quinta-feira, 6 de maio de 2010

Análise do Brasileirão 2010

O Campeonato Brasileiro do ano passado tinha três favoritos - Inter, Cruzeiro e São Paulo - que tropeçaram nas suas próprias pernas e, apesar da classificação para a Libertadores, deixaram o título para o Flamengo que, muito embora tenha vencido o Estadual daquele ano, corria por fora da disputa. Acertou a diretoria em manter o técnico Andrade - que ora jaz demitido - e entre os trancos e barrancos rivais, deu, pela primeira na era dos pontos corridos, um carioca. O Palmeiras, que também iniciou como azarão naquela ocasião, foi o time que mais tempo passou na liderança, mas jogou o título pela janela num misto de falta de capacidade de decisão do elenco, crise de dirigência e contratações erradas. A grande surpresa ficou mesmo por conta do Avaí treinado pelo técnico Silas, que terminou o torneio na sexta colocação. O Grêmio Barueri - agora, Grêmio Prudente - surpreendeu ao se manter na Série A. Dos times que ascenderem à Série A em 08, apenas o Santo André foi rebaixado, fazendo companhia para o Náutico - que depois de ano campengando, caiu -, Sport - que por problemas internos caiu - e Coritiba - que não era favorito ao rebaixamento, mas surpreendeu. Assim como no passado, analisarei equipe por equipe, pela ordem de classificação no ano anterior mais os quatro que subiram da Série B ano passado, tentando ser honesto e sem medo de errar.

Flamengo: O Atual campeão fez um Carioca pífio, onde, apesar de ter o melhor elenco, acabou perdendo a final dos dois turnos para o disciplinado Botafogo - na Libertadores, o time está nas quartas, mas faz uma campanha apenas mediana. O time conta com jogadores como Vagner Love, Adriano e Kleberson, estará na parte boa da tabela, mas eu apostaria nele muito mais para brigar por classificação para a Libertores do que para o título.

Inter: Apesar do bom elenco, o time prossegue inconstante como no passado e nem a contratação de Jorge Fossati para treinador mudou isso. A equipe perdeu o gaúcho para o rival Grêmio e oscila na Libertadores, para mim nem briga por Libertadores.

São Paulo: Ricardo Gomes ainda não acertou a mão e não sei se acerterá, apesar do bom elenco, o time não venceu um clássico no ano e nos jogos decisivos tem falhado. Evidentemente, por ter uma estrutura excepcional e pelo já referido elenco, deve brigar por vaga na Libertadores, mas falta muito coisa ainda - padrão de jogo, organização tática etc.

Cruzeiro: Apesar da oscilada que lhe tirou da disputa do título mineiro, a raposa tem elenco e consistência tática suficientes para brigar pelo título brasileiro - seja pelo Adílson que continua no comando da equipe, quanto por jogadores como Kléber, Gilberto e Thiago Ribeiro.

Palmeiras: A situação é dramática, a equipe, paradoxalmente, fez bons clássicos no seu estadual, mas foi horrível contra os pequenos, terminando na vergonhosa 11ª posição. Depois veio a eliminação frustrante na Copa do Brasil. Temos uma (aparentemente) eterna crise política do clube chegando a níveis assustadores, um elenco que não tem química - em que pese não ser, em essência, ruim - e a ansiedade da torcida para voltar a disputar títulos de ponta, o que é um belo ingriediente para o desastre. Ainda que o rebaixamento não possa ser excluído, a hipótese de ficar pelo meio da tabela com um time de garotos parece a mais provável.

Avaí: Depois do bom campeonato do ano passado, o time catarinense deu um enorme trabalho para o Grêmio na Copa do Brasil e de quebra levou seu estadual. O time de Péricles Chamusca novamente deve ficar do lado de cima da tabela.

Atlético-MG: O Galo já tinha um bom time no ano passado e faltou só um pouco mais de equilíbrio para chegar à Libertadores. Com a contratação de Vanderlei Luxemburgo para ser treinador e de jogadores como Muriqui - que vieram a se somar a Diego Tardelli, Ricardinho e Júnior -, o alvinegro levou o Mineiro deste ano e travou dois confrontos eletrizantes contra o Santos na Copa do Brasil - que, a muito custo, resultaram na sua desclassificação. Briga sim pelo título.

Grêmio: Depois da façanha de ter levado o Avaí à sexta colocação do Brasileirão 09, Silas foi parar no Grêmio, onde conquistou o Gauchão e está na semi da Copa do Brasil. Com elenco com jogadores como Douglas, Jonas, Borges e Rochemback, a equipe luta pelo título.

Goiás: Ano passado, o esmeraldino chegou a assustar, mas depois perdeu o fôlego e foi parar no meio da tabela - por motivos que envolvem os reforços que a equipe ganhou no meio do torneio e desestabilizaram o elenco. Neste ano, a equipe foi atropelada tanto no seu estadual quanto na Copa do Brasil e tenta renascer das cinzas com Leão. Briga por vaga na Sul-Americana.

Corinthians: Sofre da maldição do centenário, fez uma campanha ruim no Paulistão e afundou na Libertadores. O elenco atual é fruto daquilo que restou do time campeão da Copa do Brasil e do Paulistão 09 somado a contratações boas que, no entanto, foram realizadas sem critério. Falta ânimo e padrão de jogo e mesmo que o elenco atual seja bom o suficiente para arrancar uma vaguinha na Sul-Americana, ele no máximo corre por fora para chegar à Libertadores 11.

Grêmio Prudente: Outrora Barueri. É um clube estranho, uma espécie de empresa esportiva no estilo americano da coisa que muda até de endereço, tem muita grana e serve para expôr jogadores na Série A. Não vai cair, mas bem que merecia pela artificialidade que é.

