sexta-feira, 29 de maio de 2009

A Libertadores, a Copa do Brasil e as Desventuras de Luxa

Só ia abordar o que rolou essa no meio dessa semana amanhã, mas como as copas - Libertadores e do Brasil - estão chegando na reta final, é necessário abordar as coisas tão logo.

Na Copa do Brasil, pela primeira vez em anos, os favoritos do torneio parecem que vão realizar a final mesmo. Tirando a bizarra eliminação santista, eliminações bisonhas não foram muito recorrentes na atual edição e Inter e Corinthians estão com um pé a final - que seria de arrebentar. Sou completamente insuspeito em falar bem do Corinthians e mal do Vasco - meu time favorito no Rio -, mas acho tremendamente improvável uma classificação do time de São Januário. Do lado do Colorado, depois dos 3x1 na ida sobre um time limitado do Coritiba, tomo como menos improvável ainda a desclassificação do time do Beira-Rio.

Na Libertadores, o Cruzeiro teve mais volume de jogo contra o São Paulo, mas não soube transformar isso em gols, venceu por apenas 2x1 e abriu o flanco para o jogo do Morumbi - ainda que eu não acredite muito numa classificação tricolor, desconfiava de uma derrota pior, mas isso daí, convenhamos, é virável. O Grêmio foi lá e empatou contra o Caracas jogando um futebol bem miúdo, mas deve se classificar. O Estudiantes ganhou do Defensor fora de casa por 1x0 e suspeito que o raio não caia duas vezes no mesmo lugar; os argentinos passarão e chegarão fortes na semi.

O jogo que eu acompanhei com mais proximidade, por motivos óbvios, foi o do Palmeiras contra o Nacional de Montevideu no Palestra. O jogo passou longe de ser animador, seja do ponto de vista técnico ou da emoção e o time paulista saiu com um resultado desanimador de campo, um incolor, insípido e inodoro 1x1.

Houve quem questionasse bastante o fato de Luxemburgo ter escalado três zagueiros jogando em casa, no entanto, eu não iria tão longe; creio que já deveria estar superada essa história de que não é possível jogar no 3/5/2 e ser ofensivo ao mesmo tempo. O problema é o elenco palmeirense em si, seja qual for o esquema tático, e a maneira como Vandeco tem lidado com ele desde o título paulista de 08 e a profunda reformulação sofrida para essa temporada.

Se atendo na atual temporada, é bastante curioso o que aconteceu: Primeiro foi montado um time bastante jovem que dava indícios de não suportar a pressão, mas aí ele iniciou a temporada bem até começar a ter seus problemas, que foram virando uma bola de neve e nada do renomado treinador mudar essa situação, muito pelo contrário; o Palmeiras de hoje é uma equipe tão morosa e desanimada como era no final de 2008 e se não fosse pelo talento de Marcos - e aquele chutaço de Cleiton Xavier contra o Colo Colo -, já estaria eliminado aqui também.

Ontem, o time só tinha dois desfalques dentre prováveis titulares, Wendel, suspenso, pela ala-direita e Edmílson, contundido, pela zaga. O time começou de forma bem instável sem conseguir se impor no ataque com o trio Cleiton Xavier/Diego Souza/Keirrison bem marcado e alas completamente insuficientes. Logo no primeiro tempo, Luxemburgo resolveu alterar a equipe e falhou; ele não deveria ter sacado Souza, mas o fez para pôr Obina. Fabinho Capixaba foi acertadamente sacado para a equivocada entrada de Marquinhos - vejam só, dava para ter resolvido isso daí com uma alteração só, quem sabe, tirando apenas Fabinho para pôr Obina no ataque, passando assim Souza para a ala-direita. Também dava para não ter tirado Souza, mas sim um dos zagueiros se era o caso de Marquinhos ter entrado para pontar pela direita.

Com as modificações, mesmo que tenha passado a faltar meio-campo, o fato de ter povoado o ataque, foi o suficiente para apertar o frágil adversário; eram três zagueiros lá atrás, Pierre sozinho na marcação, D. Souza e C. Xavier na armação pelo meio, Marquinhos como um armador pela direita, Armero fazendo o mesmo pela esquerda e dois atacantes lá na frente. Mesmo com todos os seus rodopios e falta de objetividade, o Palmeiras, que saira do 3/4-1/2 (ou 3/4-2/1) para o 3/1-4/2, foi lá e anotou o seu golzinho, com Keirrison fazendo o pivô para Diego chutar forte e marcar o gol - contando com a falha do goleiro adversário.

Depois, me aparece Luxembrugo e saca Keirrison para pôr Jumar - uma modificação daquelas que destroem qualquer time no mundo - e a equipe vai para 3/2-4/1, se atrapalha e toma um gol em mais um momento de paralisia cerebral de sua defesa. Jumar, só para não passar batido, é outra invenção de Luxemburgo; arquétipo de volante brucutu, só ocupa espaço em campo e ao ser colocado no lugar do craque do time - que apesar da má fase, deu o passe para o gol - só pode significar que o treinador não quer mesmo vencer o jogo.

O Nacional é um time horroroso, mas em casa pode assegurar a vaga sim. O Palmeiras, pelo seu lado, tem limitações inegáveis no seu elenco, mas poderia estar jogando bem melhor do que isso. Pelo clima depois do jogo de ontem, no entanto, é bem difícil imaginar a equipe revertendo isso daí. A quarta era Luxemburgo no Palestra, que já se arrasta há alguns meses, parece próxima do fim ou de uma virada milagrosa na sua sorte. Seja como for, ontem Luxemburgo teve uma noite de técnico de várzea.

4 comentários:

  1. Hugo, posso até errar, mas duvido que o Palmeiras se classifique para a próxima fase da Libertadores. Não porque não tenha time para vencer o Nacional lá no Uruguai. Tem, sim.

    Mas, me parece que as recentes declarações de Luxemburgo, atacando a torcida e os próprios jogadores, foram a 'pá de cal' sobre ele. Duvido que ele continue treinando o Palmeiras. Se você fosse jogadores do Palmeiras, como você reagiria aos comentários do seu técnico, dizendo que o time não tem nenhum jogador 'diferenciado'? eu ficaria p... da vida com ele.

    O problema de Luxemburgo é o seu gigantesco ego. Ele quer ser a estrela máxima de qualquer time que ele dirige. E por isso sempre entra em choque com os principais jogadores dos mesmos.

    Foi assim com Romário, no Flamengo, com Marcelinho Carioca, no Corinthianhs, com Valdívia, no Palmeiras, etc.

    Luxemburgo não tem capacidade para administrar os egos de um elenco com jogadores de destaque. Veja que em 2008 o Palmeiras tinha, disparado, o melhor elenco do Brasileirão, e ficou apenas no 4o. lugar.

    Com um técnico desses, coitado do Palmeiras...

    ResponderExcluir
  2. Marcos,

    Concordo com uns 99% do que você colocou. Aliás, já aponto para as falhas de Luxemburgo como técnico do Palmeiras há muito tempo, para ser mais preciso, desde o início do Brasileirão do ano passado quando ele se dedicou firmemente ao seguinte:

    1. Espalhar pela mídia o quanto ele era requisitado e jogar no ar supostas propostas que ele tinha recebido.

    2. Trazer jogadores de baixissímo nível para o elenco como Jumar, Sandro Silva, Capixaba, Evandro et caterva.

    3. Bater boca com jogadores do elenco como Marcos, Gustavo e Valdivia - além do estranho empenho em negociar o último.

    Veja bem, se Luxa venceu o Paulistão 08, o fez porque pegou a boa base deixada por Caio Júnior e junto a eles teve bons reforços trazidos pela Traffic. Despois do título, no entanto, ele ficou fazendo essas molecagens que eu descrevi aí em cima.

    A situação esse ano parecia que ia ser pior, mas até começou dando, inesperadamente, certo, mas quando o time começou a perder, lá estava Luxemburgo de novo, mas empenhado em polemizar e achar bodes expiatórios do que trabalhar.

    Você pega, por exemplo, o relacionamento dele com Marcos que é inegavelmente ruim. Isso é um mau sinal. Ninguém - ninguém - a passar pelo Palmeiras nos últimos dez anos teve e tem mais e empenho em fazer o Palmeiras vitorioso do que o Goleiro, se aparece algum treinador dando opiniões desencontradas com as dele, significa que há algo errado com trabalho do treineiro.

    O que se dará contra o Nacional no Uruguai? Eu também desconfio de um time apático sendo eliminado de maneira dócil pelo mandante - assim como foi o alviverde contra o Santos no Paulistão. Mas pode ser que, remotamente, Luxemburgo ponha a empáfia de lado e resolva pôr em prática aquilo que ele sabe, se use do acontecido e classifique o time. No entanto, eu não estaria tão otimista assim.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. E sabe o que é pior, Hugo?

    Dizem que o Luxemburgo e sua comissão técnica ganham R$ 1 milhão mensais.

    Pagar tudo isso para fazer o que ele fez contra o Nacional do Uruguai, quinta-feira, me parece ser um grande desperdício de dinheiro, no mínimo.

    Luxemburgo escalou mal o time e substituiu pior ainda.

    Foram erros primários, de um técnico iniciante ou inexperiente, o que não é o caso dele, Luxemburgo.

    Agora, se é para ter um técnico que comete erros como esse, então é melhor contratar um técnico mais barato, certo?

    Ele irá errar do mesmo jeito, mas tais erros não custarão tão caro.

    Aliás, creio que alguns técnicos por aí (Vágner Mancini, Dorival Jr, Celso Roth) errariam menos do que o Luxemburgo.

    ResponderExcluir
  4. Marcos,

    Se você tivesse dado a grana da Traffic para Caio Júnior em 2008, pode acreditar que 2008 teria sido mais positivo para o Palmeiras - claro que isso é uma situação hipotética, quem conhece os bastidores do Palestra sabe que Luxemburgo era uma das condições, se não uma das causas, para tal parceiria...

    Luxemburgo está num momento chave na carreira: Ou faz um milagre no Uruguai ou dificilmente vai ser reerguer e confirmar a decadência que seus críticos apontam há alguns anos - assim como também confirmaria o suposto "teto" que Vandeco teria batido na carreira, ou seja, que Luxemburgo nunca foi capaz de vencer os torneios que "realmente importam", Libertadores inclusa, e que já não tem mais idade para superar isso, ficando restrito ao nível nacional.

    abraços.

    ResponderExcluir