na semi do Paulistão para o Santos. Na Libertadores, o time caiu no grupo da morte, quase não se classifica, mas após a heróica vitória frente ao Colo Colo no Chile, acabou conseguindo um reimpulso para a atual temporada. Keirrison, comandante do ataque alviverde, busca recuperar o bom futebol do início do ano; Diego Souza que subiu de produção e o sempre regular Cleiton Xavier juntam-se ao lendário goleiro Marcos e formam uma equipe com qualidade, mas ainda bastante instável que precisa de reforços para poder brigar pelo título.

Flamengo: Atual campeão carioca, treinado por Cuca e com o reforço de Adriano busca o título que não vence desde 1992. Nesse ano, a equipe não foi brilhante no Carioca, mas mostrou poder de decisão e chegou na hora H. Na Copa do Brasil chegou às quartas de final onde pegará o poderoso Internacional. Na minha visão, está no mesmo barco que o Palmeiras.

Internacional: Se uma equipe deu gosto de ver jogar esse ano, ela foi o Inter que, por coincidência, comemora seu centenário. O time treinado por Tite conta com a melhor estrutura do futebol do sul. Venceu todos os torneios internacionais que poderia vencer de 2006 para cá - Mundial, Libertadores, Recopa e Sulamericana -, se sagrou bi do Gauchão jogando um futebol de gala, mas a falta de um título nacional desde os fins dos anos 70 é um problema. A esperança é, justamente, essa atual equipe, sem dúvida, muito forte. Comandada por D'Alessandro que conta com Nilmar e Taison no ataque, os raçudos Magrão e Guiñazu no meio e o experiente Kléber na lateral-esquerda, o Inter é o favorito ao título nesse comecinho. O problema, por incrível que pareça, é que o seu futebol foi tão qualificado no começo do ano que pode antecipar o desmanche do elenco. É esperar para ver, mas se eu fosse um torcedor colorado, estaria otimista.

Botafogo: O time de Ney Franco foi raçudo no Carioca, venceu o primeiro turno e fez uma final eletrizante contra o Flamengo. Perdeu nos penâltis mesmo tendo um time inferior. Mesmo que tenha bons jogadores como Maicosuel e Victor Simões, sua maior força está mesmo no espírito de grupo e na coesão do esquema tático. Brigará pelo título? É improvável, mas pelo jeito ficará na parte da tabela podendo surpreender quem lhe menosprezar.

Goiás: Campeão goiano e depois eliminado pelo Fluminense nas oitavas da Copa do Brasil - dando um trabalho danado -, o esmeraldino é comandado por Hélio dos Anjos e tem a liderança de jogadores experientes como Iarley e Felipe (ex-Náutico). Pelo que mostrou até agora, briga pela Sulamericana do ano que vem, mas pode crescer durante a competição.

Coritiba: Há dois anos atrás, quando estava na Série B, o Coxa revelou uma boa geração de jogadores, entre os quais podemos destacar Keirrison e Henrique, além de Carlinhos Paraíba. Só o último continua no time que prefiriu se desfazer de seus atletas em vez de apostar em conquistar títulos. Sob o comando de Renê Simões, a equipe amargou o vice do Paranaense, mas permanece vivo na Copa do Brasil. A tendência é fazer uma campanha não muito diferente da do ano passado.

Vitória: Campeão Baiano deste ano e classificado para as quartas da Copa do Brasil - depois de ter quase perdido uma vaga inacreditável para o Atlético-MG-, o time comandado por P.C. Carpeggiani conta com jogadores experientes como Ramon e Jackson, mas precisa evoluir bastante para fazer uma campanha convincente no Brasileirão, do contrário, corre o risco de ficar, se muito, no meio da tabela.

Sport: O Leão da Ilha do Retiro montou um dos seus melhores times em todos os tempos, (muito bem) treinado pelo experiente Nelsinho Baptista e contanto com jogadores experientes como Paulo Baier, Dutra e o goleiro Magrão somados a jovens como Ciro e Daniel Paulista, a equipe passeou no Pernambucano onde foi campeão invicto. Também ficou em primeiro lugar no grupo da morte na Libertadores, mas nas oitavas, terá de reverter a vantagem que o Palmeiras abriu em São Paulo. Seu desempenho dependerá de dois fatores centrais: A forma e a duração de sua participação na Libertadores assim como o eventual desmanche que essa boa equipe pode acabar sofrendo ao longo desse longo Brasileirão. Ainda assim, o rubro-negro é o clube fora do eixo Sul-Sudeste que mais enche os olhos e que tem melhores chances de fazer uma boa campanha.

