quinta-feira, 11 de junho de 2009

Construção Coletiva

Entre alguns blogs que eu acrescentei à Lista deste nos últimos dias está o da Construção Coletiva, um coletivo de estudantes de Direito da PUC-SP do qual esse humilde escrevinhador faz parte. O Blog andava um pouco parado, mas com um pouco de insistência minha e de mais alguns colegas, vamos botar ele pra funcionar, num momento, aliás, bem pertinente, levando em consideração os recentes - e lastimáveis - eventos que se abatem sobre o mundo acadêmico brasileiro e, em especial, sobre as universidades paulistanas. Discutiremos um pouco de tudo por lá, com ênfase, claro, na questão estudantil. Vale a pena dar uma olhada.

8 comentários:

  1. Ora, ora, és então um companheiro Puquiano!?

    Coincidências da vida! Aliás, pelo blog linkado aqui você deve conhecer o Aldo, ele estuda comigo no curso de RI!=)

    dizem que a internet aproxima tudo mas assim é abuso, haha!

    Quanto ao seu comentário no meu blog, concordo em gênero, número e grau. Aliás, essa bandeira de fazer o possível para superar as diferenças da esquerda foi uma das causas que levou ao meu rompimento com o PSTU anos atrás, em Recife, quando eu participava ativamente do ME.

    A grande dificuldade nessa superação é conseguir fazer os trotskystas pararem de chamar uns aos outros de revisionistas, traidores e etc e pararem de brigar pela discordância de uma vígula perdida do capítulo 900 d'O Capital e, do outro lado, conseguir fazer do PCdoB um partido minimamente decente, começando por impedir as fraudes constantes nas eleições para e da UNE.

    Enfim, trabalho hercúleo!

    Ao menos em alguns casos foi conseguida uma Frente de Esquerda, com PCB/PSTU/PSOL, acho que é um começo....

    Outra cosia significativa é parar de pensar que Lula é nosso amigo. Se por um lado ele não privatizou, por outro pouco implementou das bandeiras históricas dos movimentos sociais. Dilma não é opção. Serra muito menos.

    ResponderExcluir
  2. Raphael,

    Mas esse mundo é do tamanho de uma uva passa, hein? Mas é claro que eu conheço o Aldo, até publiquei um texto que ele escreveu pro PUC Viva no blog da CONFECOM (http://liberdadedeexpressao.net.br/2009/06/10/liberdade-expressao/) - claro, publiquei a "versão do diretor" e não a versão que eles publicaram lá.

    Engraçado que o João Villaverde também é puqueano e eu o conheci pela Internet também hehehe

    Ademais, sem dúvida, é um esforço dos diabos combater esse divisionismo da esquerda. O problema chave da questão política brasileira atual é que o PSOL, partido que deveria ocupar aquela posição à esquerda do PT, mas fazendo uma política mais consistente que PSTU ou PCB, está falhando nessa missão - e digo isso com a consciência limpa de quem votou no PSOL na última eleição e tem vários amigos na legenda.

    Sou cético em relação ao Governo Lula - em quem eu votei no segundo turno da eleição passada -, ainda que ache que aconteceram determinados avanços durante ele que não podem ser ignorados. A política, eu penso em relação à conjuntura, portanto, esperemos o que será de 2010 - ou o que já está sendo - e tracemos nossos planos em relação a isso, não perdendo que uma eleição de Serra significará um retrocesso severo.

    P.S.: Como assim, Recife? Não vai me dizer que você é pernambucano também?

    ResponderExcluir
  3. Realmente! Daqui ha pouco poderemos fazer até reuniões blogueiras só de puquianos, haha!

    O Aldo me mandou esse artigo por e-mail, está excelente!

    Confecom é a conferência Nacional de Comunicação, não? Eu estou tentando me inteirar disso, comecei a pender mais pro lado da comunicação, fiz uma IC na área (Cibercultura, comunicação via redes telemáticas e etc) estou na verdade trabalhando com isso (comunicação do GRAACC) mas ainda tow pensando pra "pegar" tudo...

    Quanto ao PSOL, concordo novamente. Votei no PSOL em todas que pude mas admito falta de ânimo pra militar como antigamente, desilusões demais pelo caminho...

    Quanto ao Lula, meu problema maior é com o PT, partido que me dá um nojo absurdo pelo que fizeram, por terem jogado no lixo todas as bandeiras históricas... Tenho nojo especial por Maurício Rands, deputado federal de PE, um escroto de marca maior que conheci pessoalmente e depois nos traiu a todos... Lula, claro, é menos pior que o tucanato, mas não confio um tostão sequer, e no segundo turno anulei com gosto mas também admito certos avanços mas muitos retrocessos marcantes.

    Bolsa família em si é uma boa idéia, mas não tira ninguém da pobreza, vira apenas uma ajuda eterna. ProUni tem méritos se não financiasse uniEsquinas da vida como faz e, o pior de tudo, as cotas de viés racial em um país mais misturado que qualquer coisa. Cota para estudantes das públicas, cota para pobres, assino embaixo mas como branco, descendente de índios e negros que sou, não consigo enxergar validade em cotas para raça.

