domingo, 27 de setembro de 2009

Eleições na Europa _ Alemanha e Portugal

Segundo o boca-de-urna, a direita bateu a esquerda po 48,1 a 46,4 na Alemanha. Merkel vai precisar cooptar alguém da esquerda para governar - os verdes talvez, mas duro vai ser ela convencer eles da parada da energia nuclear, então, o que será? Novamente os social-democratas na coalizão governista?

Em além-mar, os socialistas devem continuar no poder, mas de 121 cadeiras das 230, devem ficar só com 87 (!) - ou seja, vão ter de fazer concessões para o Bloco de Esquerda e até para o PCP e os verdes - cara, só o PV do Brasil que é uma merda mesmo. Pelo menos isso vai fazer José Socrates baixar um pouco mais a bola, resta saber qual ala no PS vai sair mais derrotada, os trabalhistas de Socrates ou os social-democratas de verdade (se for o primeiro, a esquerda portuguesa saiu ganhando).

De um jeito ou de outro, a Crise Mundial produziu um fenômeno interessante, a dicotomia clássica entre centro-direita x centro-esquerda na Europa está abalada; agremiações da esquerda-esquerda ampliaram seus votos tanto na Alemanha (PV/DL) quanto em Portugal (PCP/PV e BE) enquanto os partidos centristas perderam massa muscular (CDUe SPD na Alemanha/ PS e PSD em Portugal); a diferença é que a gangorra desfavoreceu menos a centro-direita na Alemanha enquanto a centro-esquerda saiu menos prejudicada em Portugal.

Em suma, as graves tensões econômicas na Europa estão polarizando o debate político, o que respeitadas as regras do jogo, é interessante, afinal, o modorrento debate centrista que tem dominado a política daquele continente e confunde polêmica com ofensa causou estragos demais ao levar as coisas em banho-maria nos últimos tempos - o risco é isso descambar para o extremismo, o que, em se tratando de Europa, não é impossível.

6 comentários:

  1. O Bloco de Esquerda deve crescer, algo muito bom por lá, e manter a Dama de Ferro longe do poder é essencial! PS é o menor dos males - ainda um mal mas....

    Quanto ao PV, fato, o brasileiro é uma vergonha se compararmos com as posições de qualquer Verde europeu, uma aberração completa!

    ResponderExcluir
  2. Tsavkko,

    O PSP é um balaio de gatos de fazer medo: Uma mistura de trabalhistas, social-democratas (de verdade) e trotskistas unidos pelas conveniências e fundado na Alemanha com grana do Partido Social-Democrata local - e ainda correm boatos que para crescer na hierarquia, é preciso ser maçom. Pelo menos não é o fã nº 1 da privataria; enfim, trata-se de uma espécie de PT um cadinho mais elitista. O Bloco, de fato, é o melhor que há na política portuguesa.

    Agora, meu caro, o que é aquela Thatcher portuguesa? Que horror. Os nossos irmãos lusitanos podem até ter um Partido Verde (muito) mais decente do que o nosso, mas eles tem um Partido Social-Democrata igualzinho ;-)

    ResponderExcluir
  3. A eleição mais importante desse ano para nós brasileiros acompanharmos é a presidencial chilena. Ela poderá mostrar o que será o futuro da esquerda na América Latina, se o Partido Socialista perder, como está parecendo que vai acontecer, significa que estamos perdendo. Somaria-se então ao golpe em Honduras, a vitória da oposição da Argentina nas eleições legislativas, ao aumento da resistência a Chavez, como um sinal do "fim de festa" da a esquerda latino-americana.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, meu caro Anônimo. A política chilena é tão complicada - ela sempre parece estar a frente da nossa, mas não está. Creio que falta organicidade do PS em relação aos movimentos sociais e mesmo que as FFAA deles tenham rejeitado o Pinochetismo, eu diria que nós superamos - politicamente - melhor a nossa ditadura do que eles.

    No fim das contas, o Chile não é muito diferente de Portugal, apesar de que a direita seja consideravelmente mais fraca no segundo no que concerne a esquerda, as coisas ainda estão muito naquela coisa de esquerda burguesa (os dois partidos socialistas) e esquerda embolorada (os dois partidos comunistas) - ainda que Portugal também esteja a frente nesse quesito também graças ao crescimento do Bloco de Esquerda.

    Nas próximas eleições da AL, claro, as esquerdas viram com o peso de um certo desgaste por conta dos anos de governo e a direita virá prometendo mundos e fundos. Ainda assim, eu estou otimista quanto ao Brasil - olhe bem, a única candidatura que se presta a representar a direita é a de Serra e ela tem murchado (representa apenas 34% das pesquisas), me suma, ou o governador de São Paulo recua um pouco mais em suas posições ou terá sérias dificuldades já no primeiro turno ( e o segundo turno lhe será impossível).

    ResponderExcluir
  5. Ao menos, no Uruguai, a Esquerda avanca, Tupamaros no poder e aprofundamento das reformas. No Equador e Bolívia a Esquerda está segura, ao menos não vemos uma derrota nos próximos anos.

    Quanto à Portugal, mulher assustadora a Tatcher local, simplesmente inaceitável tal figura tendo chances de destruir um país como sua sósia original fez!

    ResponderExcluir
  6. E ela ia - Socrates quase jogou Portugal no colo dela do mesmo modo que Marta ressucitou Serra por aqui, mas nem ele é tão inepto!

    ResponderExcluir