Santos: É o melhor elenco do país na atualidade na medida que conta com jogadores como Neymar, Robinho, Ganso, Marquinhos e André, além de contar com o excepcional Dorival Jr., vivendo o melhor momento de sua carreira, no comando técnico. É o favorito ao título, mesmo com as eventuais perdas que poderá sofrer ao longo da disputa.

Vitória: Foi campeão baiano, está na semi da Copa do Brasil e tem um elenco ofensivo, rápido e perigoso. Ao que parece, terá mais sorte este ano do que em 09 e deve ficar entre os 10.

Atlético-PR: Já não é mais o mesmo que era e entra para não cair. Faz uma temporada pífia e deve ficar na parte da tabela mesmo.

Botafogo: É um elenco limitado porém disciplinado. Paradoxalmente, venceu o seu estadual numa verdadeira luta de Davi contra Golias em seus encontros com o Flamengo, mas rodou na Copa do Brasil contra o fraco Santa Cruz de hoje. Em suma, jogando como pequeno, marcando muito e contra-atacando, funciona, mas não passa disso. Deve pegar sua vaguinha na Libertadores mesmo.

Fluminense: No papel tem um bom elenco, um bom treinador, mas não funciona. Periga ir mal mesmo.

Vasco: Subiu, mas não tem elenco para se manter. Vai sofrer para se segurar na Série A.

Guarani: Apesar da tradição, sequer conseguiu chegar à divisão de elite do seu estadual e depende de um milgare para não virar o saco de pancadas da competição.

Ceará: Outro que subiu, mas não encanta, perdeu o estadual e capenga. 

Atlético-GO: Subiu, ganhou o seu estadual e está na semi da Copa do Brasil. De todos os que subiram ano passado, o time de Geninho é aquele que tem mais chances de ficar na Série A, ainda que vá suar a camisa para conseguir isso.

4 comentários:

  1. Acredito que ceara e guarani caem, mais um médio (At-PR forte candidato) e um grande. Pra mim At-GO fica de 10º pra frente. Excelente time treinador campeão.

    ResponderExcluir
  2. Jessie,

    Sim, Ceará e Guarani são grandes candidatos ao rebaixamento mesmo e o Atlético-PR não vem longe. A chance de um grande cair, claro, é sempre grande porque a pressão que eles sofrem é maior, logo, não há a mesma paciência para esperar o time se ajustar no torneio que nos médios e pequenos clubes. Desses grandes do futebol nacional, Vasco e Palmeiras vivem os piores momentos, mas eu tem um outro fator que é a chance do artificial Prudente desmanchar no ar - como a cortina de fumaça que é -, o que poderia livrar a cara dos dois. Eu não apostaria as minhas fichas no rebaixamento do Atlético-GO, ainda que ele tenha de jogar mais do que vem jogando para que isso não aconteça - dos dez para frente, aí, eu já acho complicado, ainda que não seja impossível.

    um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Hugo,
    Ainda bem que seu forte é falar de política e sempre de maneira coerente e inteligente.
    Porque de futebol, acho que você não entende muito, não.
    Desde de quando o Santos tem o melhor elenco. Eles tem, sim, o melhor time, mas elenco não. E num campeonato longo como o Brasileiro, só um time bom não é garantia de sucesso. Haja visto o Palmeiras no ano passado.
    O Corinthians, então, briga por Sul-Americana? Desculpe, mas o Corinthians tem elenco e um bom técnico e pode, sim, disputar o título.
    Acredito que Grêmio, Corinthians, São Paulo, Flamengo e Cruzeiro são os favoritos ao título. Um desses será o campeão.

    ResponderExcluir
  4. Edson,

    Quem sou eu, no máximo escrevo umas mal-traçadas linhas sobre política, sobre futebol há de ser o mesmo ou pior - procuro mesmo é aprender um pouco com os outros, ainda que não me escuse de fazer minhas avaliações sobre o tema que mais perplexidade provoque e mais paixões desperte nestes brasis e meu deus...

    O Santos tem sim o melhor elenco. Basta ver como o time misto foi bem ontem contra o Botafogo, campeão carioca. A diferença do Peixe sobre os demais é, hoje, muito maior do que a do Palmeiras no ano passado - lembrando que o verde iniciou o campeonato correndo por fora e não tinha uma equipe melhor do que Inter, Cruzeiro ou São Paulo, foi compentente em surpreender a todos, mas pisou na bola em seguida.

    Se o Santos não desmanchar feio, a disputa desse ano não terá graça; se desmanchado razoavelmente, com os nomes que tem - e o técnico que tem -, disputa em grande nível esse verdadeiro rali que o Brasileirão.

    Dos demais clubes, sustento que o Grêmio de Silas está bem vivo na disputa, seguido pelos dois grandes de Minas e, correndo por fora, vislumbro o Flamengo, o São Paulo, o Inter - restando ao Corinthians quem sabe ficar entre esse grupo ou um pouco mais atrás.

    O problema do time de Parque São Jorge não é o elenco que ele tem no papel, mas como, na prática, esse elenco não está funcionando: A diretoria coritiana contratou muito e sem critério; o esquema 4/3-2/1 que Mano vinha pondo em prática há algum tempo, necessitava de menos jogadores de meio-de-campo e mais atacantes de nível para jogarem pelas pontas - pior, nem Danilo nem Tcheco, além de não se entenderem, ainda não conseguiram resolver o problema da armação de jogadas além de faltar aquela pegada na marcação dos tempos de Christian.

    um abraço

    ResponderExcluir