sábado, 23 de maio de 2009

Semana de Futebol II

Pois é, o imponderável aconteceu e o Boca foi eliminado da Libertadores. No fim das contas, acho que nós sempre superestimamos ele demais. Ainda assim, claro, isso abre um caminho enorme para o Estudiantes que na minha visão é a melhor equipe desse lado da tabela - aliás, já o era mesmo com o Boca na parada. Será que o Danúbio, carrasco do Boca, repetirá a façanha? Creio que não.

Na Copa do Brasil, tivemos bons jogos no meio de semana. Inter 2x1 Flamengo, por exemplo, foi um jogão. Aliás, o Flamengo de Cuca começou o ano titubeando, mas vem numa ascendente incrível: Não conseguiu vencer o Cruzeiro pelo Brasileirão nem eliminar o Inter na Copa do Brasil, mas jogou muito contra aquelas que são as duas melhores equipes do Brasil no momento. Se Adriano voltar inspirado, creio que o time entra para valer na briga pelo título. Posto isso, claro, também seria uma baita injustiça esse timaço do Inter ser eliminado da Copa do Brasil. Esse elenco atual do colorado é melhor que o time campeão da Libertadores 2006 com Abelão, mas infelizmente, corre sério de se desmanchar. Do outro lado da tabela, o Corinthians, na bacia das almas, eliminou o Fluminense de Parreira. Vejo o Corinthians com a equipe mais bem armada e mais centrada do futebol brasileiro atual; lembra bastante aquele time do Parreira em 2002, mas ainda lhe falta algo para se tornar "a" equipe - nesse sentido, a possível contratação de Zé Roberto pode ser muito importante; com ele, a meia-cancha alvinegra ganharia a substância que ainda lhe falta. Sobre o Vasco e o que o Coritiba, com todo respeito, creio que só um milagre os faça chegar a final.

Do Brasileirão, vamos ver o processo de banho maria aumentar. As coisas começaram bem, os clubes estão com seus melhores elencos em anos, mas o calendário que faz o início do campeonato coincidir com as fases decisivas da Libertadores e da Copa do Brasil somado ao fato de que, ainda por cima, a Seleção vai desmanchar os melhores times graças aos jogos das Eliminatórias e da Copa das Confederações criaram um esvaziamento do torneio no próximo mês. Nesse sentido, quem estava mal e não teve ninguém convocado para a Seleção e já está jogando apenas o Brasileirão sairá, invariavelmente, fortalecido na medida em que um nivelamento artificial entre as equipes se operará nessa primeira metade do Primeiro Turno - e talvez por ele inteiro, supondo que os prováveis desmanches dos elencos ocorram no meio do ano. Enfim, são os novos velhos problemas do futebol nacional.

4 comentários:

  1. Hugo, creio que o Inter ainda não foi verdadeiramente testado nesse Brasileirão. Enfrentou um Corinthians com 9 reservas, jogou contra um Palmeiras que não entrou em campo e um Goiás que deverá lutar para não cair. E ganhou do Flamengo, pela Copa do Brasil, com um gol de falta, sendo que esta não aconteceu. E terá dureza contra o Coritiba, pois este fará o segundo jogo em casa. Ano passado, não esqueçamos, o Inter foi eliminado pelo Sport, pois perdeu o segundo jogo no Recife.

    E o Nilmar fará mais falta ao Inter do que o André Santos ao Corinthians neste período de atividade da Seleção.

    E o calendário do futebol brasileiro é ridículo, mesmo. Mas, como os clubes dependem do dinheiro da TV, eles aceitam disputar Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil tudo ao mesmo tempo. Daí, a TV sempre tem jogos interessantes para exibir, seja no meio de semana ou no final da mesma.

    Acho que a missão do Corinthians na Copa do Brasil é mais fácil do que a do Inter. E não duvido que o Coritiba surpreenda o Inter, não, tal como o Sport já o fez no ano passado.

    ResponderExcluir
  2. Marcos,

    Mesmo os clubes dependendo do dinheiro das TV's - como é, de certa maneira, no mundo inteiro -, isso não impediria, ou não deveria impedir, a organização de uma tabela mais racional - pro bem da própria TV.

    Sobre o Inter, assisti a uma série de jogos do time no ano. Sinceramente, foi a equipe que mais me agradou nessa temporada - e com algum destaque. No caso do jogo recente da Copa do Brasil, o Flamengo, que é uma bela equipe, fez uma grande, uma gigantesca partida, mas nem assim foi capaz de elimina-lo. Contra o Coritiba, vai ser preciso acontecer uma zebra muito grande para ele não seguir adiante - o que, no entanto, não é incomum na Copa do Brasil.

    No Brasileirão, é verdade, ele bateu o time reserva do Corinthians, mas por outro lado, jogando com seu mistão, acabou vencendo o Palmeiras em casa e o Goiás fora.

    Num cenário desejável mas improvável onde todas as equipes mantivessem seus atuais elencos, creio que iria ser muito difícil tirarem esse título do Colorado. O problema é que agora entram as competições da Seleção e logo abre a "janela" pro futebol europeu, o que pode mudar essa correlação de forças de uma forma muito severa - ainda que eu suspeite que não sairão tantos jogadores esse ano.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida que o Inter é um dos favoritos aos títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão, Hugo, mas não penso que seja um time imbatível, muito longe disso.

    Penso que a mídia está exagerando nos elogios ao time, que é muito bom, sim, mas que pode ser derrotado, sem dúvida alguma.

    Penso que Corinthians e Palmeiras têm elencos tão bons quanto os do Inter. O Cruzeiro também é um bom time. Desses 4 sairá o campeão brasileiro deste ano.

    Tempos atrás vi uma matéria no 'Lance!' onde se dizia claramente que tanto a CBF quanto os clubes queriam mudar o calendário. Mas, a Rede Globo vetou a mudança e ficou por isso mesmo.

    O ideal seria romper o monopólio da Globo e abrir uma concorrência com outras redes de TV, principalmente a Record, pelos direitos de transmissão. O problema é que a Globo já adiantou os direitos de transmissão para muitos clubes e de vários anos. Daí, os clubes ficam nas mãos da Globo.

    ResponderExcluir
  4. Marcos,

    Concordo quanto ao rompimento do monopólio global e da dificuldade em realiza-lo devido ao clientelismo criado entre Globo e clubes, mas quando a referida TV faz isso, no fim das contas, atenta contra seus próprios interesses, enfraquecendo um campeonato em relação ao qual ela também tem de lucrar. Para além da problemática do monopólio, isso é uma asneira sem limites.

    Sobre o Inter, também não o vejo como time imbatível - isso não existe em futebol -, mas se ele disputasse uma melhor de cinco pontos contra os demais times do futebol brasileiro atual, todos com time titular em plenas condições, suspeito que o único capaz de derrota-lo seria o Cruzeiro - ainda assim, seria não entraria como favorito. Só a título de comparação, basta ver que o Inter atropelou o mesmo Náutico que venceu o Cruzeiro. Num contexto de um torneio por pontos corridos então, acho que tirando uma surpresinha aqui e outra ali, esse time do Inter seria campeão com certa facilidade.

    Sobre o Palmeiras, ele não é, nem em sonho, tão bom quanto o Inter; ou eu muito me engano ou ele foi derrotado pelo mistão do colorado mesmo jogando com seu time titular.

    O Corinthians que terminou o Paulistão ainda estava um degrau (um em meio...) abaixo do Inter. Com a provável chegada de Zé Roberto no alvinegro e com a provável ida de Nilmar, creio que esse diferença tenda a diminuir.

    No caso do Cruzeiro, que perdeu Ramires pro Benfica, a diferença do Inter para ele tende a aumentar assim como um Flamengo com Adriano, quem sabe, possa lhe fazer frente mais adiante...enfim, são meras conjecturas e a realidade nesse exato momento é que o time do Beira-Rio é o melhor do Brasil.

    abração

    ResponderExcluir