domingo, 26 de julho de 2009

A Despedida de Jorginho

Hoje, o Palmeiras venceu o Corinthians por 3x0 em Presidente Prudente. Era a despedida de Jorginho como técnico e, cá entre nós, foi um vareio de bola do alviverde. Mais do que isso: Jorginho deu um nó tático em Mano Menezes - certamente o pior que o técnico corintiano já levou num clássico e o maior desde a final da Copa do Brasil do ano passado. O Palmeiras matou o Corinthians graças ao seu sistema de marcação no jogo de hoje: Souza, Pierre e Edmílson acabaram com o trio de armadores corintianos Dentinho, Douglas e Jorge Henrique. A bola não chegava em Ronaldo que, num lance em que voltava para buscar a bola no meio, se contundiu ao cair sobre a própria mão. Péssima modificação de Mano Menezes botando Moradei. Belo cruzamento de Pierre para Obina (fazendo falta em Chicão) concluir e abrir o jogo. No segundo tempo, o Corinthians volta mais ofensivo, mas num contra-ataque, Chicão faz penâlti em Cleiton Xavier. Obina bate e faz segundo gol. No fim do jogo, novo contra-ataque, Cleiton Xavier enfia a bola para Obina fazer o terceiro gol dele e do time e jogar a pá de cal. Foi o melhor clássico do Palmeiras desde os 4x1 contra o Santos no comecinho do ano. Uma bela despedida de Jorginho que agora será auxiliar de Muricy Ramalho que assistiu o jogo da Tribuna. Muricy é especialista em pontos corridos e tem uma bela chance de ser tetra - e levar o Palmeiras ao penta-, mas que Jorginho seguraria o tranco, sim, ele seguraria.

P.S.: Cem anos de clássico Sport e Náutico celebrados num 3x3, empolgante, mas que mantém os dois times na parte de baixo da tabela. O Goiás fez outra partida maravilhosa e bateu o líder Galo no Mineirão. O Santos de Vandeco Luxemba perdeu de virada para o Flamengo, em casa e graças a um gol contra - que fase, não?

2 comentários:

  1. Olá, Hugo, tudo bem?

    Não deu pra assistir ao jogo Corinthians e Palmeiras. Só passou aqui na madrugada, reprisado.

    O resultado surpreendeu por ser muito elástico, mas o Palmeiras vem bem. São bons jogadores e o Jorginho, concordo contigo, estava fazendo um ótimo trabalho. Pressão para o Muricy. Na minha opinião, o Palmeiras é um dos favoritos à conquista do Brasileiro.

    Abraços,

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,

    Qué isso, eu falei brincando mesmo - mas que eu tive vontade de ver uma análise tática sua sobre esse jogo, eu tive: O modo como o Jorginho neutralizou o esquema de Mano Menezes foi muito interessante; particularmente, julgo Mano o melhor treinador brasileiro de um ano pra cá: Você pega os três clássicos contra o São Paulo no Paulistão e vê que ele deu três nós táticos no Muricy. De repente, Jorginho, um interino, dá um nó tático no cara, o que deixa claro que ele entende de futebol algo acima de média. O 4/3-2/1 usado pelo Palmeiras como remédio para o 4/2-3/1 corintiano foi uma das armações de time mais inteligentes que eu vi nos últimos tempos. Valia a pena uma olhada.

    abraços.

    ResponderExcluir