Atlético-MG: O Galo teve um ano de 2008 terrível. Esse ano, evoluiu na mão de Emerson Leão, mas falhou, justamente, ao não conseguir superar seu rival, o Cruzeiro, especialmente no primeiro jogo da final do estadual onde perdeu por sonoros 5x0. A derrota no estadual contaminou sua participação na Copa do Brasil onde perdeu para o Vitória. Empatou o jogo da volta contra o Cruzeiro, perdeu o título e o técnico, mas depois, já sob o comando de Celso Roth, quase - quase - conseguiu superar a diferença de três gols que os baianos lhe haviam imposto na ida, mas perdeu nos penâltis. É fato que o time mineiro desse ano é bem melhor do que o do ano passado, mas enquanto não superar o fantasma do Cruzeiro, pode acabar com toda a temporada comprometida.

Atlético-PR: Sob o comando de Geninho, a equipe venceu o Paranaense e travou um confilito muito equilibrado com o Corinthians pela Copa do Brasil, onde acabou eliminado nos detalhes. Esse é, sem dúvida, o melhor time do furacão em anos; joga num 3/5/2 bem organizadinho, Wallyson é uma bela revelação, os ex-refugos Rafael Moura e Marcinho estão jogando bem e a tendência é de uma campanha bem melhor do que a do ano passado. Provavelmente fica entre os dez melhores.

Fluminense: Desde que perdeu a Libertadores em casa para a LDU, o tricolor vive um inferno astral. No ano passado, faltou um fiozinho de azar para o time cair. Nessa temporada, a renovação do time não foi suficiente para impedir uma campanha muito ruim no Carioca. Vieram Parreira e Fred que ainda se adaptam. Veio uma classificação para as quartas da Copa do Brasil para enfrentar o Corinthians. Permanece a desconfiança sobre o desempenho do time no Brasileirão. Por enquanto, eu não estaria tão otimista assim com seu desempenho.

Santos: O Peixe começou 2009 tão mal quanto terminou 2008 apesar de ter renovado seu elenco. Caiu Márcio Fernandes, entrou Vagner Mancini, subiram de categoria os garotos Neymar e Paulo Henrique, subiu maravilhosamente de produção Madson. Serviu para dar uma arrancada nas finas do Paulista, mas não foi o suficiente para evitar a vexaminosa eliminação para o CSA na Copa do Brasil nem a derrota para o Corinthians na final do Paulistão. Falta experiência para o time - e talvez um Kléber Pereira em melhor fase -, mas sobra potencial de evolução; por ora, o Santos está ali, um ou dois degraus abaixo dos favoritos, mas pode muito bem surpreender.

Náutico; Há dois anos na Série A, o alvirubro pernambucano apenas lutou para não cair; em 2007, tinha um bom time, mas se planejou mal, figurou na lanterna, mas arrebentou no segundo turno; em 2008 capengou do início ao fim e ficou por um fio. Esse ano, renovou quase todo o elenco, mas contusões e dificuldades em regularizar atletas o atrapalharam no estadual, onde não chegou nem perto de ameaçar seu rival, o Sport. Na Copa do Brasil, deu azar ao pegar logo de cara o Inter quando o time estava finalmente se montando e não deu outra: Apanhou no Recife e em Porto Alegre. As suas chances não são nada boas para esse Brasileirão.

Corinthians: Campeão da Série B, o alvinegro comandado por Mano Menezes trouxe Ronaldo e venceu o Paulistão invicto. Já está nas quartas da Copa do Brasil e tem boas chances de chegar a final do torneio. É uma equipe muito sólida defensivamente, muito aguerrida que tem no ataque um dos maiores nomes do futebol mundial. Brigará, pelo menos, por uma vaga na Libertadores.

Santo André; Vice da Série B no ano passado, o time fez uma campanha bem tacanha no Paulistão, ficou para além do meio da tabela, mas em momento algum brigou pela classificação. Vai ter de comer muito arroz com feijão para permanecer na Série A que disputa pela segunda vez (atualização em virtude da oportuna correção do Denis na caixa de comentários) .

Avaí: Subiu no ano em que seu rival Figueirense caiu, mas está longe de ter condições de fazer uma boa campanha. A derrota para a Chapecoense na final do Catarinense foi bem emblemática nesse sentido. Honestamente, é o favorito para a lanterna.

Barueri: Clube empresa bem artificial por sinal, vem subindo de divisões há algum tempo. No Paulistão fez que ia e acabou fondo. Também tá com uma cara danada de que vai bater e voltar.

11 comentários:

  1. Ótimo texto, Hugo.

    No meu blog, também postei o meu comentário sobre o Brasileirão deste ano. Creio que esse campeonato será bem melhor do que o do ano passado, que achei muito fraco.

    Ah, algo me diz que o Palmeiras irá ganhar do Sport no Recife, na semana que vem.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Marcos, eu também espero que o Brasileirão desse ano seja mesmo melhor, afinal, ano passado me decepcionei feio, esperava coisa bem melhor.

    Quanto ao Palmeiras X Sport, no primeiro jogo Luxemburgo deu um nó tático em Nelsinho e o verde massacrou o leão. No entanto, a má fase dos atacantes é tão grande que o jogo terminou com um placar apertado e pouco ilustrativo. No Recife, as coisas não serão tão fáceis, como não foram na primeira fase - onde as defesas de Marcos foram providenciais -, mas o fato de não ter tomado gol em casa é um ponto que conta muito para o Palmeiras.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Hugo, obrigado por comentar no meu blog.

    Creio que o Brasileirão 2008 foi muito ruim, mesmo. Foi muito fraco tecnicamente. Eu falava com meus amigos e conhecidos que ele estava sendo um dos piores brasileiros que eu já havia acompanhado.

    E o Brasileirão deste ano, que parece que terá equipes bem mais fortes do que as do ano passado, novamente ficará na dependência da 'janela européia'.

    Creio que o time que conseguir segurar os seus principais jogadores (entre aqueles que considero favoritos, como o Corinthians, Inter, Palmeiras e, um pouco atrás, Grêmio, São Paulo e Cruzeiro) terá grandes chances de ser o campeão.

    E mesmo que sejam feitas contratações para repor as 'peças perdidas', os novos jogadores nem sempre rendem o mesmo ou não se encaixam no esquema tático ou na 'filosofia de trabalho' dos técnicos. O Flamengo tentou fazer isso em 2008 e não deu certo.

    Ah, li no 'Lance!' de hoje que o Flamengo deve 3 meses de salários para o Cuca e os jogadores.

    Assim, o Flamengo não é mais um clube, mas uma entidade assistencial, onde quem lá trabalha é um voluntário. Considero impossível que essa situação perdure, pois acabará gerando insatisfação crescente entre todos. E a contratação do Adriano, neste contexto, pode piorar a situação, já que ele receberá, segundo o que foi divulgado, R$ 350 mil mensais. Mesmo que não seja o Flamengo que irá pagar o seu salário, ele estará numa situação privilegiada, o que poderá gerar muita insatisfação entre os demais jogadores, o que não seria nada surpreendente, aliás, se vier a ocorrer.

    Creio que o Corinthians tem alguns pontos fortes: o time está dando continuidade a um trabalho bem sucedido e que foi iniciado em 2008 (algo muito raro de acontecer no meu Timão, onde se trocava de técnico mais rapidamente do que de uniforme) e ganhou muita moral sendo Campeão Paulista Invicto, algo que havia ocorrido pela última vez apenas em 1972, com o seu Verdão. E o Paulistão é de, fato, o campeonato estadual de melhor nível técnico e o mais difícil de todos. O seu campeão, qualquer que seja ele, é um candidato natural ao título do Brasileirão (o Palmeiras do ano passado tinha o melhor elenco do campeonato, mas as rixas internas entre os inúmeros egos do seu elenco o impediram de ser o campeão). O técnico do Corinthians é o mesmo e 9 dos 11 titulares deste ano já eram titulares em 2008. As exceções são Ronaldo e Jorge Henrique. É o mesmo time-base e que demonstra possuir jogadores de qualidade e versáteis, como Chicão (um ótimo marcador, que chuta e passa bem e que é um excelente cobrador de faltas e de pênaltis) Cristian e Elias (este foi o melhor jogador do Paulistão deste ano, sem dúvida alguma).

    E o Corinthians ainda tem Ronaldo, que decidiu os confrontos contra o São Paulo (no segundo jogo), contra o Santos (na primeira partida) e contra o Atlético-PR (também na segunda partida). Não há outro jogador do mesmo nível de Ronaldo no futebol brasileiro, hoje, e este é um ponto a favor do Corinthians, ainda mais com ele jogando com grande vontade e estando fazendo inúmeros gols, principalmente nos momentos decisivos. Isso não é nada surpreendente, afinal para um jogador que marcou 2 gols numa final de Copa do Mundo, fazer o mesmo em jogos decisivos do Paulistão, da Copa do Brasil ou do Brasileirão não deve ser nada difícil.

