domingo, 13 de fevereiro de 2011

Uma Revolução de Multidões dentro de uma Multidão de Revoluções

Um ramalhete, não uma flor*
é o que está acontecendo agora no Egito e pode acontecer na Argélia, mas também no Iêmen ou, quem sabe, em mais lugares do mundo árabe. A onda começou na Tunísia, como anotamos, onde alguns ciberativistas fizeram multidão e o gesto de sacrifício do vendedor de rua Bouazizi - também enfatizado por Diego Viana no Amálgama -, ao pôr fogo no próprio corpo, trouxeram à tona a nudez do Regime, cuja consequência não foi apenas a queda do ditador - seguida da luta que agora se trava pela democratização -, mas também um efeito que ecoou pelos seus vizinhos árabes: Mais importante do que a mensagem dos tunisianos para seus vizinhos, de que a ditadura e a submissão ao imperialismo não são mais aceitáveis, é o sentimento que partiu da Tunísia que realmente conta; tanto o sacrifício de Bouazizi quanto a ação dos ciberativistas produziram uma faísca que restituiu parte da vida daquelas pessoas, o suficiente para aqueles tiranos perderem a capacidade de entristecerem seus súditos, o que, como Spinoza nos ensinou, é fatal. Os eventos em tela colocam em xeque a Filosofia da Consciência - mesmo a libertária - na qual estivemos embebidos durante tanto tempo; embora pobres, aqueles países não são os mais pobres - nem os mais desiguais - da África, tampouco o que deflagrou o processo foi alguma massiva campanha de esclarecimento popular - como se a opressão já não fosse sentida nos corpos -, o que muda aqui, reitero, é o desejo revolucionário e como ele foi despertado aqui.

Como sabemos desde Platão, a Política é uma técnica no sentido antigo da palavra, o que, trocando em miúdos, trata-se de uma espécie de intervenção criativa do homem no seu ambiente - cujo fim atende à sua sobrevivência imediata ou não - por meio da qual ele amplia sua própria força, realizando necessidades suas que, no entanto, sozinho ele não conseguiria. A Política permite que nosso corpo se articule com tantos outros corpos e crie um corpo maior no qual o individual e o coletivo são as suas duas dimensões; A multidão feita na Tunísia produziu uma vibração que pôs o corpo da Tunísia em contato com os demais corpos próximos, afetando-os inexoravelmente. Aquilo que era uma Revolução de multidões na Tunísia deveio uma Multidão de revoluções, onde corpos gigantescos - co-habitados por corpos humanos - estão em ebulição, é o "Nós somos Um" gritado por muçulmanos e cristãos, unidos, no Egito. A esse respeito, cabe um mea-culpa da nossa parte: Tratamos a Revolução Tunisiana, a princípio, como Revolução do Jasmim, um equívoco, sem dúvida; não é uma flor, mas sim um ramalhete - como era um ossário e não um osso aquilo Jung viu no sonho, embora Freud insistisse no contrário -, falemos, portanto, em Revolução dos Jasmins a partir de agora. Compreender a multiplicidade aqui e a articulação da parte com o todo, é fundamental

O desafio tunisiano não será nada pequeno; sobre isso é importante ler o belíssimo Carta a um Amigo Tunisiano, onde o filósofo italiano Antonio Negri escreve a um ex-aluno, relembrando as conversas que eles tiveram, há vinte anos, sobre o país natal do segundo, suas dificuldades, suas potencialidades e a tarefa enormíssima de democratizar a Tunísia que se impõe no aqui e agora. Todavia, existe um vento que sopra a favor dos tunisianos e que corresponde à ausência de organizações políticas que se assentam sobre o extremismo religioso e, por outro lado, a força das organizações de estudantes universitários e de trabalhadores, cuja participação nesse processo foi decisivo. É verdade que o ditador foi-se, mas a velha elite segue dentro e às voltas do Poder e é forte, não nos iludamos, mas é bastante positivo que as organizações que se insurgem contra a Ordem sejam como são - sim, o processo tunisiano demorará anos e não será feito apenas de vitórias, ainda mais dentro dessa conjuntura mundial, mas ele caminha bem. Isso é um pouco diferente do Egito, onde o movimento revolucionário local conseguiu expulsar o ditador Mubarak há dois dias, como noticiado neste blog, mas apesar da força dos manifestantes, a presença de organizações fundamentalistas - logo, reacionárias e meramente golpistas, que se aproveitam desse momento enquanto parasitas para se apoderarem do Poder consiste em um desafio extra para a Revolução em curso, seja porque isso é vendido enquanto fantasma fora do país ou porque é, de fato, problema objetivo para os libertários do Egito.

Cristãos protegem muçulmanos na ora da prece
Como anota Slavoj Zizek, em recente artigo no Guardian - cuja versão traduzida pode ser encontrada aqui no Diário Liberdade -, o caso egípcio não se compara ao caso iraniano de trinta anos atrás: Enquanto lá o levante tinha um caráter islâmico com a participação de forças laicas - não custa lembrar que em 1978, comunistas e nacionalistas laicos eram minoria frente aos setores puramente religiosos e nacionalistas islâmicos -, no Egito, assistimos a um levante laico com a participação de grupos islâmicos radicais - e a presença de cristãos protegendo muçulmanos enquanto eles rezam nos parece um argumento razoável nesse sentido. Ademais, o pensador esloveno acerta belas provocações na sua fala, a primeira sobre a intraquilidade dos conservadores ocidentais, os arautos da civilização, diante dos protestos é marcante. Cá da nossa parte, acompanhamos Zizek e ainda acrescentamos: A situação atual chega a ser um golpe mais contundente para neoconservadores - e mesmo liberais - do que a Crise Econômica Mundial na medida em que a derrubada  de líderes "do tipo monarca" - e não os párias que eles forjam por meio do grande Consenso - somada aos seu temor inescondível em relação às reivindicações econômicas concretas dos manifestações produzem, irremediavelmente, um impacto maior do que a falência de intrincados programas econômicos. 

Comemoração da denúncia de Mubarak - Pedro Ugarte
Os setores americanófilos, seja na civilização ou por aqui, deliram até uma participação americana no bom andamento da Revolução - como se não estivéssemos falando de um regime como o de Mubarak, sustentado há trinta anos por subsídios bilionários vindos de Washington - ou como se essas preocupações com os rumos da "democracia" fossem críveis, como se o Egito não fosse uma Ditadura (como Zizek acentua) e, ainda, como se não fosse ridículo usar a existência da Fraternidade Muçulmana enquanto fantasma como se, olhem só que ironia, os Estados Unidos jamais a tivessem financiado para combater o nacionalismo laico de Nasser. As únicas pessoas interessados em vender a Revolução Egípcia como uma nova Revolução Iraniana, salvo equívocos de compreensão, são o próprio regime iraniano tentando se legitimar e os setores hegemônicos do ocidente tentando deslegitima-lo. Por ora, as forças revolucionárias estão em vantagem e algo novo e bom está em curso, como nos lembra o nosso amigo Bruno Cava.



*imagem retirada daqui


Atualização das 19:58: Segundo nos informa Juan Cole por meio do seu blog, a Constituição Egípcia foi suspensa pela Junta Militar que neste exato momento governa o país. Um ponto fundamental para se compreender os próximos desdobramentos da Revolução Egípcia é manter os olhos nos militares do país: Poderosa instituição política, destino de boa parte dos bilhões de dólares dos subsídios americanos, as Forças Armadas do Egito não reprimiram com força os manifestantes, mantendo sua popularidade alta enquanto Mubarak desabava por si só. Isso não chega, ao nosso ver, a ser uma ditadura militar; um golpe militar propriamente dito aconteceria se Mubarak tivesse sido derrubado por uma intriga palaciana com o apoio dos militares locais, não por milhões de pessoas nas rua. A questão aqui é outra, se o processo revolucionário será abortado pelos militares envolvidos no comando do país ou se eles apenas assumiram o controle da máquina respeitando a vontade da multidão, enquanto eleições livres não ocorram. Portanto, esqueça os fantasmas, a instituição que pode sabotar a democratização do Egito é as Forças Armadas.


10 comentários:

  1. Hugo,

    Não lembro onde, mas já li que haveria uma rivalidade nada pequena entre os militares egípcios e as forças de segurança ligadas ao ditador Mubarak e que eles chamam de polícia. O efetivo dessa polícia seria de um milhão e meio de homens, maior que a das forças armadas. O fato dessa polícia ter se dedicado na prepressão aos manifestantes muito mais que os militares e de ter mostrado fidelidade ao governo até o último momento, contrastando com a aparente neutralidade das Forças Armadas pode ser um bom sinal. Mas como você bem escreveu, vai saber...

    Com a dissolução do Parlamento e a revogação da constituição os Egipcios colhem os primeiros frutos da Revolução, depois da queda de Mubarak, claro. Que haja mais e boas colheitas daqui pra frente.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Sim, Eduardo, eu creio que essa informação procede - ou pelo menos a alta hierarquia militar liderada por Mohamed Tantawi nutre uma rivalidade grande em relação aos alto hierarcas do serviço secreto, notadamente por Omar Suleiman, o vice-presidente inventado por Mubarak em seus últimos dias. Eu não sei exatamente o tamanho das forças de segurança do Egito, mas certamente elas somam um contingente gigantesco - como é uma constante em ditaduras -, onde os serviços secretos tem íntima ligação com a Ditadura e o esquemão com o Ocidente e as Forças Armadas são uma instituição popular e com atuação política marcante - cumprindo também missões de atuação em tragédias naturais e crises de fome. No atual momento, o Egito vive um momento zero, a ordem anterior desabou e não há nada no seu lugar - nem existe sequer uma nova Ditadura -, em termos jurídicos suspenderam o Estado de Exceção no qual o país se encontrava e o que há é o Poder Constituinte Originário nas ruas. Eu não acredito que os militares egípcios vão tentar a partir de agora reprimir as manifestações, mas é possível que essa transição mediada pelas fardas possa marcar essa tentativa de saída pelo alto, o mudar algo para que nada mude que eu tenho denunciado aqui desde a fala de Obama - que agora tenta surfar na onda da queda do ditador que ele financiou durante todos os anos de seu mandato. Seja como for, estou com Zizek nessa: As coisas podem terminar até mal, mas elas nunca mais serão as mesmas no Norte da África, isso para não dizer o mesmo, nesse sentido, o paralelo com o leste europeu do fim dos anos 80 - processo do qual ele é um dos melhores analistas - é inteiramente válido.

    abração

    ResponderExcluir
  3. Agradeço por este e todos as outras análises feitas no "Descurvo". Nunca me senti tão instigada a compreender os processos que se dão no continente africano. Além de absorver os ricos conteúdos, sinto uma aragem me levando como ser humano. Quando a Banda Larga estará disponível, permitindo que milhões de brasileiros -alijados do conteúdo desta mídia - possam ter acesso a tal conteúdo, aumentando suas chances de absorver a História,e nela se situarem como cidadãos em seu próprio país? Que venha rápido, nesses anos da Presidenta Dilma!

    ResponderExcluir
  4. Mais uma excelente análise, Hugo. Esperemos para ver até onde os militares egípcios - envolvidos até o pescoço com os americanos - conseguem controlar um processo pacífico de transição democrática. Acho fundamental que as pessoas parem de cair nesse conto do vigário que é demonizar grupos fundamentalistas como necessariamente terroristas. Quando o Hamas aceitou o jogo democrático e ganhou as eleições em Gaza, os limites de uma democracia controlada ficaram claros: os caras toparam o jogo democrático e descobriram que os palestinos podem votar e candidatar-se livremente, desde que nunca ganhe alguém inconveniente a certos interesses externos. Eu não tenho a menor simpatia por qualquer tipo de fundamentalismo religioso, mas acho que eles deviam ter a legitimidade do tamanho do apoio popular livre que eles conseguirem ter em um sistema democrático livre. As ações violentas são quase que invariavelmente resultado do fechamento completo de outras opções políticas e a repressão violenta um verdadeiro banho de gasolina na fogueira. Os países árabes precisam mesmo aproveitar que os EUA não tem no momento capacidade militar para intervir nem em pequena escala além do atoleiro do Afganistão.

    ResponderExcluir
  5. Pontual o teu artigo, amigo. A revolução dos jasmins teve seu início fulminante na Tunísia e se mostrou intenso ao vencer os 18 dias para a queda de Mubarak. Também acredito que haverá um espaço democrático futuramente no Egito, dentro das próprias contradições do regime, a alternância do poder em vários instantes, mas jamais o fundamentalismo de um Irã de 79. Torço mais para que haja o laicismo e uma república nacionalista, mas não ufanista, com espaço para mais revoluções internas e pós-capitalistas. E que este fogo continue queimando no mundo árabe, atingindo todas demais tiranias.

    ResponderExcluir
  6. Ignez,

    Obrigado pelas palavras e, sim, Banda Larga é fundamental. É muito complicado pensar na "democratização" de meios de comunicação como Televisão ou Jornais porque sua forma de comunicar é, por natureza, um monólogo: O emissor diz para a massa - e a massa, por sua vez, rumina. Internet, por natureza, pressupõe interação, logo, a saída passa por aqui. Não resta que um dos motivos pelos quais eu votei em Dilma foi a necessidade de um Plano Nacional de Banda Larga includente, disposto em ampliar o acesso - e a qualidade - à rede e não apenas e tão somente o lucro das empresas. Espero que ela toque isso e tudo dê certo.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Paulo,

    Obrigado. Sim, é uma questão complicada: Religioso não é necessariamente "fundamentalista", nem um "fundamentalista" é um terrorista por natureza. Talvez eu seja um pouco mais antipático do que você em relação a esses grupos extremistas - seus planos, sua atuação, mesmo sua origem -, mas é claro que existe uma pequena coisa chamada cinismo, que faz as mesmíssimas pessoas que deslegitimam todo o processo revolucionário por conta de uma parte da oposição àquelas ditaduras, de repente, negarem o próprio imperialismo - o europeu e, depois, o americano - e, não raro, o envolvimento de governos ocidentais no financiamento dessas organizações.

    abraços

    ResponderExcluir
  8. DanDi,

    Obrigado, meu velho, nossos desejos para o Mundo Árabe estão em perfeita harmonia. Eu acredito que as coisas possam até dar errado no Maghreb, mas não pelos motivos nem da mesma forma - duvido até se na mesma intensidade. É preciso que se diga que os riscos existem, mas também é necessário dizer que até alguns meses atrás a "comunidade internacional" estava plenamente satisfeito com o estado de coisas daqueles países e com aquelas ditaduras, mas agora, de repente, ele se mostra preocupado com a "liberdade". Torço para que nossos amigos árabes superem as adversidades.

    abraços

    ResponderExcluir
  9. Olha só o Hipocrisil© Clintoniano:
    http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-12461899

    É tão descarada a hipocrisia dessa senhora que o texto atual foi 'recortado' no site da BBC. No artigo original, ela acusa o regime iraniano de 'hipócrita' ignorando que na realidade o mundo árabe é, atualmente, simpático aos persas.

    ResponderExcluir
  10. É até difícil comentar isso, Luis. Honestamente, eu não tenho mais esperanças com os EUA, é um caso de fim da linha mesmo.

    abraços

    ResponderExcluir