domingo, 6 de dezembro de 2009

Brasileirão: O Desfecho



O Flamengo, depois de dezessete anos de jejum foi campeão brasileiro, rompendo também com nove anos sem títulos cariocas em brasileirões. Aliás, agora ele se junta ao São Paulo na galeria dos hexacampeões nacionais. O time mereceu, jogou o melhor futebol do Returno e acertou na mosca ao manter Andrade como treinador do time: Querido pelo elenco e pela torcida, tecnicamente capaz e com uma conduta profissional digna, ele não poderia mesmo ser removido - e aí a diretoria flamenguista acertou onde a palmeirense errou feio. Detalhe: O Flamengo foi o campeão com o menor aproveitamento percentual da era dos pontos corridos.

De resto, os meus três favoritos iniciais ao título se classificaram para a Libertadores; Inter, campeão do Turno, São Paulo, sempre perigoso por conta de sua estrutura e o Cruzeiro, vice da Libertadores por azar e só não brigou porque desperdiçou muitos pontos. O meu Palmeiras, por sua vez, não era favorito, mas como os pontos que somou durante a disputa da Libertadores e o impulso dado por Jorginho, arrancou e em dado momento pautou o campeonato até a Diretoria ter dado um tiro no pé ao contratar Muricy - que é um bom treinador, mas entrou no momento errado e da forma errada.

De resto, o Avaí, que eu gabaritava como favorito ao rebaixamento, acabou revertendo isso sob a égide de Silas, o melhor treinador do campeonato. Faltou consistência para o Goiás no Turno e capacidade de jogar fora de casa para o Grêmio. O Corinthians, por sua vez, jogou com o freio de mão puxado por conta do título da Copa do Brasil, mas mesmo sem ele, dificilmente ganharia esse título, afinal trata-se muito mais de um time copeiro do que campeonateiro - se a palavra não existe, acabei de inventar então.

O Santos refletiu sua decadência enquanto Clube depois do fenômeno Robinho e provou que merece uma reforma bem profunda - assim como Luxemburgo continua a demontrar sinais profundos de decadência. Estevam Soares, por sua vez, pode se dizer que salvou tanto o Barueri quanto o Botafogo, ambos os times que ele dirigiu durante o torneio. Dos rebaixados, Náutico e Santo André estavam, em um primeiro momento, entre os meus rebaixáveis. O Sport morreu pelas idiotices de sua diretoria quando não entregou o seu planejamento para Nelsinho. O Coritiba pecou pela falta de defesa e pela irregularidade. O Fluminense fez um campeonato de recuperação exemplar.

Elas por elas, foi o melhor campeonato de pontos corridos que eu vi, mas não foi tão bom quanto poderia ter sido por uma série de motivos, em especial, pelo próprio calendário.

6 comentários:

  1. Hugo,

    Adorei acessar seu blog e me deparar com o escudo flamejante do meu querido Flamengo!

    Na verdade, não ligo muito pra futebol (vc já deve ter notado isso), mas vibrei com a conquista do título por três motivos: primeiro, a vitória da humildade de Andrade (que realmente "veste a camisa") contra a empáfia mercenária de Luxemburgo, Muricy e outros mais;

    Segundo, porque o título acaba com a pretensão de supremacia paulista, que já tomava a forma ridícula de bullying regional;

    E, terceiro, porque, torcendo pelo Flamengo, estou na companhia de Raphael Neves e Bruno Pinheiro - ou seja, de parte do melhor da inteligência virtual brasileira. Agora só falta vc virar bandeira (rs....).

    Um abraço,
    Maurício.

    ResponderExcluir
  2. Maurício,

    Olha que eu sou palmeirense e gosto do Vasco no Rio! Mas o que é certo é certo: Como amante do futebol acima de tudo, eu creio que o título do Flamengo foi merecidíssimo diante da inconstância de São Paulo e Inter e da postura do Palmeiras de Muricy na reta final - acho que o divisor de águas do torneio se deu quando a diretoria palmeirense decidiu contrata-lo, se as coisas tivesse ficado nas mãos de Jorginho, creio que pelo menos até a Libertadores teríamos chegado...Mas como eu vivo repetindo: O problema do Palmeiras é mais embaixo...

    abração

    ResponderExcluir
  3. Foi uma vitória muito bonita mesmo, Priscila!

    ResponderExcluir
  4. Sou corinthiano, mas longe de ser 'roxo', não dou muita bola (literalmente, confesso que sou um tremendo dum perna-de-pau), mas quando não tem 'nada' passando na TV ligo nos jogos. No Rio eu gosto do Botafogo, ainda bem que escapou do rebaixamento - se lhe é de algum consolo, Hugo, o Timão provavelmente vai dar vexame na Libertadores ano que vem, também, desmontaram a equipe depois da Copa do Brasil.

    Tenho acompanhado o torneio Rio/São Paulo de showbol, o descompromisso desse esporte 'bastardo' é uma verdadeira benção em relação ao burocratismo do futebol 'de verdade' atual.

    ResponderExcluir
  5. Luis,

    Eu já vou numa direção contrária: Creio que o Corinthians tem sim belas chances de fazer uma boa Libertadores; Mano Menezes montou um time copeiro que chega no torneio sul-americano com a sua maior chance em anos. Sobre o burocratismo do futebol, já está enchendo, mas vale a pena debater sobre tema: Tudo, desde o inocente esporte das massas até a política estudantil estão cada vez mais engolfados por uma maré de burocracia - estaríamos em um pesadelo kantiano?

    ResponderExcluir