segunda-feira, 20 de abril de 2009

Saldo dos estaduais

Queimei minha língua em São Paulo e no Rio. O Santos deu um baile no Palmeiras e o Corinthians fez o mesmo contra o São Paulo. O Botafogo não definiu o título.

É interessante ver como Neymar e Paulo Henrique entraram bem nesse time do Santos juntando-se a Madson, Rodrigo Souto e Kléber Pereira todos sob o comando do sóbrio Vagner Mancini - mesmo que tenha errado no prognóstico, não custa lembrar que eu elogiei esse time do Santos em um momento em que nem mesmo os santistas tinham coragem de fazê-lo. Do lado verde, Luxemburgo, em algum momento dessa temporada, perdeu o controle da situação assim como aconteceu no Brasileiro do ano passado. A equipe surpreendeu no comecinho, mas depois caiu de produção e o seu treinador sequer chegou a constatar ou admitir o problema até o momento fatídico da eliminação - que deve se repetir na Libertadores, a menos que ocorra um milagre.

Do lado corintiano, fica o elogio ao time mais focado desse torneio; mais do que qualquer um outro, o Corinthians quer vencer esse campeonato e a consistência que o time vem demonstrando nos clássicos esse ano (3 vitórias e 2 empates) assim como a força de sua defesa (16 gols sofridos em 21 jogos) são as credenciais para o seu favoritismo no melhor estadual em anos. Mano Menezes, por sua vez, repetiu o nó que deu em Muricy na Libertadores 07 quando treinava o Grêmio e por enquanto é o melhor técnico do torneio. Quanto ao São Paulo, o time fez um belo primeiro tempo, mas faltou a presença de um meia com brilho para simplificar o jogo e decidi-lo; por melhor que seja Hernanes, volante das antigas que sabe - e como - sair jogando, o fato dele - e não um meia de origem - jogar com a dez é sintomático. Ainda assim o tricolor é um dos três favoritos para o Brasileirão, torneio longo onde não há surpresa que tenha fôlego até o fim.

No Rio deu Flamengo, com um gol contra. Ainda assim, acho que o Botafogo é mais organizado e Cuca tem muito o que provar em horas de decisão, mesmo que tenha nas mãos um time melhor.

No Sul, o Inter, como era de se esperar, foi campeão ao vencer o segundo turno - 8x1 épico sobre o Caxias - eliminando a decisão, posto que ganhou o primeiro turno. Cá entre nós, olhem para o Inter: Esse time com D'Alessandro, Nilmar, Taison, Guiñazu, Kléber e Magrão é hoje, sem sombra de dúvida, o melhor do Brasil. Desde que venceu a Libertadores 06 em cima do São Paulo, o Inter levantou o caneco de todas as competições internacionais oficiais possíveis; além da Libertadores, venceu ao Mundial, Recopa Sul-Americana e a Sul-Americana do ano passado. Mas não venceu o Brasileiro; um vice controverso - e injusto - em 2005 e um vice inesperado em 06 quando se preparava para o mundial que seria campeão. Acho que esse ano, se não ocorrer um desmanche, pode ser a vez do Inter.

Em Minas, pra variar teremos Cruzeiro e Atlético-MG. Fazia tempo que os grandes de BH não montavam duas equipes tão boas ao mesmo tempo. Vai ser uma grande final, mas a raposa possui o favoritismo - aliás, eu veria o Cruzeiro como um dos favoritos até mesmo para o Brasileirão junto com Inter e São Paulo.

Em Pernambuco, o Náutico foi valente, lutou, mas só arrancou o empate contra o melhor time do Sport em muitos anos - relativamente o melhor da história, levando em conta onde chegou. A diretoria alvirubra contratou bem, mas os problemas para pôr os atletas em campo, a condição física de muitos deles e afins acabaram com qualquer possibilidade de título. O que será nesse Brasileirão? O Náutico vai precisar trabalhar duro para não passar o torneio inteiro lutando contra o rebaixamento. O Sport, se não for desmontado, briga para ficar entre os quatro.

5 comentários:

  1. Mayra,

    Agradeço a proposta, mas esse blog é pessoal e não foi criado com nenhuma pretensão financeira - para você ver, ele sequer tem Google Adsense.

    obrigado e tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Hugo, obrigado por comentar no meu blog, o 'Guerrilheiro do Entardecer'. Mas, como eu pretendo utilizá-lo mais para comentários sobre História, Economia e Política, principalmente, eu resolvi criar um outro sobre Futebol propriamente dito. Fique à vontade para entrar lá e comentar, pois você é sempre bem-vindo.


    E o link do mesmo é esse aqui.

    http://futebolefantasia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Marcos D.,

    Aparecerei lá com certeza.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. voce na minha opinião na analise do time do santos esqueceu de citar a zaga formada por fabão e fabiano eller que deu estabilidade defensiva ao time,coisa que faltva e muito ao santos nas últimas competições,abraços,ronaldo.

    ResponderExcluir
  5. Ronaldo,

    Você tem razão sobre a minha omissão, é que eu sempre considerei a zaga do Santos boa - mesmo diante do mau Brasileirão do ano passado - e o seu melhor rendimento seria, como foi, uma mera questão de acerto tático mesmo. A atuação da zaga santista frente ao Palmeiras foi, sem dúvida, muito boa.

    abraços

    ResponderExcluir