sábado, 25 de abril de 2009

Estaduais: Reta Final




Corinthians x Santos é a decisão do Campeonato Paulista, onde, respectivamente, se enfrentam a equipe mais coesa do torneio e o time que deu o arranque na reta final. Os santistas hão de exclamar que isso lembra o Brasileirão de 2002, quando o time fez algo parecido e ganhou do poderoso Corinthians de Parreira. Naquele ano, a geração de Robinho e Diego despontava no Santos. Nesse ano de 2009, no Paulistão, o Santos foi o time que mais oscilou, mas acabou chegando lá. O Corinthians, por outro lado, foi pragmático ao extremo, é a melhor defesa do torneio, único invicto, quando deu pra ganhar, ganhou, quando havia risco de perder, se defendeu - e me parece ser o time mais focado nesse estadual - que venceu pela última vez em 2003. Sou completamente insuspeito para falar bem do Corinthians, mas o fato é que Mano Menezes deve levantar a taça, jogando ali bonitinho com o regulamento debaixo do braço.


Botafogo x Flamengo decidem o Campeonato Carioca. A distância e o falta de tempo não me ajudam muito a ter uma noção exata do que se passa no Rio. Do que eu vi esse ano, o Flamengo parece ter o melhor elenco do estado na atualidade, mas sofre com as inconstâncias próprias de seu treinador que por todos os lugares onde passou alternou do besta ao bestial. O Botafogo é a cara de Ney Franco, quietinho, arrumadinho e pragmático, mas lhe falta mais brilho, tanto é que sofreu uma bisonha eliminação nas mãos do Americano na Copa do Brasil. Time por time, o Flamengo vence. Momento por momento também daria Flamengo. Ainda assim, tenho um palpite que vai dar Botafogo.

Atlético MG x Cruzeiro fazem a melhor decisão do Campeonato Mineiro em anos, afinal, fazia tempo que os dois grandes de Minas estavam tão bem ao mesmo tempo. A volta de Leão para o Galo só ilustra a tremenda burrice que foi não ter ficado com ele no ano do centenário; esse ano com o retorno de Éder Luís e o reforço dos ex-são paulinos Júnior e Diego Tardelli somado ao ex-palmeirense Lopes dão uma força considerável para ao alvinegro. O x da questão é o Cruzeiro também evoluiu brutalmente do ano passado pra cá. A fase de Ramires é espetacular e o negócio envolvendo Kléber foi seguramente um dos melhores feitos nessa temporada - senão o melhor. Repito: Aqui, os dois fatores que me atrapalham para analisar o futebol do Rio também valem, mas eu ousaria em apontar um ligeiro favoritismo para o Cruzeiro, mas com certeza não será fácil - mais que isso, pelo que eu vi de futebol esse ano, ousaria em dizer que essa vai ser a melhor final dentre as três que eu abordei nesse post.

4 comentários:

  1. Eu acho que não tem favoritos pelo fato de serem clássicos e os times estarem muito próximos tecnicamente. Fiz uma análise tática dos times (http://www.esquemastaticos.blogspot.com/) que estão nas três decisões e, até nisso, eles são parecidos. Muito bom o blog, parabéns. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Marcelo, e, de fato, os times estão muito iguais, só palpitei por um exercício de sadismo mesmo hehehe acho que se eu acertar uma finalzinha só já tá bom.

    abraços e darei uma passada no seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Hugo, muito obrigado pela visita. Adicionei o seu blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, Adicionei por aqui também, apareça sempre!

    ResponderExcluir