domingo, 29 de agosto de 2010

Luxemburgo contra Felipão


(foto retirada daqui)


Hoje, teremos Atlético-MG x Palmeiras pela 17ª rodada do Brasileirão. É mais do o confronto entre duas equipes tradicionais do futebol nacional: Trata-se do embate entre Vanderlei Luxembugo e Luís Felipe Scolari, os dois treinadores brasileiros mais vitoriosos das últimas décadas. Luxemburgo assumiu este o Galo, venceu o Campeonato Mineiro e fez uma boa Copa do Brasil - parando no Santos, futuro campeão -, o que o credenciava para a disputa do título nacional, mas, de repente tudo começou a dar errado e o time passou a lutar contra o rebaixamento no Nacional - mesmo a reformulação do elenco feita durante a Copa do Mundo não surtiu efeito, muito pelo contrário, o time continua na zona do rebaixamento. Felipão, por sua vez, retornou ao Brasil depois de anos no exterior e tem a dura missão de reorganizar um Palmeiras que parece não se acertar mais há tempos - especialmente desde que perdeu o título brasileiro mais ganho da história do pontos corridos no ano passado.


Dos dois, o Palmeiras parece estar melhor, mas a derrota pífia contra o Atlético-GO, bem no dia do seu aniversário e em São Paulo, fez com as luzes vermelhas fossem novamente acesas no Palestra Itália Pacaembu. O time verde não é ruim, mas enquanto os veteranos vivem às voltas com contusões e suspensões que estão atrapalhando seu rendimento - ou mesmo sua presença em campo -, os jovens estão sentindo a pressão. Ademais, o ruído do não pagamento dos "direitos de imagem" parecem fazer barulho.O Galo tem seus medalhões, muitos deles velhos conhecidos de Luxemburgo como Fábio Costa, Ricardinho e Diego Souza - além de Diego Tardelli, ex-jogador fetiche de Leão -, mas o time não funciona, tem problemas sobretudo na defesa, comete erros primários e o ataque não funciona bem.


O Galo tem 50% de aproveitamento em casa, o Palmeiras ainda não venceu fora - e é um dos piores times nesse quesito no Brasileirão. Será um jogo pegado, mas não sei se qualificado. Os mineiros são, apesar dos pesares, ligeiramente favoritos, ainda que o Palmeiras tenda a jogar melhor hoje do que no meio de semana sob pena de estourar uma crise grave. Um empate é o mais provável, mas o duelo no banco de reservas será o grande atrativo do jogo, sem dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário