terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Slavoj Zizek no Roda Viva

Ontem o Roda Viva entrevistou o filósofo e psicanalista esloveno Slavoj Zizek. Na verdade, assisti apenas a parte final do programa por conta de uns imprevistos que eu tive - e só o fiz pelo entrevistado, porque o programa, na minha modesta opinião, degringolou feio de uns tempos para cá.

A entrevista, claro, foi gravada na ocasião da visita de Zizek ao Brasil no ano passado. Isso por si só já faz um programa com o formato do Roda Viva ficar um tanto sem sal. Ademais, Alexandre Machado como apresentador do programa realmente não é lá muito animador - ainda que ele seja centenas de vezes melhor do que Lilian Witte Fibe.

Algumas das perguntas feitas, como, por exemplo, "o que você pensa sobre o stalinismo" e depois o mesmo sobre o Brasil são clichês - ou eu estou muito enganado ou sempre que o Roda Viva entrevista algum intelectual de esquerda, eles sempre fazem a primeira pergunta e quando entrevistam um estrangeiro, eles sempre fazem a segunda .

Não achei a bancada à altura do entrevistado, ainda que ele, com sua perspicácia fenomenal e boas tiradas tenha segurado o programa.

2 comentários:

  1. Poxa, só descubro essas coisas atrasado. Será que alguém gravou? O vídeo já tá na internet?

    ResponderExcluir
  2. Leonardo,

    Que eu saiba, a TV Cultura põe a venda todos os programas antigos em DVD, mas eu não sei se esse já está disponível. Eu, infelizmente, não gravei.

    Abraços.

    ResponderExcluir