sábado, 24 de abril de 2010

O Futebol Nacional às Vésperas da Copa

A Copa do Mundo da África do Sul se aproxima com o time treinado por Dunga como mais um dos favoritos, junto com a Inglaterra e a Espanha. A Holanda e a Argentina também estão por ali - e não nos enganemos com o time e Maradona, não é pelo motivo dele ter chegado à Copa aos trancos e barrancos que ele não possa chegar lá; basta ver o exemplo do Brasil de Felipão. No duro, no duro mesmo a África do Sul é mais casa neutra do que o Japão e a Coreia - ou mesmo os EUA - foram. Nem o torcedor local mais fanático consegue imaginar sua seleção vencendo a Copa do Mundo, basta ver todos os problemas que ela teve no intervalo entre as copas e a dificuldade histórica do futebol sul-africano se afirmar. Por outro lado, as principais competições clubísiticas vão se aproximando do fim. Vamos a uma breve análise:

Libertadores

Todos os brasileiros seguiram para a fase posterior e fomos o país a emplacar mais times nas oitavas - apesar dos pesares, claro: Pouca gente jogou bem. Corinthians X Flamengo nas oitavas é um duelo que nunca vai deixar de abalar as estruturas, mas as equipes, na atual temporada, mostraram um futebolzinho pouco consistente e regular: Enquanto o primeiro ficou de fora da segunda fase do Paulistão, o segundo, mesmo tendo o melhor elenco do futebol carioca, foi superado nas duas finais dos dois turnos pelo Botafogo, provando ter dificuldades em superar qualquer adversário que, embora inferior tecnicamente, saiba jogar com seriedade. Eu ainda apostaria no Corinthians, ainda que ache que dificilmente o time paulista leve o torneio. Acho que o São Paulo passa bem - mas não tão folgado pelo Universitário - e o Cruzeiro passará sofrendo pelo Nacional - num suposto confronto entre os dois, o time de Minas levaria uma boa vantagem pela moleza do time paulista, na atual temporada, em jogos pesados. O Inter também passa pelo Banfield e mesmo jogando um futebol mais discreto do que na temporada passada, o time me parece mais competitivo este ano - mas tudo depende muito do que pode acontecer na decisão do Gaúcho contra o Grêmio, uma derrota ali pode produzir um impacto psicológico negativo para a Libertadores.

Copa do Brasil

O grande jogo das quartas de final, sem dúvida, será Santos e Atlético-MG. Enquanto o primeiro é a melhor equipe do Brasil atualmente, o segundo é fruto de mais um trabalho competente de Luxemburgo - depois de um ano e meio fazendo besteira por onde passou (Palmeiras e Santos ), ele finalmente resolveu botar os pés no chão e trabalhar. Evidentemente, o time paulista é favorito, mas vai ter de jogar com seriedade para levar. O vencedor desse jogo pega aquele que levar outro confronto enroscado: Grêmio e Fluminense. Ainda que o Flu tenha um time melhor, as incertezas pela crise decorrente da má campanha no carioca - que deram na demissão de Cuca - podem atrapalhar o time contra o Grêmio de Silas - que acabou tendo seu trabalho atrapalhado por uma série de lesões no elenco. Eu aposto no primeiro, por ser mais copeiro. Do outro lado da chave temos Vasco x Vitória e Palmeiras x Atlético-GO. No caso do primeiro confronto, o Vasco que retornará este ano para a Série A não anima, muito pelo contrário, fez uma campanha muito ruim no Carioca e vem se arrastando por aqui enquanto o Vitória, que está na final do Baiano, chega às quartas da Copa do Brasil depois de sapecar boas pancadas no Náutico e no Goiás e é favorito, ao meu ver. Do outro lado, o Palmeiras, que a despeito do bom elenco, fez uma péssima campanha no Paulistão - onde, curiosamente, só jogou bem nos clássicos - e pega o Atlético-GO, que já foi uma surpresa subindo ano passado para a Série A e agora vem jogando bem na Copa do Brasil; o verde é favorito, mas não será fácil, pior do que isso, mesmo sendo o melhor elenco, no papel, desse lado da tabela, ele vai precisa melhorar muito para chegar à decisão.

Estaduais

Em São Paulo, o Santos é favorito contra o Santo André, mas se não entender que o seu adversário não está aí à toa, vai acabar tendo uma surpresa muito negativa - é sério, não dá para entender como um time como Santo André, que foi tão mal no Brasileirão passado, passou a jogar um futebol tão redondo no estadual, quem o viu jogando, sabe que não foi um acidente ele ter chegado aí. No Rio, o Botafogo, merecida e surpreendentemente venceu os dois turnos e levou antecipadamente. Em Minas, Vandeco Luxemba emplacou o Atlético-MG na decisão contra o Ipatinga e deve levar, com algum sufoco, mais essa. No Rio Grande do Sul, teremos a melhor final com Grenal, eu aposto no Inter, mas não é nada fácil. No Paraná, o Coritiba foi mais um que caiu e depois resolveu jogar bola, ganhando o título de forma surpreendente. Em Santa Catarina, Avaí e Joinville fazem a final, eu fico com o primeiro. Na Bahia, teremos Ba-Vi, mas o Vitória me parece mais equipe agora. Em Pernambuco, depois de uma longa primeira fase de dois turnos, o Sport liderou confortavelmente, mas não conseguiu vencer o Náutico em nenhuma ocasião (0x0; 0x2) e isso acaba sendo o ingrediente para animar essas finais - onde ele pega o Central, quarto colocado, e Náutico e Santa Cruz se enfrentam do outro lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário