domingo, 29 de março de 2009

São Paulo 1X0 Palmeiras - clássicos

E o São Paulo pôs fim a invencibilidade do Palmeiras no Campeonato Paulista. Tudo bem, pode ter sido outro clássico com poucos gols – exceção feita a Palmeiras 4x1 Santos, nenhum clássico entre grandes nesse torneio teve mais de dois gols -, mas o nível técnico foi melhor do que a média deles. O tricolor jogou sua melhor partida no torneio e lembrou o futebol pragmático do Brasileirão, matando o jogo numa falha da zaga Palmeirense aos 2 minutos de jogo.

O São Paulo entrou no 4/4/2 para dar liberdade para Hernanes e Jorge Vagner, enquanto Arouca e Jean marcavam e os laterais Zé Luis e Júnior Cesar ficavam mais presos. Do lado verde, desfalcado de Armero pela ala-esquerda e de Diego Souza na meia, Vanderlei Luxemburgo reeditou o 3/5/2 com Marcão na zaga e Sandro Silva e Marquinhos pelas alas. No meio, Cleiton Xavier tinha liberdade, mas com Keirrison e Willians jogando mal, pouco importava.

No lance do gol, mal o jogo começa e rola um bate e rebate, Hernanes, mal marcado pelo improvisado Marquinhos, olha e cruza bonito. Na área, Washington cabeceia no meio de Maurício Ramos e Sandro Silva para definir o jogo. Ao longo do primeiro tempo, segue o jogo modorrento, com o Palmeiras indo ao ataque muito mais na vontade do que na técnica enquanto o São Paulo dominava com elegância as ações e ditava o ritmo da partida.

Na segunda etapa, Luxemburgo modifica o esquema, colocando Evandro no lugar do obtuso Willians e Ortigoza no lugar do apagado Marquinhos. O Palmeiras melhora, mas Ortigoza se contunde tão logo e dá lugar para Lenny. O segundo tempo é do Palmeiras, mas ainda assim o time verde prossegue dando sustos na defesa. No finalzinho, com belo passe de Evandro, Cleiton Xavier arremata de fora de área e acerta a trave, Keirrison pega o rebote e conclui mal.

Com essa vitória, o tricolor entra na briga pelo título. Do lado verde, tornam a pairar desconfianças; novamente em um jogo decisivo o time sentiu o peso e se apequenou - com a defesa jogando mal e com uma dificuldade de reposição em algumas posição vitais.

Todos os clássicos:

Palmeiras 4x1 Santos
São Paulo 1x1 Corinthians
Santos 1x0 São Paulo
Palmeiras 1x1 Corinthians
Corinthians 1x0 Santos
São Paulo 1x0 Palmeiras

Como se pode ver, o equilíbrio foi brutal, portanto, quem moder a primeira posição vai ter uma vantagem enorme.

Um comentário:

  1. Igual o ano passado o são paulo vai passar o palmeiras, i vai ser campeão....

    ResponderExcluir