segunda-feira, 15 de junho de 2009

Um Pouco de Futebol e uma Semana Caótica

Semaninha corrida essa. Provas, provas e mais provas na faculdade. Passei o final de semana inteiro estudando e me sobrou pouco tempo para assistir a rodada do Brasileirão. Vejam só, a liderança está sendo ocupada agora pelo Galo do Idelber, que até riscou o "futebol" do perfil depois de anos de sofrimento. Pena ele ter feito isso logo quando o Atlético montou o seu melhor time em anos. Ainda é cedo para dizer, mas com os desmanches prováveis de Cruzeiro e Inter, a correlação de forças mudará e o Atlético, em cima do bom trabalho de Leão no começo do ano, pode chegar longe.

O meu Palestra venceu o Cruzeiro na sua melhor atuação no trimestre. aliás, melhor atuação desde a vitória contra o Santos por 4x1 lá no início do ano - quando os caras cismam, eles jogam. O meu querido Náutico, time do coração de papai, começou bem, mas tomou duas chacoalhadas nas últimas duas rodadas, é hora de repensar a defesa. O Inter, com a cabeça na Copa do Brasil, apenas empatou em casa com o bom time do Vitória.

A Seleção pouco me empolga. Prometo escrever algo a respeito com mais cuidado, mas a dinâmica econômica do futebol contemporâneo e o fim da Guerra Fria esvaziaram o sentido dos torneios de times nacionais. Jogando pro gasto, o time verde-amarelo venceu o Uruguai fora, e bateu o Paraguai, então melhor time das eliminatórias, no Recife. Hoje bateu o Egito num estranho 4x3 (?!!). A Argentina de Maradona, melhor seleção da América do Sul na atualidade, insiste em tropeçar nas próprias pernas, mas eu duvido que não se classifique, dá sempre o trio Brasil, Argentina e - o eternamente subestimado - Paraguai mais dois - dessa vez, acho que Chile e Colômbia.

5 comentários:

  1. O meu Vasco continua a ser roubado descaradamente na série B. O que era pra ser um renascimento vem parando nas arbitragens lamentáveis e roubos descarados. 3 jogos, 3 expulsões, ao menos duas sem qualquer sentido. Esta última, faça-me o favor! Carlos Alberto apanha e ainda é expulso... por reclamação! Ele nem sequer falou com o juiz!

    Eu me recuso a falar de futebol no meu blog por duas simples razões: Sou fanático por meu time, meu querido Vascão e porque eu ia xingar demais, haha!

    quanto ao Brasil, que decepção, torci muito pelo Egito, eles mereciam aquele empate... Jogaram bonito e com raça! Já o atlético, dá até graça vê-los em primeiro, o time anda medíocre há quase uma década, saco de pacada de qualquer um e finalmente parece que conseguirão algo, desde que não repitam o Botafogo que de vez em quando chega em primeiro, passa umas duas semanas e depois só toma sacode!

    saudações vascaínas!=)

    ResponderExcluir
  2. Raphael,

    Torcer mesmo eu torço pelo Palmeiras e pelo Náutico lá em Pernambuco, mas tenho lá minhas preferências por Brasil adentro - no Rio, eu gosto do Vasco, por exemplo.

    Já fui torcedor doente do Palmeiras, daquele tipo que tinha crise nervosa e tudo mais, mas com o tempo e a dureza dos anos pós-Parmalat me ensinaram a ser menos emocional em relação ao futebol.

    Não tenho visto muito da Série B, mas presumo que o Vasco suba - não com a mesma facilidade do Corinthians ano passado, mas sobe, provavelmente sendo campeão. O Atlético-MG que há um bom tempo vinha jogando como uma equipe média, hoje tem um time interessante, acho difícil o título, mas dá para brigar por Libertadores. O Palmeiras, eu nem sei, viu - esse ano, o time foi do besta ao bestial da noite para o dia. Vai entender.

    abração

    ResponderExcluir
  3. Raphael,

    Se você estiver certo, isso é um problemão. É porque, se um time grande está disputando a segundona, e se ele é verdadeiramente grande, a primeira coisa a cuidar é não ser prejudicado pela arbitragem.

    Veja Botafogo, Palmeiras, Atlético, Grêmio e Corinthians. Na primeira, veja o São Paulo, o time que mais se beneficia dos erros de juízes e bandeirinhas. Isso em nada invalida a qualidade dos times, mas futebol também tem suas mumunhas.


    E Celso Roth, hein? A simples pronúncia do seu nome leva qualquer torcedor a dizer um vade retro!

    Quanto ao meu Fluminense, o ritmo está excessivamente parreirista.

    ResponderExcluir
  4. O Vasco já reclamou essa semana oficialmente junto à CBF. É um absurdo e não é de hoje, no Carioca foi a mesma coisa, mas era mais sutil.

    árbitro roubar é típico, vide o caso do Brasileiro do Corinthians, todos os jogos que o time perdeu praticamente foram refeitos, e eles ganharam depois!

    ResponderExcluir
  5. Raphael e Anrafel,

    Bem, o Vasco é muito grande, basta uma atitude minimamente enérgica da diretoria para pôr fim a isso.

    Quanto ao Roth, trata-se de uma figura esquisitona. Em 2001, no meu Palestra, ele conseguia fazer coisas geniais e completamente idiotas às vezes num mesmo jogo - até que a torcida se encheu, ele foi demitido e o time entrou numa zica miserável, saindo da ponta da tabela para o meio dela.

    Dali em diante, ele mais se lascou do que qualquer outra coisa, mas lembro que ele fez um bom trabalho no Goiás há alguns anos e, sim, um trabalho incrível pelo Grêmio no ano passado - time do qual ele foi injustamente demitido, diga-se. Pegou agora um Atlético já montadinho pelo Leão - igualmente sacaneado pela diretoria do Galo - e tá conduzindo o barco razoavelmente bem. Até quando? Vai saber. Não entendo o Roth

    ResponderExcluir