segunda-feira, 9 de agosto de 2010

As Desventuras de Felipão

Não me recordo de um trabalho de Felipão no qual ele tenha feito um time seu brilhar quase que instantaneamente. No Palmeiras, ele montou o time aos poucos durante 97 - conseguindo um vice brasileiro que foi ótimo pelas contingências - e depois começou a enfileirar títulos a partir de 98. Na Seleção Brasileira, ele passou 2001 inteiro plantando as sementes que deram no Penta um ano mais tarde. Em Portugal, creio que aconteceu o mesmo. No Palmeiras de 2010, que ele assumiu em crise, não é nem será diferente. Além do mais, aqui também pesa sua readaptação ao futebol nacional - sem contar, ainda, com alguns importantes reforços. 


Ontem, no jogo contra o Goiás, ele empatou seu quarto jogo consecutivo e permaneceu sem vitórias - afinal, estreou com derrota para o Avaí em Santa Catarina. De lá pra cá, a derrota para o Avaí - depois de uma boa vitória no clássico contra o Santos com Murtosa na área técnica enquanto ele assistia do camarote - foi uma expressão de um pouca de falta de cautela em um jogo no qual qualquer uma das equipes poderia vencer. Contra Ceará e Botafogo foram dois empates-empates mesmo - os times foram rigorosamente iguais e outro placar não seria justo. Contra Corinthians e Goiás, ele empatou quando merecia vencer. 


Honestamente, ontem, atpe pela fragilidade do Goiás, senti que foi o pior jogo do Palmeiras sob Felipão - e creio que ele poderia ter armado o time de um modo diferente. Nenhuma tempestade em copo d´água, mas que ele errou, sim ele errou. Insistir num 4/3-1/2 com Edinho e Márcio Araújo como volantes mais avançados é um erro quando se tem Marcos Assunção - que não entendi porque virou reserva - e Tinga. Fazer mexidas estranhas como aquela em que ele sacou Vítor da lateral-direita para colocar Marcos Assunção no meio - passando o Márcio Araújo para a lateral - também não é nada bom - tirar Kléber ainda aos 32, idem.


Gostei de Luan que estreou ontem - ainda que eu tivesse tirado Patrik e não Ewerthon para sua entrada. Creio sim que com Valdivia e Rivaldo no meio a equipe tem tudo para evoluir - assim como com Pierre ganhando forma física o meio ganhará mais ainda. Fabrício me parece um incógnita na zaga. Gabriel Silva poderia e já deveria estar sendo lapidado para assumir a titularidade na lateral-esquerda - frente a um Armero em má fase e, mesmo quando joga, sempre se restringe por demais à defesa. Felipão tem tudo para se recuperar, é só manter a calma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário