sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Aniversário d'O Descurvo

Há um ano atrás, este blog teve início. De lá pra cá, foram 253 postagens. Passei por altos e baixos, fiz correrias inacreditáveis para continuar postando, mas sempre tentei manter-me fiel à ideia fundante deste espaço: Fomentar o debate e provocar a reflexão em relação a todo esse fluxo informacional que nos sufoca diariamente. Não é uma tarefa nada fácil - e é assim que ela deve ser encarada, sem se perder no idealismo nem no niilismo, dando um passo de cada vez e chamando as pessoas para construírem junto. Estivemos juntos acompanhando momentos que vão desde o protesto contra a ditabranda até o golpe hondurenho, sempre provocando um cadinho e chamando para o debate. A blogosfera é um meio profundamente dinâmico e um ano aqui equivale a décadas no "mundo real" - seja lá o que isso signifique -; quando eu lembro que a minha carreira de comentarista obsessivo-compulivo de blog tem só dois anos e meio, e que eu escrevo aqui há apenas um, chega a ser chocante. Nesse período, não acho que a blogosfera evoluiu qualitativamente, muito pelo contrário, em muitos momentos ela me preocupa -  e do mesmo modo, eu sou cada vez mais crítico em relação ao que eu escrevo e ao que eu estou fazendo nesse espaço. Espero continuar aqui por mais um bom tempo ou pelo menos enquanto eu continuar achando que ainda faço alguma diferencinha por aqui - dentro da minha humilde pequenez -, sigamos juntos, portanto e matemos os nossos leões de cada dia.

Um abraço

12 comentários:

  1. Hugo,

    Certamente O Descurvo é um espaço que faz diferença.

    Meus Parabéns. Sinto orgulho de ter acompanhado boa parte dessa sua jornada.

    Imagino que vc esteja com alguma bronca de mim, possivelmente por conta do post sobre o Casoy, mas dei minha opinião sincera sem fulanizar ou agredir ninguém. Continuo lhe admirando muito.

    Um abraço,
    Maurício.

    ResponderExcluir
  2. Grande Hugo!

    Concordo com o Maurício. Este espaço é ótimo e fomenta bons debates. Nem sempre estou aqui para comentar, mas sempre acompanhando. Vida longa a O Descurvo.

    Abraços,

    Marcelo Costa.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, pessoal, não respondi ainda porque postei e fui dormir - e dormi muito, estava cansado demais com os afazeres do CA.

    valeu

    ResponderExcluir
  4. Huguito,

    Parabéns pelo seu blog...e tudo o que vc escreve deixa evidente o quanto de LUTA vc é companheiro....

    ResponderExcluir
  5. "Huguito"...quem seria esse anônimo - ou anônima? Ora, Mariana, identifique-se! hahaha obrigado e um beijão

    ResponderExcluir
  6. Grande Hugo!

    Quisera eu ter igual habilidade na escrita e manter um blogão como o seu, é um dos melhores da blogosfera tupiniquim.

    Desejo felicidades até às 17h00 de hoje, seu parmerense! ;)

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Luis, quem me dera eu ter toda essa habilidade ;-)

    Tudo de bom até as 17:00, aí o bicho pega!

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns Hugo. Nesse ano que passou, onde muitos blogueiros encerraram suas atividades (neste ano quem resolveu encerrar foi o Hermenauta), é bom saber que você continua a nos presentear com seus ótimos textos, onde só encontro um problema: são tão bem amarrados e construídos que não nos sobra "deixas" para poder comentar. Se é para postar somente elogios, prefiro deixar para posts como este, e já deixando bem claro que quando meu RSS avisa sobre um novo post seu, já acesso com a certeza de que farei uma boa leitura.

    Novamente, meus parabéns, e pelamordedeus, não deixe o barco precocemente!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Paulo,

    Nossa cara, que honra! E, sim, me preocupa muito esse momento da blogosfera brasileira, eu mesmo estava conversando com o nosso amigo Alexandre Nodari por esses dias sobre esse assunto: Há fatores como o empobrecimento do debate de um lado, a desistência de alguns blogueiros importantes de outro - e o impacto desse segundo fator sobre a nossa teia. Em muitos momentos, eu me sinto desestimulado com essas coisas, mas alguns debates que a gente realiza por aqui acabam dando uma injeção de ânimo providencial (além da lembrança de que, afinal de contas, mais do que uma questão de liberdade de expressão, esse negócio também envolve um dever político). É claro que pessoalmente é difícil, a correria da vida contemporânea, os nossos próprio dramas e o trabalho que isso tudo dá - principalmente por aqui, onde eu acabo indo na contramão da ideologia sitemeterista, abordando questões de um modo que nem sempre as pessoas aceitam ou entendem (porque muito além das visitas, meu objetivo é gerar debate franco e aberto mesmo). Por enquanto estou aqui, sempre nadei contra a correnteza e não vai ser agora que isso vai mudar - No fim das contas, espero aguentar esse momento e continuar blogando (ainda mais num ano importante como esse) e só largar isso daqui se for para um meio que expanda a possibilidade do debate de ideias.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Hugo,

    Parabéns pelo blog! 253 postagens em apenas um ano não é para qualquer, um! Eu que o diga, mal cheguei a 100 postagens no mesmo período. Ainda mais artigos pertinentes e de qualidade. Já disse isso uma vez, num comentário lá atrás e vou repetir de novo: Quando crescer quero escrever que nem você.

    Eu escrevi um comentário enorme sobre O Descurvo e sobre a blogosfera. Escrevi diretamente na caixa de comentário (eu já tinha prometido a mim mesmo não fazer mais isso)e não salvei. Resultado? Reiniciei a página não sei como e perdi tudo, TUDO! Rapaz, que raiva! Eu até pensei em reescrever, mas não ia sair igual.

    Que O Descurvo _ e seu autor _ continuem brilhando na blogosfera por muitos e muitos anos. Aprendo muito com seus posts.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  11. Edu,

    Muito obrigado! Rapaz, eu acho que eu nem mereço tanto, mas estamos aí ;-)

    E, sim, manter um blog é coisa de louco mesmo, a gente que mantém um bem o sabe - mas às vezes compensa como por exemplo em bons debates como os muitos que eu mantive com o amigo, um excelente e incansável debatedor, ao longo desse um ano de blog.

    abração e continue publicando no Conversa de Bar.

    ResponderExcluir