    Agora, 2010, enfim, primeiro turno fecharei com o PSOL rezando para no segundo não ter que decidir entre o ruim (Dilma) e o assustador (Serra).

    PS: Sou de Hellcife! Morei lá por 11 anos até me mudar pra cá há uns 3 anos! Você é de lá também???O.o

    ResponderExcluir
  4. Raphael,

    E seria uma reunião interessante! Fico feliz em saber que têm pelos menos dois caras além de mim produzindo blogs por lá.

    Normalmente, quando falo que tenho um blog, o pessoal me olha com certa estranheza como se isso fosse algo fora normal ou, mesmo aqueles que leem blogs, ficam impressionados com isso - mas talvez esse estranhamento seja mais algo mais presente no Direito, onde as pessoas são mais conservadoras nesse sentido (entre outras coisas).

    Também tenho minhas reservas - e não são poucas - quanto ao PT, basta ver que foi na PUC que o núcleo duro do partido nasceu e se criou e hoje ele, não à toa, está praticamente varrido dali de dentro.

    Atualmente, votar no PT é manter as coisas como elas estão - com algum melhora tênue -, votar no PSDB - especialmente em Serra - é pedir pro país votar trinta anos no passado e votar no PSOL é tentar criar algo novo - ainda que esse "novo" não esteja claro. É uma questão de dosar conforme a conjuntura.

    P.S.: Sim, sou de uma cidade chamada Limoeiro - fica a uns setenta quilômetros do Recife - e tenho muitos parentes tanto na Capital quanto em Olinda, mas vivo aqui em São Paulo desde os três anos de idade.

    ResponderExcluir
  5. Se você acha que o Direito é conservador, venha até RI da uma olhada no curso mais odiado do prédio velho!=)

    Bem, o PT foi varrido da PUC mas sobrou pra nós a LER, que não é grande coisa... Tenho medo desses trotskystas juvenis que bradam pela Revolução sem saber o que é isso. Acham que Marx disse "A" e Trotsky referendou então não precisam pensar, basta copiar, seguir e fazer a tão sonhada Revolução!

    Pra mim esta é uma Esquerda que, ainda que combativa, pouco agrega e jamais terá condições de realmente representar o povo num parlamento ou nossos interesses.

    Faz-se tudo não porque a análise do momento é favorável, mas porque a cartilha vermelha diz que é assim ou assado que se faz as coisas.

    Minha visão do PSOL é essa também, existem os mais equilibrados, como o Plínio, o Ivan Valente, o Marcelo Freixo, a Luciana Genro e etc mas há que se analisar, por exemplo, as tendências. Em Recife eu não sou fã do PSOL, já aqui em Sampa apóio com orgulho, assim como no Rio e no RS. Mas a HH, pro exemplo, tenho sérias discordâncias, apesar de admirá-la em algumas questões, posições e atitudes.

    E, no fim das contas, melhor PT que PSDB, disso não há dúvida mas às vezes não sei... Fica aquela idéia de que alinhados ao PT, os Movimentos sociais param, esperam, pouco reagem, isso foi patente nos primeiros anos do Lula, 2002, 2003. Os MS pararam, esperaram, disseram amém para absurdos, sempre esperando a guinada à esquerda que nunca veio... É extremamente perigoso, vide a UNE, covil da UJS na base da fraude, e que diz amém para absolutamente TUDO que diz o Lula.

    O problema do PSOL é a descentralização excessiva, típica de partidos com múltiplas tendências, é cada um por sí e por vezes atrapalha na hora de se ter um programa - o PSOL defende o Aborto, a HH é contrária. Ainda que, obviamente, eu seja contra o pseudo-centralismo democrático de PSTU, PCO e afins que significam apenas as mesmas lideranças, as mesmas idéias e a mordaça geral. Por isso Trotskysta racha tanto....

    PS: Conheço Limoeiro, já passei por lá algumas vezes. Morei em Garanhuns na infância, além de João Pessoa, Cabaceiras e o Rio, onde nasci!=)

    ResponderExcluir
  6. Raphael,

    Calma, o RI é conservador pros padrões do prédio velho, o Direito talvez só perca pra turminha do FEA mesmo.

    Sobre a LER-QI, coincido nas críticas, ela erra feio na mão e acaba sendo muito mais barulhenta do que efetiva - e não à toa sofre críticas pesadas da maior parte do pessoal de Esquerda mesmo. É uma espécie de socialismo reacionário, sectário - quase religioso.

    Acho que o grande desafio do PSOL é, justamente, criar uma direção mais unitária sem cair no centralismo ratasqueiro do PSTU, do contrário, ele nunca vai parar de andar como carangueijo - mas isso só será possível se as inúmeras correntes, algum dia, resolverem falar a mesma língua, o que, na minha humilde opinião, apesar de ser uma obrigação deles dada a conjuntura, parece difícil.

    Sobre a UJS, sem comentários, o último CONUNE fala melhor do que qualquer outra coisa sobre ela.

    P.S.: Putz, bacana que você conheça Limoeiro. De novo, que mundinho pequeno!

    ResponderExcluir
  7. Repostei meu comentário sobre o seu post anterior lá, para prestigiar o novo blog.

    ResponderExcluir