domingo, 14 de março de 2010

Santos 3x4 Palmeiras


Nos anos 60, a única equipe do Brasil que conseguia fazer frente ao Santos de Pelé era o Palmeiras da primeira Academia. O Santos atual pode não ser tão bom quanto aquele, mas é o melhor elenco que o alvingero litorâneo desde de 2002 - e com potencial para supera-lo inclusive. Além de Neymar, Ganso e André, chega Robinho, depois de alguns anos na Europa, e Dorival Jr. se afirma como um dos melhores treinadores do Brasil. Hoje, assistimos a um jogo memorável entre as duas equipes na Vila Belmiro, digno dos grandes clássicos de antigamente. 

Depois de um início equilibrado, a defesa palmeirense saiu errado e em um lance articulado por Robinho, Pará fez um golaço. O Santos dominava o jogo, atuando ofensivamente e assim Ganso enfiou uma bola para Neymar que pegou a zaga verde saindo e ampliou. A vitória santista parecia inevitável: Enquanto os comentaristas da TV e do rádio teciam loas para o time da Vila, a zaga palmeirense estava dominada, os laterais não funcionavam, os volantes davam espaços, Diego e Cleiton nada faziam - tanto é que Robert e o estreiante Ewerthon voltavam o tempo todo. No fim do primeiro tempo, algo mudou: Diego fez jogada na ponta-direita, foi derrubado e o juíz marcou falta - batida por Cleiton...na cabeça de Robert que diminuiu. Saída de bola, o Santos ataca, o Palmeiras contra-ataca e Diego fez um linda jogada, dominando no peito, girando e entregando para Armero que penetrava na ponta-esquerda em velocidade para enfiar para Robert girar e empatar o jogo.

O Segundo Tempo começa e um Santos incrédulo do que aconteceu na primeira etapa se deixa dominar pelo Palmeiras. Ewerthon não aproveita falha de Wesley e perde uma chance óbvia de virar o jogo. Logo em seguida, Diego sofre falta na frente da área, Cleiton bate, rola um bate e rebate na área, Leo cabeceia na trave e o rebote volta para Diego que cabeceia para virar. Palmeiras poderia ainda ter virado em outro ótimo lance de bola parada de Cleiton para Robert, mas a cabeçada passa para fora. O Santos, em contra-ataque, pressiona e Ganso dá outra bela enfiada de Madson, que entra pela esquerda e conclui perfeitamente em diagonal para empatar. A alegria santista dura pouco com a expulsão de Neymar. No finzinho, Robert arremata de longe e marca o quarto verde. Aí foi só administrar a vitória heróica.

Foi o segundo clássico de Zago a frente do Palmeiras e a segunda vitória. Aliás, o time, pior colocado na tabela entre os quatro grandes, é, curiosamente, aquele que tem melhor desempenho em clássicos: Venceu Santos e São Paulo jogando muito bem e perdeu para o Corinthians por 1x0 jogando melhor que o rival. A desgraça verde se explica por partidas deploráveis contra médios e pequenos, em especial, as duas derrotas vergonhosas, em casa, para os times do ABC - São Caetano e Santo André. Isso sem falar nos empates ridículos - que deixaram o time numa situação tão ruim que o verde era obrigado a vencer hoje.

O Santos, diga-se, é mesmo o melhor time do Brasil hoje - seja tática ou tecnicamente - e deve se classificar em primeiro lugar para a fase posterior do torneio. Nesta tarde, ele jogou muita bola, o problema é que pela primeira vez se deparou com um adversário capaz de derrota-lo jogando bem, naquele que foi o melhor jogo da temporada. Muita água vai rolar ainda, mas se o Palmeiras passar, será um problema para os seus adversários. Aconteça o que acontecer, nada apagará o belo espetáculo que tivemos hoje em Santos.

4 comentários:

  1. Até eu torci para o Parmera, esse oba-oba com o Santos já estava enchendo a paciência...

    Um abraço, Hugo!

    ps: Corinthians 2 x 1 Santo André - o Robonaldo Fofômeno não marcou, mas pelo menos fez alguma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Luis, o teu Corinthians venceu um jogo muito importante e, pelo andar da carruagem, é mais fácil o Palmeiras ser campeão do que se classicar para a outra fase...Isto é, se conseguirmos passar para a semi, vai ser difícil segurar - mas, pelo jeito, o Palmeiras precisa ganhar tudo e ainda rezar um tiquinho. De qualquer modo, o time tá crescendo e a Copa do Brasil tá aí. Já o Santos tava merecendo uma sova mesmo, Dorival vai ter de controlar essa falta de humildade, senão vai ter uma bela surpresa mais adiante.

    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Pois é, o futebol é mesmo uma caixinha de surpresas. E não é que o Verdão parece o Santos da temporada passada (que se classificou no último jogo) e eliminou o Palmeiras nas semi? O contrário era um Verdão quase imbatível, líder e primeiro a se classificar... Em papéis trocados, acredito que as semi deste ano se repetirão mas os resultados serão bem diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Anônimo, bem lembrado. Creio que é muito difícil o Palmeiras se classificar, mas caso chegue lá, ele vai vir com muita força - mais até do que o Santos em 09. Os problemas verdes, como eu não canso de escrever aqui, são, acima de tudo, internos e administrativos e já não é de hoje que isso tem atrapalhado o time dentro das quatro linhas - hoje, mais do que nunca. Caso as coisas atinjam um nível mínimo de civilidade e Zago tenha como trabalhar esse elenco, mesmo que não dê no Paulista, certamente poderemos fazer uma grande campanha na Copa do Brasil e no Brasileiro.

    Um abraço

    ResponderExcluir