domingo, 3 de outubro de 2010

Dia de Votação: PT de Novo com Dilma nos Braços do Povo


(Dilma e Lula -- retirado da declaração de voto do André Egg)

Cheguei com uma hora de antecedência na escola onde eu voto e votei cedinho, lá pelas 08:15 da manhã. Estava focado demais nessas eleições para durmir até mais tarde - como costumo fazer aos domingos - para votar à tardinha - como sempre fizéssemos aqui em casa. Meus pais seguirão a tradição e votarão lá pelo quase fechamento das urnas, quando as filas serão menores, também seguem voto em Dilma, Mercadante, Marta e no Partido dos Trabalhadores e seus aliados de cabo a rabo. Confesso que eu estou emocionado. Na fila de votação pude ver e conversar com gente simples, faxineiras, zeladores, todos entusiasmados e focados na eleição. O que Lula conseguiu construir nesses últimos anos é espetacular: Finalmente nos deparamos com um projeto político que é, ao mesmo tempo, popular e de esquerda: Os trabalhadores se sentem parte do jogo - talvez porque agora são mesmo -, sabem que estão votando em projeto que representa em geral seus anseios, entendem o que está sendo proposto e não estão mais sujeitos a um efeito pedra no lago; mais até do que isso, partes relevantes da chamada classe média e rica percebendo que por meio do enfrentamento dessas contradições, que permite que os trabalhadores tenham dignidade econômica e social, a vida da sociedade como um todo melhora. 

Conversava com um senhora que trabalha como faxineira na fila da votação, ela me contava que seus patrões apesar de reconhecerem os avanços que Marta promoveu na Prefeitura, estavam propensos a votar no PSDB em boa parte dos cargos, fato que ela me narrava contando "pois é garoto, essa 'gente rica' tem seu próprio interesse, tem lá seus candidatos, mas não deixo de votar na Dilma, coitada, apanhou tanto nessas eleições, mas é feito o Lula: Teve de perseverar muito para chegar onde ele chegou e fazer o que fez"  - ela não era a única que dizia isso naquela fila, nem naquela escola, a percepção de que existem posições não só diferentes como também antagônicas na nossa sociedade, de que existe uma luta. Isso me faz pensar como é falso a crença que setores da própria esquerda dizem que Lula "despolitizou o povo" - decerto, dizem isso baseados em alguns núcleos de desistência e autismo social, fenômenos que acontecem bem longe do que se vê acontecer em meio a plebe.

Li agora há pouco um post sensacional do glorioso NPTO sobre o dia de hoje que me deixou duplamente comovido e por isso eu recomendo fortemente: Em um primeiro momento, esta é a primeira eleição na qual os petistas das antigas não tem como votar diretamente no Lula. Eu me dei conta da grande responsabilidade que é votar nessas eleições, trata-se, sobretudo, de demonstrar confiança no projeto que tem ajudado a transformar o Brasil e ainda construir uma saída para suprir o vácuo desse gigante da política nacional. Depois, as memórias das campanhas que o Celso participou, confesso, me fizeram rir e chorar - e isso não é um clichê vazio -, muito pelo contrário. É um dos melhores posts de um dos blogs que simplesmente deram um show nesta campanha. Depois do clima que eu encontrei hoje na votação, não me aguentei mesmo e tô bem emocionado mesmo.

Falando em blogs que arrebentaram neste pleito, o nosso Idelber velho de guerra arrebentou ontem com um post sobre as 13 razões para votar em Dilma Rousseff, um dos posts mais precisos e enfáticos sobre os motivos para votar na candidata petista e que respondem justamente essa questão que o Celso suscitou lá em cima: Diante da saída de Lula, porque e como Dilma seria o melhor nome para receber e ampliar o seu legado? É questão de ir lá dar uma conferida. Eu, da minha parte, estou aqui já comemorando o significado que isso tudo já teve por si só: A esperança já venceu o medo, agora é tudo questão de apostar na Felicidade mesmo.


2 comentários:

  1. Hugo,
    Também votei bem cedo. Trabalhei pela manhã na escola onde dou aula e de lá saí direto para a minha sessão. Entre os professores com que conversei a Dilma leva uma pequena vantagem sobre Marina. Quanto ao Serra, se alguém tinha alguma intensão em votar nele, não teve coragem de dizer.
    Já o povo que votou pela manhã...
    Como eu estava trabalhando na eleição (pela escola e não pelo TSE) não conversei com eleitor sobre voto, mas ouvi algumas conversas: Dois boatos parecem estar preocupando bastante alguns eleitores:
    1º Se Dilma ganhar vai perseguir os evangélicos.
    2º Dilma falou na TV que nem Jesus tira ela do poder.
    O primeiro boato a caseira da escola também ouviu, da boca do pastor da igreja que ela freqüenta, e muita gente nas filas parecia considerar essa ameaça real. O segundo, apesar de ridículo, foi capaz de convencer um casal de ex colegas de trabalho a mudar o vota de Dilma para Marina. Nem adiantou dizer que a Dilma jamais diria isso porque a filha do casal jura ter visto na tv. Bizarro!
    Eu ainda acredito na vitória da Dilma, mas depois de hoje não tenho mais tanta certeza de que será no primeiro turno, espero que sim. Ninguém merece mais um mês de baixarias nos jornais e manipulações de toda ordem. Nem a Dilma merece passar por mais um desgaste desses, nem eu.

    Desculpe ter apagado o comentário anterior, tinha uns errinhos feios…

    ResponderExcluir
  2. Edu,

    Tranquilo, eu sempre apago alguns comentários também quando vou comentar no blog dos outros. Olha, historicamente, Lula sempre - e os candidatos petistas pelo Brasil adentro - sempre foram vítimas disso. Dilma, há mais de um ano tem sido vítima da mais prolongada série de ataques que eu me recordo, mas até agora eu continuo apostando em vitória em Primeiro Turno.

    abração

    ResponderExcluir