    Quanto ao Inter, é um time muito forte, com grandes chances de ser campeão, mas terá que demonstrar isso na Série A, pois o campeonato gaúcho não serve de parâmetro. A final do mesmo foi contra um time que disputa a Série C do Brasileirão. E pelo que se comenta, há uma grande chance de Nilmar e de outros jogadores irem para o exterior. Acontecendo isso, o Inter não terá como repor tal jogador. E toda a responsabilidade cairá sobre Taison, o que poderá prejudicar o seu rendimento. Veja o caso do Keirrisson: quando todos começaram a esperar que ele decidisse todos os jogos o rendimento dele caiu.

    O Palmeiras é muito bom, mas precisa arrumar a defesa. Se fizer isso, é forte candidato ao título, sim.

    Para mim, o Sport é 'fogo de palha'. É um time limitado que somente foi campeão da Copa do Brasil do ano passado graças a arbitragem totalmente tendenciosa do ridículo Alício Pena Jr, que é um árbitro que sente muito a pressão do time da casa. Tal árbitro também prejudicou o São Paulo num partida do Brasileirão disputada no Olímpico, validando um gol impedido do Grêmio que deu a vitória ao clube gaúcho. Se não fosse pelo Alício Pena Jr, o Sport sequer estaria na Libertadores. E o Cruzeiro tem dois velhos problemas: a defesa sofre muitos gols. E o time pouco vence fora de casa. Se continuar assim, talvez sequer consiga classificação para a Libertadores de 2010.

    Quanto ao São Paulo, não creio que o problema seja a fórmula de disputa, pois o time venceu Libertadores, que é disputada no 'mata-mata' já a partir da segunda fase.

    Creio que o 'segredo' do São Paulo é o de manter uma mesma base de jogadores e de comissão técnica a cada ano que passa. E quando um jogador sai, o time rapidamente contrata outro para o lugar, que se encaixa num esquema já existente.

    Mas, o Paulistão mostrou que tal esquema 'já deu o que tinha que dar' e se quiser ter chances de disputar o título o São Paulo terá que mudar a sua maneira de jogar, valorizando mais o toque de bola e a articulação de jogadas. Isso de depender de bola aérea cruzada pelo Jorge Vágner e pelo Hernanes não poderá continuar. É muito pouco para ser campeão, creio eu.

    Bem, o campeonato nem começou, mas aponto Corinthians, Palmeiras e Inter como os favoritos ao título.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Assim, o Flamengo não é mais um clube, mas uma entidade assistencial, onde quem lá trabalha é um voluntário,

    hahahaha essa foi muito boa. Aliás, nem sabia disso. Se o Flamengo não pôr os salários em dia, sem chance. Sobre o São Paulo, me referia ao São Paulo de Muricy, que não vence mata-mata de jeito nenhum, mas no pontos corridos dá pau em todo mundo até quando parece que não vai - como no ano passado. Acho que o Inter perderia muito com a saída de Nilmar, mas para deixar de brigar pelo título teria de perder, pelo menos, D'Alessandro junto, ainda assim, seja a sua lista de favoritos ou a minha, ele está lá.

    abraço ;-)

    ResponderExcluir
  5. Hugo,
    análise de fôlego, hein! Muito boa. Então, vou analisar por partes e aos poucos. Eu, particularmente, gosto muito do estilo de jogo do Santos, mas ele não é competitivo, infelizmente. Os dois volantes apenas desarmam, e um time que joga no campo de ataque o tempo todo, e não tem muita gente no meio, tem que contar com jogadores que não erram passe. Não é o caso do Santos.
    O Palmeiras é outro time que me agrada, com suas variações táticas, mas também erra muito passe no meio-campo. E os jogadores são muito instáveis, alternando atuações maravilhosas com partidas apagadas.
    Não passou nenhum jogo do Inter aqui em Belo Horizonte este ano, então espero que a partida de hoje seja transmitida para eu ver. Estou ouvindo (e lendo) maravilhas sobre o time. Estou ansioso para ver. Comento mais depois. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Grande Marcelo,

    Obrigadão pelos elogios. Sobre o colorado, nos jogos que eu vi dele, o time jogou numa espécie de 4/3/1/2 bem curioso que as vezes vira 3/4/1/2.

    O negócio é o seguinte, na defesa, Bolívar joga pela lateral-direita, Ìndio e Álvaro na zaga e Kléber é lateral-esquerdo. No entanto, em alguns momentos, Kléber sob para o meio virando um ala-esquerdo e Bolívar vira zagueiro pela direita junto com Índio e Álvaro.

    No meio, temos três jogadore, Sandro pelo meio, enquanto Guiñazu e Magrão jogam mais pelos lados avançando com maior frequência - se invertendo, ainda que Magrão fique mais à direita e Guiñazu à esquerda. Quando Kléber sobe, vira uma linha de quatro jogadores com Guiñazu mais por dentro com Sandro e Magrão pela direita. D'Alessandro é esse 1 do meio que tem liberdade para se movimentar por todos os lados armando a equipe.

    Na frente, Nilmar e Taison se movimentam muito, ora abrindo a defesa adversária para quem vem de trás, pra entrando em diagonal na área para concluir.

    A defesa é firme, o meio-campo, como deu para sentir, marca demais e sabe sair jogando e, na frente, o trio mágico D'Ale, Nilmar e Taison dá conta do recado junto com mais alguém que vem de trás. No gol, Lauro, vem tendo atuações bem regulares. Se não desmontarm, é o favorito, sem dúvida.

    abração ;-)

    ResponderExcluir
  7. Corrigindo uma informação, o Santo André já disputou o brasileirão serie A sim o de 84. Eliminou o Gremio (atual campeão do mundo) só perdeu para o Fluminense que se sagrou campeão e ficou em 10º num toneio que tinha 41 times.
    Até hoje mantém o recorde de time fora os grandes em ter levado mais publico em partidas na capital. Levou 30.000 para o Palestra contra a Catuense e 20.000 para o Pacaembu contra a Desportiva no paulista.

    ResponderExcluir
  8. Como em momento algum brigou pela classificação? Se chegou a estar em 4º 5º por varias rodadas? Chegou até a ultima rodada com chances de classificação? Tanto que até beneficiou o Santos pois si a Lusa tivesse ganhado da gente por 2 gols de vantagem teria se classificado? o que não deixamos acontecer por sinal. Terminar o paulista em 6º dessa forma é ter feito um paulista ''tacanho''. Invicto em casa, mesmo contra o Corinthians e ganhado de SP dentro do Morumbi?
    Não vou te exigir saber que o Santo André ganhou em 69 do Santos de Pelé & Pepe por 2x1 onde o Rei disse que iamos muito longe, time de raça torcida apaixonada, mas o resto é atualidade Hugo!
    Abraço
    Denis. Louco pelo Ramalhão.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela correção Denis. Bem, ganhar do Santos de Pelé por ganhar do Santos de Pelé até o Náutico querido do meu velho já ganhou - por 5x3 de virada no Pacaembu pela Taça Brasil de 67 - e nem por isso as coisas serão fáceis para ele nesse ano. Sobre o Paulistão, sou obrigado a manter o "tacanho", o Santo André - assim como o Barueri - não ameaçou os grandes, estava bem claro desde o começo que os quatro se classificariam e se algum deles, num gesto de extrema incompetência, falhase, a Lusa pegaria a vaga. Isso é muito pouco para um time que está na Série A do Brasileirão. De resto, a única coisa que posso dizer é que em momento algum estou torcendo contra o Santo André, só estou pessimista em relação a sua campanha, mas desejo toda a sorte do mundo para o ramalhão.

    abraço

    ResponderExcluir
  10. vc é sem noção demais, o galo ta arrebentando no campeonato e vc me fala umas babozeiras dessas, é so paulista e carioca que é favorito pra vcs né, aguarde e vera o galo forte e vingador papar esse titulo.

    ResponderExcluir
  11. Meu caro,

    Se você tivesse lido o post inteiro ia ter percebido que apontei três favoritos: Inter, Cruzeiro e São Paulo. Caso você entenda um pouquinho de futebol e de geografia, há de perceber que o Inter é de Porto Alegre e o Cruzeiro é de Belo Horizonte.

    Quanto ao Atlético-MG, não fiz nenhuma crítica à equipe mais pesada à equipe, acho até que ela pode surpreender e fazer uma campanha muito boa esse ano. Mas atente: Pode, desde que supere o fantasma do Cruzeiro, de quem ele não consegue há tempos, não é mesmo?

    ResponderExcluir