segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Palmeiras 4x1 Santos e a sexta rodada do Paulistão

Não é pouca coisa um time recém-montado com jogadores tão jovens ter vencido os seus sete primeiros jogos na temporada. Muito menos que ele enfie uma goleada logo no primeiro clássico do ano. Tampouco que essa goleada tenha sido mais mérito seu do que demérito do rival. Enfim, foi o que aconteceu na chuvosa tarde de ontem no Palestra Itália. Palmeiras 4x1 Santos.

No começo do jogo, Márcio Fernandes escalou o Santos com apenas um atacante, tática padrão para fazer um time que joga no 3/5/2 como Palmeiras bater cabeça defensivamente e perder a briga no meio. Esqueceu o bom técnico santista que o Palmeiras de Luxemburgo tem um ás na manga, mais precisamente um coringa que atende pelo nome de Edmílson, zagueiro que vira volante, volante que vira zagueiro - assim como no Penta com Felipão.

Foi subindo para o meio, como contra a Inglaterra nas quartas-de-final da Copa de 2002, que Edmílson matou o esquema santista e foi com a mesma puxeta da goleada contra a Costa Rica que ele abriu o placar. E era um massacre. O Santos não passava do meio e era bombardeado com Cleiton Xavier e Williams se movimentando por todos os lados, enquanto Keirrison fazia o pivô, atacava, infernizava e destruía a defesa alvi-negra.

Entre gols perdidos aos montes, Keirrison entra na área, Fábio Costa sai pra matar o lance e comete penalti. O jogador que sofreu bate e marca, 2x0. Depois de ter perdido gols suficientes para matar o jogo com Williams, Cleiton Xavier e Diego Souza e ver a entrada de Germano no lugar de Roberto Brum, o Palmeiras é pressionado no fim do primeiro tempo pelo valente time santista, no entanto, aos 43 segundos do segundo tempo, Keirrison apanha o rebote do chute de Williams e mata o jogo.

Mas o Santos não se entrega, o time que até agora só havia perdido um único jogo, numa situação incomum, vai para cima com a entrada de Roni e volta do 4/4/2, fazendo Edmílson voltar a ser zagueiro e com isso pressiona, pressiona e pressiona até fazer o gol com Kléber Pereira. Todavia, já era tarde e a impossibilidade mesmo de um empate faz o peixe arrefecer e assim o Palmeiras cresce até Lenny fazer o seu num belo lance e fechar a contagem: 4x1.

Que não digam que o Santos não é uma boa equipe, muito pelo contrário, o time teve uma temporada de 2008 que foi um ponto fora da curva e vinha se desenvolvendo bem em 2009. Até o jogo de ontem sofrera uma única derrota no folclórico jogo onde enfiou seis bolas na trave do rival, o Ituano, e só jogara mal mesmo contra o Oeste (1x1). Também não digam que Márcio Fernandes é incompetente, coisa que ele não é. A realidade é que os progressos do time santista, infelizmente, podem ser postos em risco pelo fato de ter topado justo agora no início com aquele time que joga o melhor futebol de 2009.

Do Palmeiras, o que se pode dizer, é que eu esperava uma equipe com um sucesso possível apenas para o Brasileirão, ponderando ainda os riscos que representavam os fatos do time ter remontado o elenco inteiramente esse ano e de tê-lo feito com jogadores jovens. O sucesso prematuro dessa equipe impressiona e é, em grande parte, mérito de Luxembrugo, torno a dizer, expiando um pouco dos pecados que cometeu no segundo semestre do ano passado.

Keirrison merce um parágrafo a parte. Veio do Coritiba quase agora e já joga com a mesma autoridade de um veterano que está no clube há anos. É craque mesmo - e olha que para mim, pouca gente merece esse título. Se a crise mundial não acabar com a Europa, creio que a torcida palmeirense deva se preparar para perdê-lo tão logo porque esse daí joga fácil em 90% dos grandes do Velho Mundo.

São Paulo

O tricolor paulista não é pouca coisa. Manteve a base campeã brasileira, trouxe reforços, manteve o técnico e a boa estrutura, só que pelo jeito não está nem um pouco preocupado com o Paulistão, torneio que joga visivelmente com o freio de mão puxado. Ontem venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2x1, jogando menos do que pode. Claro, isso não vai ser pra sempre, lá na frente certamente o tricolor vai ser o time que vai disputar com Palmeiras os grandes torneios e a hegemonia do futebol paulista tanto no plano nacional quanto internacional.

Corinthians

O timão empatou com a Portuguesa em 1x1 num jogo que poderia e deveria ter sido adiado por conta da tromba d'água que caiu no sábado - e apenas intemrrompeu o jogo. A verdade é que Mário Sérgio, mesmo tendo um time inferior, anulou o Corinthians e a Lusa merecia ter vencido. O Corinthians de Mano Menezes possui o mesmo defeito que o seu antigo Grêmio: É um time cerebral de mais, capaz de ir bem contra times inferiores e crescer espantosamente jogando contra times superiores que jogam no ataque, mas na hora de enfrentar um bom (ou razoável) adversário que joga o ônus da vitória em suas costas, desaba feio. Creio que esse Corinthians possa ir longe, mas precisa corrigir esses defeitos manjados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário