quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Greve na TV e na Rádio Cultura

(Imagem retirada daqui)
Os trabalhadores da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV e da Rádio Cultura - além do canal por assinatura Rá Tim Bum - estão em greve desde a madrugada de segunda-feira. O motivo da greve é basicamente o não cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) - ACT's são ajustes entre uma ou mais entidades empregadoras com o sindicato representativo da categoria, eles têm valor normativo reconhecido em Lei (CLT, art. 611, §1º) e normatizam as relações empregatícias apenas dentro das entidades acordantes.

O Acordo Coletivo em questão vale para a Fundação Padre Anchieta. Ele determina um aumento de 5,83% e um abono de 35%, o que não foi cumprido. O Conselho da Fundação se reuniu com o comando de greve e propôs um aumento maior - de 5,85% para 6,05% -, mas não pagaria o bônus (!). Diante do exposto, a greve não somente estourou como também teve ampla adesão. O Sindicato dos Jornalistas, no entanto, continua mantendo uma posição ambígua e distante da questão - mesmo que a categoria dê amplo apoio ao movimento grevista.

Isso daí é um reflexo de um processo que já tínhamos tratado aqui em Maio, e implica desde o sucateamento da programação da Rádio e Tv Cultura até a descaracterização dos programas ainda funcionais em favor de interesses partidários - o Roda Viva, por exemplo -, passando também pela wal-martização das relações trabalhistas e do simples desrespeito ao Direito do Trabalho.

No caso em tela, temos a decorrência natural da mão forte do Governo Serra acirrando um desmonte que já remonta aos anos 90 nas primeiras administrações tucanas no estado. Nesse sentido, a atuação de um Paulo Markun na presidência da Fundação tem sido decisiva como podemos constatar, por exemplo, na demissão de Luís Nassif ano passado - o próprio Nassif, aliás, postou hoje sobre a atual greve, focando na questão do sucateamento da Rádio Cultura.

É uma questão grave e nos diz muito sobre como seria uma presidência Serra - seja no tocante à sua relação com o Estado Direito ou mesmo no que concerne à política de telecomunicações, passando também pela visão de política trabalhista.

2 comentários:

  1. Se não houver paralisação de transmissão ou queda de qualidade visível na qualidade das transmissões então vai ser mais uma greve a passar em branco...

    Vão juntando no dossiê contra Serra, espero que alguém tenha coragem de, nas eleições, denunciar tudo.

    ResponderExcluir
  2. Tsavkko,

    Só tá passando reprises e o Jornal da Cultura mal tá conseguindo ir ao ar - o que só não tem um efeito maior por conta das baixas audiências que a TV Cultura tem em virtude dos seguidos anos de sucateamento sob Governo Tucano. Sobre o Serra, também espero o mesmo.

    ResponderExcluir