domingo, 18 de julho de 2010

Algumas Notas do Brasileiro

Domingo frio de Julho. Férias, ainda. A nona rodada do Brasileirão termina com um nível técnico relativamente alto, gostei do que vi e, pelo jeito, o torneio promete apesar da sua desorganização. Vamos às notas:


1. Corinthians 1x0 Atlético-MG: Mano Menezes terminou as sete primeiras rodadas bem e recomeçou no mesmo ritmo. O Corinthians segue junto bem e de forma inteligente, vencendo hoje uma equipe que está numa posição inteiramente enganosa na tabela; duelo tático por duelo tático com Luxemburgo, prevaleceu o time paulista. Líder. Invicto.


2. Avaí 4x2 Palmeiras: Na reestreia de Felipão, Palmeiras massacrado. Foi um jogaço. O melhor que eu assisti neste Brasileirão, mas não deu para o time verde que apesar de ter lutado muito pagou pela ausência de Marcos - Deola, seu substituto, falhou em dois gols - e pela presença de um Pierre ainda sem ritmo. A zaga, para variar, jogo mal novamente e é um ponto sobre o qual Felipão terá de se debruçar. Isso não diminui os méritos da equipe de Antônio Lopes, um baita time que, diferentemente da maioria das equipes deste torneio, tem sistema de jogo, alterna jogadas e produz em profusão - o quarteto formado por Caio, Rivaldo, Roberto e Robson, somado ao volante Rudinei promete muito ainda. 


3. Santos ox1 Fluminense: O bom tricolor carioca de Muricy Ramalho conquistou uma grande vitória do Santos - que é o melhor time do Brasil na atualidade, mas tem perdido pontos contra adversários diretos, como nos casos, também, de Corinthians e Palmeiras. É questão do time de Dorival Jr. abrir mais os olhos, pois se a reação não começar logo, será tarde demais.


4. Vitória 3x2 São Paulo: O time baiano, não se enganem, não venceu o seu estadual nem está na final da Copa do Brasil à toa, trata-se de uma das boas equipes desse torneio. O São Paulo segue instável e é o pior paulista no torneio, é preciso abrir o olho porque não dá para continuar nesse marasmo na medida em que a semi-final da Libertadores se aproxima.


5. Inter 2x1 Ceará: O Ceará é um time que marca e contra-ataca bem, não briga por título nem por Libertadores, mas é suficientemente duro na queda para tentar uma vaga na Sul-Americana, por mais que os indicativos apontassem para uma situação inversa antes do Campeonato. O Inter, ao que parece, recomeçou bem depois da contratação de Celso Roth. Dois jogos e duas vitórias no pós-Copa.


6. Cruzeiro 1xo Goiás: Placar nada espetacular, mas a raposa também vai somando pontos nesse recomeço. O esmeraldino segue dando passos largos para o rebaixamento.


7. Grêmio Prudente 2x0 Grêmio: O time de Silas não é ruim e, no meu entender, o treinador foi o melhor do Brasileiro passado. Tudo ia bem no começo do ano, mas assim como Atlético-MG, depois da eliminação para o Santos na Copa do Brasil, iniciou-se uma inexplicável má fase. É questão de ter calma. O Prudente é uma grande artificialidade, mas segue fora da zona do rebaixamento.


8. Atlético-GO 0x1 Flamengo: O rubro-negro vai se recuperando e conseguiu uma vitória magra, um tanto opaca contra um dos piores times desse campeonato, mas, sobretudo, uma vitória. Roberto Fernandes, técnico do Dragão, tem a dura missão de manter seu time na Primeira Divisão. Em 2007 e 2008 com o Náutico deu nó em pingo d'água. Será que consegue de novo?


9. Botafogo 1x1 Guarani: O time carioca segue instável e o Guarani que tomou um goleada em casa, e não tem nada a ver com isso, arrancou um bom empate. Menos mal, mas ainda acho que o Botafogo pode evoluir mais.


10. Vasco 3x1 Atlético-PR: Em confronto direto contra o rebaixamento, os cariocas, sem muito brilho nem talento, levaram. Foi uma vitória interessante pelas circunstâncias, mas pelo futebol apresentado, ambos têm de melhorar e muito para não repetirem este confronto ano que vem na Série B.



Nenhum comentário:

Postar um comentário