sábado, 12 de junho de 2010

Notas da Copa: Grupo A e Grupo B

(Tshabalala corre para comemorar o primeiro gol da Copa)

Comecei acertando os chutes sobre o Grupo A, dois empates mesmo - muito embora, eu esperasse que o México empatasse com a África do Sul merecendo vencer, aconteceu o contrário. Honestamente, não gostei do México ontem, achei o time inseguro, com problemas na marcação e uma distância enorme entre a zaga e os volantes - além da falta de um jogador para fazer aquela saída de bola. Os sul-africanos, por sua vez, surpreenderam com uma boa disposição tática, física e de vontade, marcaram um golaço e se não tivessem feito linha burra e esbarrado na trave no finalzinho, teriam levado. França e Uruguai fizeram um jogo até melhor do que eu imaginava, mas deu no previsível zero a zero entre duas equipes - um Uruguai fechado e diposto a não perder contra uma França sem talentos incapaz de fazer o imprevisível e superar uma retranca. O grupo ainda fica em aberto, com o México ainda como favorito por ter os melhores, mas pelo jeito, com a animação da Copa, os sul-africanos cresceram bem e têm belas chances de seguir adiante. No Grupo B, que infelizmente não tive tempo de palpitar ontem, Argentina e Nigéria fizeram o jogo entre os dois melhores times do grupo e venceu o time de Maradona, com gol irregular, depois de jogo equilibrado, mas com vantagem para os argentinos, que mostraram novamente problemas na armação da defesa e tiveram dificuldades em transformar volume de jogo em gols. Já a Coreia do Sul levou do trágico time grego, provável bônus do grupo, por 2x0, ficando com a liderança do grupo, o que, no entanto, não muda muito o panorama do grupo, com os argentinos caminhando forte para a classificação - terão dois jogos mais fáceis logo adiante e os sul-coreanos, mesmo tendo feito o dever de casa, precisando melhorar bastante para superar a Nigéria.

2 comentários:

  1. Rá!

    Gol irregular o &#$%!æ¢, Hugo. Acontece que nós, brasileiros, ficamos mal-acostumados com a arbitragem nativa (em especial a paulista), que apita falta para qualquer contato entre os jogadores.

    ResponderExcluir
  2. Luis,

    Até concordo que alguns árbitros exagerem, mas acho que o problema no Brasil é que os lances excedem a dureza e tem uma conotação de má intenção mesmo, se não apita, perde o controle do jogo mesmo - na Europa, existe muita dureza só que limpa, daí que se botasse um árbitro brasileiro surgiriam muitos cartões mesmo. Ainda assim, creio que o gol foi irregular, o zagueiro foi atrapalhado mesmo - nada contra a Argentina de Don Diego a quem eu muito prezo a despeito do ufanismo galvãobuenista...

    um abraço

    ResponderExcluir