segunda-feira, 11 de maio de 2009

Primeira Rodada do Brasileirão

Não dá para comentar tudo com detalhes, mas tentarei ir pelos pontos principais:

1. O lance da rodada foi mesmo de Nilmar. Um golaço. Lançamento de gênio de D'Alessandro para o atacante colorado cortar mais de sete jogadores do Corinthians e fazer o gol. Aliás, o alvinegro, que entrou com seu time reserva, jogou bem e só perdeu por 1X0 para um adversário que, hoje, é o melhor time do país.

2. Goiás 3x3 Náutico foi o jogo com maior número de gols na primeira rodada - e foram belos gols. O Goiás tem um time razoável, já os alvirubros provaram que o diabo não é tão feio assim e que podem, pelo menos, brigar para não cair.

3. O atual campeão São Paulo jogou uma partida muito ruim contra o Fluminense no Maracanã. Ano passado, a tese de que os adversários do tricolor progrediram mais do que ele pareceu certa até o time arrancar no segundo turno para ser campeão. Será que dessa vez não vai acontecer o mesmo? Ou não? Eu, sinceramente, não apostaria com tanto afinco assim contra o São Paulo não.

4. No confronto entre o campeão mineiro, Cruzeiro, e o carioca, Flamengo, deu o primeiro no Mineirão. Hoje, a raposa é o único time a jogar um futebol no nível do Inter, o resto está girando abaixo. Os cariocas não foram mal, mas precisam evoluir muito para disputar o título.

5. O verde de Vandeco Luxemba meteu 2x1 no Coritiba jogando no Palestra Itália. Entrou com mistão em campo e a cabeça na Libertadores. Jogou pro gasto e não perdeu pontos que lhe seriam muito caros lá na frente.

6. O Santos arrancou um ótimo empate contra o Grêmio no Sul. Até onde esse santista pode chegar?

7. O Sport, jogando mal e tomando um legítimo gol espírita, empatou contra o fatídico Barueri. Triste, triste.

8. O Botafogo, vice do Rio, apenas empatou com o Santo André.

9. O Galo mineiro, por um fio, não perde do, no máximo, empenhado Avaí em Santa Catarina, mas arrancou um empatizinho com direiro a nó tático de Celso Roth em Silas e tudo.

10. O Vitória surpreendeu o bom time do Atlético-PR em Curitiba e essa foi, na minha visão, a grande surpresa da primeira rodada.

4 comentários:

  1. Hugo,

    o São Paulo está muito confuso. Acho que a idéia do Muricy é boa (jogadores com funções variadas, mudanças no desenho tático), mas não está dando certo. Acho, inclusive, que o excesso de jogadores que são "queimados" no São Paulo não pode ser só coincidência. Wagner Diniz, Dagoberto, Hugo, Éder Luís e até mesmo Washington (embora seja o artilheiro do time, pouco participa dos jogos) eram destaques em seus times e no São Paulo não deram certo(ou não estão dando certo). Até Hernanes caiu de produção. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,

    Pelo Paulista desse ano, os grandes problemas que eu vi no São Paulo foram a ausência de jogadores capazes de atuar nas alas para viabilizar um esquema 3/5/2 - Zé Luís e Júnior César são medíocres, J. Wagner pela esquerda, quem sabe - e, ao mesmo tempo, a falta de um legítimo camisa dez para ser o maestro do time - coisa que mesmo naquele time campeão mundial já faltava, mas ali sobravam alas.

    Hoje, o melhor São Paulo seria com Zé Luís e J. César nas laterais, bem presinhos, dois zagueiros mesmo; um meio-campo com Jean na cabeça de área, Arouca como segundo volante e Hernanes e J. Wagner nas meias com o Washington e Borges na frente - quem sabe sacando Arouca e colocando um Dagoberto como meia-atacante.

    Enfim, o tricolor não é mais, tecnicamente, o melhor time do Brasil, mas graças ao bom nível de sua defesa, sua boa preparação física e sua estrutura clubística, a equipe pode sim brigar pelo título. Veja você que ele deu uma arrancada no final da Primeira Fase do Paulistão que me lembrou a arrancada no BR-08, mas acabou esbarrando, como tem sido comum na era Muricy, num mata-mata. Fosse um torneio de pontos corridos, será que o Palmeiras de Luxemburgo o teria segurado? Não sei dizer.

    Por essa e por outras e tendo em vista que nos últimos três anos com Muricy, a equipe tem iniciado mal e depois deslanchado no nacional, eu procuro ter cuidado com eventuais análises contrárias ao São Paulo - é a tal história, gato escaldado tem medo de água fria.

    abraço.

    ResponderExcluir
  3. Hugo, tudo em ordem? Para mim, o São Paulo, com o atual esquema tático, 'já deu o que tinha que dar'. E o Cruzeiro é o franco favorito para se classificar á semifinal da Libertadores.

    O empate de 3 x 3 entre Goiás e Náutico os credencia... ao rebaixamento. Explicando melhor a minha opinião: na primeira rodada da Série A de 2008 a Portuguesa e o Figueirense empataram em 5 X 5... e ambos acabaram rebaixados, justamente porque tinham defesas muito ruins. Então, o Goiás e o Náutico que tratem de melhorar as suas defesas, senão...

    E o Flamengo perde um caminhão de gols em cada jogo. Se o Adriano consertar isso, o time vira candidato ao título.

    O Inter, até agora, não fez jus a toda a fama que a mídia criou. Ser campeão gaúcho em cima do Caxias, que disputa a Série C do Brasileirão, é uma coisa... ganhar a Série A do Brasileirão é outra...

    O Corinthians está, claramente, priorizando a Copa do Brasil e pode ficar para trás na classificação da Série A nestas primeiras rodadas. Resta saber se conseguirá recuperar os pontos perdidos caso continue avançando na Copa do Brasil.

    O Santos jogou bem contra o Grêmio. Mas, creio que não tem elenco para ganhar o título. Mas, se o Santos se reforçar, então poderá chegar entre os primeiros colocados.

    Palmeiras, agora, priorizará mais do que nunca a Libertadores, que é um torneio que o Luxemburgo nunca ganhou. Mas, não creio que terá vida fácil contra o Nacional, não.

    O Grêmio somente pegou moleza na Libertadores até agora. Talvez seja eliminado quando enfrentar um time forte pela frente.

    Para mim, Boca Jrs, Cruzeiro e Estudiantes são os favoritos para vencer a Libertadores. E o Palmeiras, como sempre digo, tem que melhorar a sua defesa. Se conseguir, entra na briga pelo título também.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Marcos,

    Concordo com boa parte das suas análises. O Flamengo, aliás, me surpreendeu positivamente, só que precisa que Adriano entre em campo logo - e bem - porque o ataque do time é muito fraco - do meio para trás, no entanto, o time é bom.

    Ademais, creio que Cruzeiro e Inter continuam um pouco a frente dos demais sim. No jogo contra o Flamengo, a raposa não disputou uma partida brilhante, mas soube, com um homem a menos, abosorver o choque de um Flamengo bem animado e assim vencer o jogo. O Inter não foi brilhante nas duas últimas partidas, mas enfrentou as duas maiores torcidas do país fora de casa após elas terem sido campeãs estaduais e não tomou sequer um gol, saindo invicto. O São Paulo, não sei, acho que pode chegar por conta da estrutura do clube e pela experiência de Muricy em pontos corridos.

    Do Palmeiras na Libertadores, não acho também que ele vá ter vida fácil, mas o Nacional não é melhor do que o Sport e não é tão melhor assim quanto Colo Colo ou LDU, então, é muito mais questão do time se preparar corretamente para os jogos.

    abraço

    ResponderExcluir