sábado, 29 de janeiro de 2011

Aniversário de Dois Anos d'O Descurvo

O Cairo como a expressão de um mundo em mutação/ AFP retirada daqui

Hoje faz dois anos que eu iniciei esta aventura aqui. Uma luta danada para conciliar faculdade, vida pessoal e blogagem, mas valeu a pena. Em 2009, as movimentações para as eleições de 2010 já se desenhavam no começo do ano - com um certo editorial que falava em Ditabranda e a divulgação de uma ficha falsa contra Dilma Rousseff - e  e o processo, como apostávamos aqui, tendia a ser  dos mais sujos da nossa breve história democrática - e foi sufocante, embora não tenha acontecido o pior no desfecho graças à vitória de Dilma. No mundo, o Governo Obama mal começava e, embora, não tivéssemos grandes ilusões por aqui, sua degeneração em uma pasmaceira de hesitações e concessões absurdas não deixa de ter um ar dramático: O que poderia ser um governo favorável à reforma no sistema global, terminou sendo um arranjo conservador (e em certa medida cínico) de uma velha ordem sem mais ora nem lugar - e que agora mesmo se desfaz, diante dos nossos próprios olhos, pelo mundo, seja na América Latina ou no Mundo Árabe. A Europa segue na crise que de lá para cá só se aprofundou, vítima de todas as disfuncionalidades relativas à Crise Mundial e ao próprio chão falso sobre o qual se assenta o Euro. A Rússia foi bisonhamente afetada pela Crise Mundial e as ganas de retomada da sua importância, projeto-mór da era Putin desfez-se no ar - assim como a ascensão chinesa não avança sem dar mostras de suas limitações como a repressão às minorias que ela promove, a censura à Internet e outras peculiaridades suas suscitam (muito embora ela não esteja disposta a embarcar numa aventura imperialista seja por realismo político ou pela sua cultura). Nunca na história da humanidade os mecanismos de dominação e controle foram tão concretos e nunca eles puderam ser desmanchados com tamanha facilidade. A História morta em boatos, nos prega peças diárias se fazendo passar por assombração. É tudo um grande espetáculo aterrador e magnífico tal como uma tempestade em alto-mar - e cá seguimos com o nosso bravo barquinho...

10 comentários:

  1. Parabéns! virei leitor assíduo no final de 2010. E que dia maravilhoso para se aniversariar.

    A revolução se esparram pelos países árabes e a festa não tem data pra acabar.

    ResponderExcluir
  2. Grande Bruno, obrigadão, meu velho. E que momento!

    abraços

    ResponderExcluir
  3. gostei muito desse resumão. Tempos muitos interessantes estes (sim, remetendo ao título do livro de Eric Hobsbawm)

    ResponderExcluir
  4. Hey Hugo,
    Se há um pessoa, no campo intelectual, a quem eu me inspiro, com certeza, quase absoluta, é você.
    Parabéns pelo seu blog, sobretudo pelo seu esforço.
    Apesar de não assumido, sou um leitor quase fiel-rotineiro deste blog, que tem coragem de expor a geopolítica de uma maneira inovadora e, sobretudo, complexa, em seu sentido extremo.
    Meus parabéns mais uma vez!

    E que deixe o 'mundo em mutação' estar mutante.

    Um grande abraço
    Rainato

    ResponderExcluir
  5. Fala, Rainato! Obrigadão, meu velho, é mesmo uma batalha manter isso daqui em funcionamento. Aliás, fico muito feliz em saber que você é meu leitor - e até tem um blog!

    abração

    ResponderExcluir
  6. Para ser o parabéns formal...
    "Perceber o que se passa e não se deixar levar pelo que vai ou pelo que vem, mutabilizar, modificar e continuar; e ao mesmo tempo manter-se fiel as prórpias ideias, não é fácil, muito menos prático...
    Que seu barquinho resista as marés e que seja sempre assim, dedicação, paixão e a necessidade de escrever sua opinião, para que aqueles como eu, tenham o privilégio de ler coisas tão boas"!

    Sucesso e meus imensos parabéns pela peculiariedade intelectual...
    Beijo!
    Mayara.

    PS: Não consegui colocar meu nome acima!(Não apareceu a opção nome)

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Mayara, fico muito agradecido e, claro, conto com sua presença sempre por aqui na caixa.

    beijo

    P.S.: Resolvido!

    ResponderExcluir
  8. Puxa vida, só 2 anos e quanto conteúdo...! E de extrema qualidade, diga-se de passagem.

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Valeu, Luis! Esteja conosco sempre!

    abraços

    ResponderExcluir