sábado, 26 de dezembro de 2009

Era do Pontos Corridos: O Desempenho dos Campeões

Resolvi analisar o desempenho dos campeões brasileiros na era do pontos de corridos. Criei um método bastante simples que funciona assim: Basicamente, a ideia consiste em somar os pontos obtidos e dividir pelo número de jogos disputados para se obter uma média - no entanto, como muitos desses times disputaram a Série B no período, resolvi contar os pontos obtidos na Série B obtida pela metade. Por sua vez, os times que pertencem a esse grupo e jogaram a Série C, tiveram o número de jogos computado como se tivessem jogado a Série B e não tivessem marcado nenhum ponto (casos do Bahia e do Guarani). Vamos ao Ranking:

São Paulo 1,793
Internacional 1,604
Cruzeiro 1,601
Santos 1,590
Palmeiras* 1,505
Flamengo 1,465
Corinthians* 1,417
Atlético-PR 1,400
Fluminense 1,342
10º Grêmio* 1,337
11º Atlético-MG* 1,281
12º Botafogo* 1,256
13º Vasco* 1,241
14º Coritiba** 1,209
15º Sport**** 0,875
16º Guarani***ºº 0,686
17º Bahia****ºº 0,553

* Cada asterisco representa quantas vezes a equipe jogou a Série B no período.
º Cada símbolo de grau representa quantas vezes a equipe jogou a Série C no período.


O Ranking não é lá muito surpreendente, o
São Paulo, vencedor de três dos sete torneios jogados nesse sistema - e que só ficou fora de uma zona de Libertadores em 05, justamente o ano da ressaca do seu último título da Libertadores -, figura como primeiro colocado disparado. Disputando o segundo lugar cabeça a cabeça, aparecem Inter e Cruzeiro, com uma diferença de um único ponto somado a mais pelo primeiro nesses sete anos, o que equivale a uma diferença de meros 3 milésimos na escala - o Cruzeiro, pelo menos, venceu o primeiro Brasileirão por pontos corridos, enquanto o Inter é o time mais azarado do período, acumulando três vice-campeonatos (05,06 e agora em 2009). O Santos, que já chegou a disputar com o São Paulo a primeira posição, vem em queda livre após dois campeonatos medíocres; o time da Vila Belmiro venceu o torneio em 04 e foi vice em 03 e 07.

Dos times que tiveram uma passagem pela Série B no período, o Palmeiras é a equipe mais bem colocada, apesar de ter refugado nos dois últimos campeonatos, nos quais, após insinuar que ia brigar pelo título, acabou perdendo o fôlego na reta final - em 2003 jogou a Série B porque caiu no último campeonato da velha era, depois fincou a quarta colocação em três campeonatos (04,05,08), deixou a Libertadores escapar na última rodada em dois deles (o7 e 09) e quase caiu novamente em 2006, um ponto fora da curva. Flamengo e Corinthians, apesar de terem vencido um campeonato cada, alternaram de mais no período, sendo que o alvinegro paulista, inclusive, amargou um ano na Série B.

O Atlético PR, por sua vez, se afirmou no cenário nacional e, apesar de só ter disputado o título em 04, disputou todas as edições da Série A. O demais cariocas tiveram um desempenho fraco assim como os outros grandes do PR, RS e MG, respectivamente, Coritiba, Grêmio e Atlético-MG, que viram seus arqui-rivais fazerem campanhas muito mais consistentes ao longo desses anos. Daí pra baixo, encontramos o Sport com quatro participações na Série B e apenas três na Série A - mais um novo rebaixamento este ano - e Guarani e Bahia, bisonhos, até com passagens pela Série C - apesar de que o Bugre voltará, ano que vem, a disputar a Série A. Apesar de eu não ter analisado com mais cuidado o desempenho daqueles que nunca foram campeões brasileiros, fica a menção ao Goiás, que disputou todas as Série A de 2003 pra cá com uma média rigorosamente igual a do Flamengo: 1,465.

Nenhum comentário:

Postar um comentário