segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Debate de Ontem na Band

(A contenda -- Serra e Dilma)


O debate de ontem à noite entre Dilma Rousseff e José Serra na Bandeirantes foi um dos mais acirrados e tensos que eu já vi na minha vida - inclusive entre aqueles que não são da minha época, mas eu tive oportunidade de ver. Depois de um turno inteiro com a candidata petista sendo colocada para ter uma posição contemporizadora tanto nos debates quanto no programa política, o PT finalmente mudou a tática - para a surpresa dos petistas e, sobretudo, do próprio Serra -; isso rendeu um começo nervoso, que logo foi dirimido com Dilma arrebentando na questão do aborto, inclusive com os factóides plantados por Serra, com a pergunta: Nós vamos mandar prender essas meninas ou vamos atendê-las, Serra? Ao que o candidato tucano ficou completamente perdido. Ao tratar de Segurança Pública, Serra se deu mal, seja pela lembrança da crise do PCC, a lembrança de que São Paulo é o estado da Federação que pior remunera seus delegados ou de propor a criação de uma Guarda Nacional - sendo que já existe uma Força Nacional de Segurança Pública. Na questão das privatizações, novamente, ponto para a petista, com o rótulo de privatista sendo jogado para cima de Serra, especialmente no momento em que Serra, ao dizer que o Brasil dos petistas seria o Brasil dos orelhões, para logo ouvir a resposta de Dilma que o Brasil dela é o Brasil da Banda Larga...Para todos. Apesar da pequena audiência - algo próximo de 4% com picos de 6% -, é sabido que hoje, mais do que nunca, a propagação dos resultados do debate se estende por conta da Internet. O debate serviu para animar a militância petista - que ficou demasiadamente deprimida após o resultado do Primeiro Turno - e para dirimir parte da boataria lançada por Serra - o que só é possível no olho a olho mesmo. Isso não altera substancialmente o resultado das intenções de voto, mas marca um ponto para a campanha petista, o que combinado com o progama eleitoral, pode realmente ser fatal para Serra. Ou o candidato tucano adota uma postura mais propositiva ou terá problemas - mas mesmo quando faz isso, se pega em uma das muitas contradições de sua campanha, quando fala do Pré-Sal: Se propõe privatizar, perde votos, se propõe estatizar, assusta aliados - mas no momento, ele não tem nada o que fazer senão a seguir a segunda opção (ou a ter onde der para ele insistir nesse discurso).

14 comentários:

  1. Ótimo post, Hugo, não vi o debate (esse horário é fatal pra mim), mas pelos vídeos que vi hoje de manhã, percebi a surpresa de Serra e a mudança de postura (antes tarde do que nunca) da Dilma, atacando no que é necessário e respondendo firme a patifaria e campanha suja do Vampiro.
    Assim como você falou, foi realmente importante pra dar uma animada no militante e em tantos eleitores da Dilma que estavam se sentido desamparados com tanto ataque sujo e baixo e com a diminuição da diferença entre os candidatos.

    Vamos que vamos, combatendo eles com um discurso coerente, propositivo e desfazendo os e-mails e vídeos mentirosos.

    Beijos,

    Laura Moraes.

    ResponderExcluir
  2. Laura,

    Creio que ontem a campanha de Dilma deu a sua primeiro dentro em vários dias. Serra saiu desnorteado. Ainda é só o começo, a candidata petista prossegue com a dianteira, algum crescimento por parte do segundo colocado logo após o Primeiro Turno é normal e o ímpeto de ontem foi bom. É seguir nessa pegada, que a luta é dura.

    beijão

    ResponderExcluir
  3. Hugo, os pontos altos no debate prá mim foram: esse da resposta da Dilma sobre a banda larga e a enorme bobagem da proposta do Serra de criar guarda para policiar fronteira. São mais de 8 mil km de fronteiras! É inviável!

    ResponderExcluir
  4. Sim, é verdade, esqueci desse aspecto do último ponto - a paranoia vigilantista de Serra excede os limites do fisicamente possível.

    ResponderExcluir
  5. Hugo,

    Gostei muito do desempenho da Dilma neste debate. Deu gosto ver o Serra "descompensado", acuado. Tentou explorar a segurança da adversária dizendo que ela "estava mostrando quem realmente é". Deixou perguntas sem respostas, fugiu da questão do aborto _ que Dilma conseguiu fazer se voltar contra ele _, demonstrou ignorar assuntos que são promessa de campanha. Só não digo que ele foi um fiasco completo porque o cara é bom de retórica, é raposa velha na política e se sai bem em situações que deixariam Dilma gaguejando. Político deve mirar o coração do eleitorado e não o cérebro, Serra sabe disso, Dilma ainda esta aprendendo. Longe de ser um defeito, considero esta uma qualidade dela.

    Concordo com Serra, a verdadeira Dilma finalmente está aparecendo: Firme, segura no que diz, enérgica quando preciso. Essa é a Dilma que eu conheci como Ministra das Minas e Energia. Só não deve descuidar do tom. Tudo que a oposição quer é vê-la se exaltar.

    ResponderExcluir
  6. Ops! Corrigindo:

    Político deve mirar o coração do eleitorado e não o cérebro (...)

    [embora discursos voltados só para o coração também constumam ser bastante eficiêntes.]

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o post e os comentários e acrescento que isso foi o mais importante: Dilma reanimou a militância! A velha-mídia tentará tachá-la de agressiva e criticarão a postura dela, mas acho que foi uma boa tática. Se brasileiro não gosta de agressividade, também não gosta de quem apanha calado. Não creio que o tom do debate de ontem irá se elevar; acho que foi só um aviso e uma maneira de desconcentrar Serra. A Dilma foi um pouco mal sim no que tange a fluência do discurso e concatenação de ideias. Mas isso é o que menos importa. O importante é que ela, ainda assim, incomodou Serra citando pontos que podem ter passado desapercebido ao telespectador mas que Serra sentiu, como loteamento de cargos do PSDB, a atuação vexatória de sua esposa, a cobrança da continuidade de coisas boas do governo Lula quando ele diminuiu programas bons do próprio colega de partido, a pergunta sobre Paulo Preto (essa foi a no queixo), sua constante incoerência. Serra sentiu e isso é inegável, tanto que não conseguiu fugir de bordões repetidos pelo antipetismo. Para um debate de baixa audiência assistido principalmente pela militância de ambos, ponto para ela que levanta o ânimo de seus partidários e deixa os serristas na mesma. Pragmaticamente, isso é o que vale e por isso Serra perdeu.

    ResponderExcluir
  8. Edu,

    Dilma foi bem nos debates do Primeiro Turno, mas bem longe do que poderia ser. Seus grandes momentos foram justamente quando ela confrontou diretamente Serra e expôs as contradições entre seu discurso e sua prática política: Lembra da questão da PROUNI, quando ela perguntou, no debate do UOL realizado no TUCA, de como ele poderia estar propondo um aumento daquele programa se o DEM, partido de seu vice, entrou na Justiça contra isso? São esses o ponto que devem ser explorados.

    Sobre como fazer Política, concordo contigo: Não se pode você campanha conceitual. Você pode dar a melhor explicação possível que se pode dar para a luta de classes em cinco minutos, mas nunca - nunca - isso te trará tantos votos quanto você poderia conquistar narrando suas experiências pessoais em empregos, a exploração, os problemas salariais etc. A explicação é simples, a Política é - como sempre foi - uma arte; as ideias que devem ser produzidas naquele âmbito ligam-se àquilo que envolve os sentimentos e as percepções, indo para além dos mesmos - aquilo que Deleuze chamava de perceptos, as percepções e sensações de um momento eternizadas pela intervenção de um artista.

    Isso coincide com aquilo que eu entendo por arte (e é sinônimo de técnica), que é a intervenção criativa do homem em certo meio para garantir a sobrevivência e depois conquistar a felicidade. As reflexões e as explicações servem para orientar essa prática e apesar de comunicarem com ela, não se confundem. Esse foi o erro, por exemplo, da campanha de Plínio de Arruda Sampaio - e um erro que Dilma às vezes cai quando cita dados muito abstratos. Ontem, no entanto, ela acertou (e na mosca).

    abraços

    ResponderExcluir
  9. Daniel,

    Sim, Dilma acertou na mosca ao explorar os flancos do discurso da campanha de Serra - coisa que ele não esperava. Mesmo que ela tenha concatenado mal algumas ideias no primeiro bloco, ela ainda o venceu como arrebentou o segundo por goleada, forçando seu adversário a tomar posição em situações que ele prefere se fingir de morto - como sempre fez na política. Ainda falta melhorar a linguagem um pouco - simplificando-a -, mas foi um bom desempenho. Foi uma vitória firme.

    abraços

    ResponderExcluir
  10. Não gosto de nem um dos dois,mas pelo menos o serra não assaltou banco e nem sequestrou ninguem,procurem ver o passado da dilma seus cegos.

    ResponderExcluir
  11. Bem, não creio que haja cegos por aqui, meu caro Anônimo. O único sequestro que houve naquele período foi o de um país inteiro por militares rebeldes a mando - e a soldo - de uma elite unida a interesses estrangeiros, todo o resto foi resistência à tirania. Dilma lutou com as armas que tinha em mãos como o ex-secretário da Casa Civil e atual Senador Aloysio Nunes - e como Serra só não o fez por ter optado por outros meios. Antes de vir aqui com ataques descontextualizados à resistência armada ao regime, tenha honestidade de explicar (supondo que você conheça isso) em que contexto histórico aquilo se deu e quem você está defendendo (os torturadores, assassinos e quetais). Aqui é um espaço de debates adulto e não se admitem infantilidades tampouco ofensas.

    ResponderExcluir
  12. Olá Hugo,
    Não sei como você irá ver o meu pedido, mas diante dos inumeros emails ridiculos que eu recebo todos os dias com mentiras estupidas sobre Dilma e Lula e o pior divinizando o Serra, eu queria pedir a você para divulgar seu texto por email, pois nele, ao contrario de todos os que leio, tem argumentos inteligentes e sensatos, e infelizmente estamos em um país em que muitos são influenciaveis e o pior por noticias deturpadas...

    abraços

    ResponderExcluir
  13. Agradeço a sua dileção, Anônimo. Talvez faça isso mesmo - mas se você quiser fazer isso, basta usar aquela barra ao lado de "postado por Hugo Albuquerque às xx:xx", o primeiro ícone da esquerda para a direita corresponde ao mecanismo de envio deste post (e de que qualquer um outro) por e-mail.

    abraços

    ResponderExcluir
  14. Hugo vc esta de parabêns nos seus comentarios eoutra nao se na margem a uma pessoa que nem ser que se indentifica.sou nordestina e tenho certeza que nos aqui estamos com Dilma e confiamos sim na continuidade dela...........dale Dilma,somos 13 13 13 13 13 13 13 13 13 e um Bom dilma pra todos.uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Geovana Sales

    ResponderExcluir