sábado, 4 de setembro de 2010

O Recado de Lula para Serra: Eleição se Ganha na Rua




Hoje, via Animot, cheguei a uma entrevista dada por Lula ontem, na qual ele respondeu à afirmação de Serra de que tinha sido alertado sobre práticas de quebra de sigilo fiscal - o que é um raciocínio esquisito, convenhamos, afinal, se Serra sabia que isso estava acontecendo porque não comunicou às autoridades competentes para investigar isso à época? Ou se supunha que fosse o PT, por que ele foi avisar justo a Lula? Melhor, por que diabos não avisou à mídia corporativa, pois como sabem até as pedrinhas da rua, lhe é amplamente favorável? São perguntas que devem ser refletidas. A resposta de Lula, por sua vez, foi antológica: 








“Não, ele não alertou. Ele se queixou do que estava acontecendo com ele na internet. Como eu sou vítima disso há muito tempo, sempre achei que a internet livre tem coisas extraordinariamente sérias e tem coisas levianas”



E depois:





"Não tem nada demais [Nota do Redator: Sobre a filha de Serra]. Tem insinuações como tem contra o presidente Lula, como tem contra a família do presidente Lula, como contra vocês, jornalistas, individualmente. Vivemos numa democracia e temos que aprender a respeitar. Querer que eu censure a internet, não é meu papel. E não vou censurar."


Em suma, segundo Lula, Serra pediu censura à rede. Em outras palavras, o candidato tucano abriu o flanco e tomou um direto de esquerda no nariz. Primeiro porque o Presidente da República afirmou categoricamente que ele mentiroso e, depois, revelou que ele tem uma visão particularmente perigosa em relação à política para a Internet porque supõe (a) Que o Presidente da República deva interferir pessoalmente no funcionamento da rede; (b) Essa intervenção pode ser realizada pelo Presidente com caráter de censor. E, por fim, ainda tivemos: 






“Hoje, ele deve estar com dor de cabeça porque o PIB vai crescer acima daquilo que os mais pessimistas previam que ia crescer. O Brasil vive um momento de ouro e eu não vou permitir que nenhuma ‘futrica’ menor - porque não tem nenhuma acusação grave contra o Serra ou contra qualquer coisa. Tem as coisas de internet contra o Serra e contra todo mundo. Então, o presidente da República tem coisa mais séria para cuidar do que cuidar das dores de cotovelo do Serra”.


Bem, pois é. Lula lembrando a Serra que  "Acho que o Serra precisa saber uma coisa. Uma eleição a gente ganha convencendo os eleitores a votar na gente. Não é tentando convencer a Justiça Eleitoral a impugnar a adversária também foi uma boa estocada que nos lembra um pouquinho de como PSDB e PT enxergam, hoje em dia, a democracia. Ainda assim, vale ressaltar nesse último ponto que o PT poderia ter trabalhado de forma mais dura para evitar a hipernormatização e a judicialização do processo eleitoral que ocorreu sim nos últimos anos - ou, por exemplo, o que dizer do flanco aberto pelo caso Jackson Lago


Seja de uma maneira ou de outra, o Brasil continua sendo o Brasil. O PT persiste na sua trajetória de partido mais próximo à democracia, embora permita que anomalias institucionais se formem - ameaçando a si mesmo - e o PSDB, por sua vez, prossegue num caminho que o levará, no curto ou médio prazo, à fuga na faixa de variação que o Pacto Constitucional estabeleceu por "zona democrática" - o ato frustrado de impugnar a candidatura Dilma teve o seu aspecto de ridículo e de institucionalmente temerário, indo muito além do que o próprio desespero eleitoral permite. Há quem veja catastrofismo em quem critica duramente o PSDB de hoje, eu tomo por catastrofismo, o que PSDB de hoje está fazendo.


Atualização das 15:18: Adicionei o vídeo da entrevista de Lula acima do post.


Atualiação das 18:44: Saiu o terceiro tracking Vox/IG/Band: Dilma aumenta sua pontuação de 52% para 53% e Serra mantém 24% - Marina manteve os 8% e os indecisos somam 10% do total, ao passo que os brancos ou nulos estão em apenas 4%. Por ora, a candidata petista teria 62% dos votos válidos e venceria em Primeiro Turno.


P.S.: O Entre Aspas da Globo News - esse maravilhoso exemplo de meta-humorismo, afinal não há como não relacionar o seu título com a espécie de "jornalismo" que fazem por lá -, entrevistou dois professores de Direito Consitucional dia 02/09: O Pedro Estevam Serrano da PUC-SP e Oscar Vilhena da FGV-SP, com uma apresentadora que estava mais preocupada em acusar o PT do que em mediar o programa. Pedro Estevam foi firme na denúncia desse disparate enquanto Vilhena tergiversava, mas não tinha coragem de ir tão longe quanto a apresentadora. Curioso para ver o "jornalismo" que anda sendo feito. Segue aqui o link.

2 comentários:

  1. 1) "afirmação de Serra de que tinha sido alertado sobre práticas de quebra de sigilo fiscal"
    ACUMA??

    2) Sobre o Entre Aspas: "meta-humorismo" foi excelente. Teve uma edição sobre o "escândalo" (ha, ha) da Petrobrás em que a sra. Pássaro da Floresta, vendo que todos os entrevistados concordavam, tentou uma desesperada redução ao absurdo: "Mas, como, não tem nenhum escândalo, não tem nada de errado? Então, a opinião pública está sendo manipulada?" Todos (acho que eram 3 naquela edição, excepcionalmente) disseram, candidamente: "Sim!".

    ResponderExcluir
  2. He will be Bach

    1. Mas um episódio que entra no velho "seria trágico se não fosse cômico".

    2. Esqueci de dizer que é meta-tiro-no-pé também. Queria ter visto essa cena. Aliás, essa sra. Passáro da Floresta supera o ridículo e mais parece um papagaio patrófilo mesmo - há quem prefira menininhos, mas na pós-modernidade, há gosto para tudo.

    abraço

    ResponderExcluir