sábado, 22 de janeiro de 2011

Um Pouco mais Sobre a Tunísia





Segue o início da minha humilde colaboração para o OutrasPalavras, site editado pelo Antônio Martins e pelo nosso velho conhecido Bruno Cava - e que tem uma proposta muito bacana, midialivrista e politizante. Trata-se de um artigo um pouco mais extenso sobre a Revolução Tunisiana do que aquele postado aqui imediatamente à luz dos fatos

O que disparou a Revolução do Jasmim
Os fenícios eram um povo notável. Muito antes da Hélade florescer e das luzes de Roma brilharem, os fenícios desenvolveram as ciências, as artes e o comércio. Do comércio chegaram às navegações, fincando bandeira de canto a canto do Mediterrâneo. Na costa da África, fundaram Cartago, a Nova Cidade, em torno da qual se edificou uma das mais espetaculares civilizações antigas. No principal embate da Antiguidade, essa civilização caiu, derrotada frente a uma República Romana inflamada pelos discursos da CatãoDelenda Carthago est – numa escalada que garantiu o controle do Mediterrâneo aos latinos e abriu os caminhos para a sua expansão incessante. 

2011: as ruínas de Cartago ainda estão voltadas para o Mediterrâneo. Passaram-se os romanos, a cristianização, os vândalos, novamente os romanos (os orientais bizantinos, desta vez), os árabes, os turcos e, por fim, os franceses. O país é independente há 54 anos, mas sob a bota de um regime autoritário que oscilou entre o nacionalismo originário e o filossocialismo dos anos 1960. Para, depois, descambar no mais puro servilismo a potências ocidentais.

Não por coincidência, foram apenas dois presidentes nas últimas cinco décadas. O primeiro foi líder do movimento de independência, Habib Bourguiba. O outro, seu ex-primeiro-ministro, Zine El Albidine Ben Ali, que assumiu o poder imediatamente após uma conspiração palaciana, em 1987. Com isso, passou a controlar autoritariamente o país, mediante eleições fraudulentas, estado policial, nepotismo e a formação de uma indistinta cleptocracia. Ao mesmo tempo em que manteve ótimas relações com o Ocidente.

Essa realidade mudou radicalmente há poucos dias...



continue lendo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário