sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Seminário Mindlin - Brasiliana

Ontem, estive acompanhando a programação do Seminário Mindlin, que integra o projeto Brasiliana, por indicação do nosso querido Idelber Avelar. Assisti a uma palestra sobre bibliotecas físicas, especialmente a biblioteca que será construída para recepcionar o acervo de livros de José Mindlin, falecido este ano. Bacana para quem curte arquitetura, mesmo que de forma amadora como este blogueiro que vos escreve. A outra, sobre e-books e novos meios foi sensacional e está mais dentro do nosso ambiente - especialmente no que toca a fala de Matinas Suzuki Jr - e prometo escrever um tantinho mais sobre esse assunto quando tiver mais tempo. Ademais, conheci pessoalmente o Idelber que estava na plateia - trocamos boas ideias, enfim. Aliás, estou indo agora mesmo para a USP assistir a palestra do Idelber sobre novos olhares eleitores de bibliotecas, o endereço é Rua Lineu Prestes n. 159 (casa de cultura japonesa), Cidade Universitária.

(Idelber e eu)

2 comentários:

  1. Os brasileiros esqueceram dos 8 anos do FH?

    1. As pessoas esqueceram que o FH, quando presidente, falava que o desemprego era um fenômeno mundial e inevitável? Esqueceram que no início do governo Lula metade dos jovens das regiões metropolitanas do Nordeste estavam desempregadas e na media do Brasil essa proporção era de absurdos 40%?
    2. Esqueceram que ele queria acabar com a Era Vargas e os direitos trabalhistas?
    3. Esqueceram que o Serra assinou em cartório – e falou para não votar mais nele caso ele o fizesse – que não ia deixar a prefeitura de São Paulo para concorrer a eleição? Um ano e meio depois ele larga a prefeitura para concorrer ao governo de São Paulo. Veja o vídeo.
    4. Esqueceram que ele não construiu universidade nenhuma e que as existentes viviam sobre penúria de verbas? O Lula construiu 14 universidades e duplicou o numero de vagas.
    5. Esqueceram do engavetador-geral da presidência e que a PF estava desaparelhada e não prendiam nenhum figurão?
    6. Esqueceram de como o Serra trata os professores do ensino básico?
    7. Esqueceram de que o FH e Serra fizeram para acabar com as escolas de ensino técnico? E que o governo Lula construiu mais escolas técnicas do que foi construído nos últimos cem anos?
    8. Esqueceram de que o desmatamento no governo FH aumentava todos os anos? Esqueceram que as vorazes madeireiras Asiáticas entraram e desvataram a Amazônia com a cumplicidade do governo federal da época? Esqueceram que o governo ficou meses de braços cruzados diante de um dos maiores incêndios florestais que já ocorreu mundo: o de Roraima em 1998?
    9. Esqueceram que o Brasil era dos países mais atingidos por qualquer crise internacional e agora foi dos menos atingidos pela maior crise internacional dos últimos 60 anos? A falácia de que o crescimento mundial explica porque a situação da economia brasileira atual é bem melhor do que a da época do FH é desmentida pelo dados do FMI do crescimento mundial. Como pode ser visto nos dados do FMI, o crescimento mundial médio nos dois períodos foi idêntico.
    10. Esqueceram que o Serra foi contra as medidas acertadas pelo governo Lula na atual crise mundial?
    11. Esqueceram que o Serra sempre foi contra os trabalhadores e votou contra seus direitos na constituição?
    12. Esqueceram que o Serra dizia que a promessa do Lula em 2002 de salário mínimo de US$ 100 era impossível? Hoje o salário mínimo está em cerca de US$ 300.
    13. Esqueceram de que o Serra falava em 2002 que o Lula traria caos ao país por não ter experiência? A Dilma está na mais alta esfera administrativa dos Executivos municipais, estaduais e federais, há 25 anos.
    14. Esqueceram dos boatos contra o Lula de que ele era o próprio demônio (sim, os líderes religiosos que diziam isso da Dilma, diziam isso do Lula em 1989) e que poriam famílias de sem-teto morando nas casas das pessoas? Possivelmente, as mesmas pessoas que votaram no Collor porque acreditaram nos boatos contra o Lula, estão votando no Serra porque acreditam nos boatos contra a Dilma.
    15. Esqueceram que o Jornal Nacional editou o debate do Collor e do Lula para eleger o Collor? E que o Globo apoiou a baixaria da Mirian Cordeiro contra o Lula?

    ResponderExcluir
  2. Bruno,

    O nosso sistema, por meio da ideologia dominante, trabalha com o esquecimento coletivo de maneira evidentemente seletiva. Infelizmente, as pessoas se esqueceram disso, ou melhor, foram esquecidas - dá para escrever uma série de posts, quem sabe um e-book sobre isso... É nosso dever, no entanto, lembra-las de tudo isso agora. Viralize!

    abração

    ResponderExcluir