domingo, 28 de junho de 2009

Brasil Campeão

Um primeiro tempo horroroso: Os americanos abriram o placar numa falha ridícula da defesa, o time foi para o ataque feito maluco e tomou o segundo num contra-ataque bem armado. Na segunda etapa, no primeiro minuto, Luís Fabiano faz um golaço. Depois, muita pressão, uma bola de Kaká que entrou e o bandeirinha não viu, mais pressão, boas modificações de Dunga e o empate brasileiro num gol chorado de Luís Fabiano. A virada aparece em lance de Elano para Lúcio. Brasil 3x2 num segundo tempo excelente. Os americanos quase surpreenderam - quase -, mas o Brasil não é a Espanha, é a melhor seleção de futebol do mundo há pelo menos quinze anos e se ganha menos títulos do que poderia, isso deve a organização nefasta ao qual seu futebol é submetido pelos seus dirigentes.

4 comentários:

  1. Hugo, o Brasil mereceu ser campeão, sem dúvida alguma, e se posiciona desde já como o grande favorito para ganhar a Copa de 2010.

    A Espanha parece que ainda não consegue deslanchar nos momentos decisivos, embora tenha vencido a Eurocopa. Mas, ainda a considero uma das grandes favoritas para vencer a próxima Copa. Porém, ela não é nenhum bicho-papão e mostrou que pode, sim, ser derrotada. Mas, é bom lembrar que Iniesta não jogou essa Copa das Confederações e ele é fundamental para a seleção espanhola, bem como para o Barcelona também.

    Quanto às substituições de Dunga, ontem, Elano entrou bem no jogo, mas o Daniel Alves foi muito mal e ficou o tempo inteiro tentando acertar outro chute sensacional, como o do gol que ele marcou contra a África do Sul, e é claro que errou todos os chutes. Talvez ele pense, ingenuamente, que todas as suas finalizações serão tão boas quanto a do gol que marcou contra o sul-africano.

    Porém, o principal é que o torneio que o Brasil tem um padrão de jogo definido, o time titular não deverá mudar em nada até 2010 e o Brasil mostrou que é, sempre, favorito para ganhar a Copa, a não ser quando os jogadores caem na farra e ficam mais preocupados em participar de eventos publicitários do que em treinar e em se preparar para os jogos (que foi o que aconteceu em 1998 e em 2006, daí as nossas derrotas em ambas as Copas para a seleção francesa de Zidane).

    Para mim, a próxima tem 3 claros favoritos: Brasil, Espanha e Holanda. Esta última jogou o futebol mais bonito da última Eurocopa e venceu facilmente todos os jogos das Eliminatórias para a Copa de 2010 até o momento.

    A Argentina de Maradona está jogando muito mal, a Alemanha não me parece que terá força e talento suficiente para ser campeã, embora tenha muita tradição e quase sempre chega entre os primeiros colocados. A França e a Itália estão renovando a sua seleção, ou precisam renová-las e, principalmente no caso italiano, a nova geração ou não teve chance de mostrar a que veio, ou não é tão boa quanto a anterior, que ganhou a Copa de 2006.

    A Seleção sul-africana mostrou que dificilmente será campeã mundial, mas que poderá dificultar muito as coisas para qualquer outra seleção no Mundial, pois jogou muito bem contra 2 das 3 melhores seleções do Mundo, que são Brasil e Espanha. Dependendo do chaveamento da Copa, não duvido que os sul-africanos disputem, pelo menos, o 3o. lugar da competição.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Marcos,

    Desconsiderando os sempre decisivos fatores extra-campo, eu qualifico Brasil e Argentina como as melhores seleções do mundo. Claro, a Argentina tem N problemas e, nesse exato momento, parece improvável que venha a ser campeã ano que vem. Nesse sentido, o Brasil é o favorito.

    Quanto ao futebol europeu, creio que ele está vivendo a maior crise de sua história e isso se deve tanto pela fragilidade técnica da geração atual quanto por falta de originalidade e inventividade tática; mesmo as seleções têm problemas técnicos graves ao mesmo tempo em que todo mundo joga praticamente da mesma forma.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Hugo, tive a oportunidade de entrevistar Idelber Avelar na sexta-feira e, a partir do bate-papo, fiquei conhecendo seu blog. Parabéns. Voltarei.

    ResponderExcluir
  4. Barone,

    Respondi lá no seu blog. Apareça sempre.

    abraços ;-)

    ResponderExcluir