domingo, 13 de junho de 2010

Notas da Copa: Alemanha 4x0 Austrália e o Domingo

(Schwensteiger em ação Foto - AFP)

Como já era de se esperar, a estreia da Alemanha acabou sendo a grande atração do primeiro domingo de Copa do Mundo. Ainda assim, há de se ressalvar que a estreia do time germânico superou as melhores expectativas: Depois de metade dos times terem estreiado na Copa, os alemães mostraram, ao mesmo tempo, a melhor disposição tática e a maior qualificação técnica com a sonora goleada enfiada na Austrália, 4x0. Ainda que algumas contusões de atletas que resultaram em cortes tenham assustado o técnico Joachin Löw - principalmente a de Ballack -, o que se viu hoje foi um time bem treinado, entrosado, que se defende e ataca bem.


É difícil avaliar o time australiano, a equipe chegou às oitavas da última Copa e foi eliminada pela futura campeã Itália - que contou, ainda, com apito amigo. De lá para cá, a equipe progrediu, se tornou mais leve, mas foi atropelada. Sem exageros, a Austrália, apesar da goleada jogou mais do que a Sérvia ou Gana no outro jogo do Grupo D; faltou-lhe inteligência no Segundo Tempo quando a afobação de Cahill facilitou o trabalho da Alemanha - assim como a prática de linha-burra.


O alemães entraram em campo no mesmo 4/2-3/1 de Brasil, Argentina, Holanda e Espanha, onde Neuer estava no gol - e nem teve trabalho -; a defesa foi formada por Lahm - que jogou ofensivamente e jogou muito -, Metesacker, Friedrich - os dois últimos no miolo de zaga - e Badsturber; o meio tinha dois volantes -  Khedira e Schwensteiger - e Oezil armando - no lugar de Ballack; dois pontas, Muller pela direita e Podolski pela esquerda e o centroavante Klose. Todos os jogadores de ataque marcaram, inclusive o brasileiro naturalizado alemão Cacau que entrou no lugar do polaco-alemão Klose no comando de ataque.


A maneira como os alemães controlaram o bom início australiano, marcando firme e com a zaga bem postada, impressionaram. Depois, veio a imposição, boas jogadas de ataque com variações, entradas em diagonal e tabelas - além de Lahm que vinha de trás e fazia horrores. Dois golaços na primeira etapa com Klose e Podolski. Na segunda etapa a Austrália passou a atacar mais, tocar a bola e quando parecia que ia endurecer para o time alemão, veio a expulsão de Cahill, daí, a Alemanha reassumiu o controle do jogo e massacrou. Antes Muller havia perdido uma bela chance, mas fez o terceiro - um golaço, corte seco no zagueiro e arremate no canto. No fim do jogo, Oezil cruza para Cacau fechar o caixão.


Pelo que eu vi hoje, a Alemanha entra forte na disputa pelo título. Historicamente, os alemães são donos da  segunda melhor campanha em mundiais, muito embora a Itália os tenha ultrapassado em títulos na última edição do torneio - coincidentemente disputado na própria Alemanha - e o Brasil já esteja com duas taças de vantagem. Isso, mais o longo jejum de títulos, é um belo incentivo para a Seleção Alemã. O jogo de hoje me fez lembrar a última grande geração do futebol alemão, aquela formada por Bierhoff, Matthäus, Sammer e Klinsmann. Aliás, é bom que os ingleses tratem de jogar bola e peguem a primeira colocação do seu grupo porque pelo que eu vi hoje, eles vão precisar melhorar muito para bater esse time alemão logo nas oitavas.


Outros jogos


É triste assistir a jogos como Eslovênia 1x0 Argélia ou Sérvia 0x1 Gana em uma Copa do Mundo - ainda mais numa manhã fria como a de hoje. Nada mais a declarar sobre essas partidas.

6 comentários:

  1. Pois é.

    Segundo minhas previsões, que por enquanto continuam plausíveis, a Inglaterra pega mesmo a Alemanha nas oitavas. Coitados dos ingleses.

    Só estou achando que vou ter que revisar minha previsão sobre as quartas-de-final entre Argentiona e Alemanha: isso daria chance dos alemães se vingarem da Itália nas semi-finais, e pegar o Brasil na final.

    Isso vai ser empolgante.

    Agora, concordo com você em outro aspecto. Dessas 32 seleções na disputa pelo menos umas 25 não merecem disputar nem segunda divisão de campeonato estadual. Cada jogo feio...

    ResponderExcluir
  2. Pintou a campeã... da Copa de 2018. Acho que a inexperiência desse time alemão ainda vai pesar nos momentos decisivos, veremos...

    ResponderExcluir
  3. André

    O time alemão que foi construído para a Copa de 2006, depois do fracasso na Euro 04, era interessante. Tropeçou, é verdade, na Copa que sediou, em grande parte pela inexperiência do elenco. Depois, chegou bem à Euro 08 e foi vice numa final contra a Espanha. Fez uma baita eliminatória para esta Copa e estreiou muito bem. A Argentina, como eu já te disse, é um time que tem toda a minha simpatia, com Maradona de volta a um Mundial, Messi, Verón, mas tem problemas, não tem um pingo dessa coesão que a Alemanha mostrou hoje - mas tem um baita time. Não daria a Argentina como derrotada de antemão, mas ela vai precisar crescer no torneio - ou seja, corrigir certos problemas bem rápido - para ter cacife e encarar um possível confronto contra esse time germânico. Hoje, eu gostei do que eu vi - e demorou oito jogos para ver uma seleção que realmente me agradasse. Pelo menos o Brasil deve estar livre de ambos antes da final.

    De resto, se fosse jogo feio, tudo bem, esses jogos de hoje cedo foram um absurdo, um desrespeito com a Copa. Amanhã teremos jogos melhores - bem que a tabela de domingo e segunda poderia ter sido o invertida...

    um abraço

    ResponderExcluir
  4. Pepino,

    Não sei, acho que a idade média do time alemão, apesar de pequena para a média histórica de seu país em Copas, não consegue ser tão baixa a ponto de atrapalhar não - mais do que isso, creio que a tradição alemã pesa sim, o país não tem histórico de refugar, diferentemente de Holanda e Espanha. Esperemos.

    um abraço

    ResponderExcluir
  5. Foi quase! Eu apostei Alemanha 3x0. É a diferença de se ter uma seleção com jogadores que 'já se conhecem' do campeonato nacional.

    Quanto aos outros jogos, calma Beth, calma... todo campeonato começa morno. E depois, imagine o nervoso que é estreiar em copa do mundo. Mas eu dormi - literalmente - no primeiro jogo de hoje.

    Ih, André, Brasil na final? Precisa passar pras oitavas antes... ;)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. É e não é, Luis, a Inglaterra entrou em campo com um time que atua todinho na sua própria Liga e nem por isso jogou tão bem. O trabalho de Löw tem muito a ver com isso. Fora isso, o "morno" é um eufemismo que uso por aqui na base da ironia mesmo: Tirando os jogos entre as seleções menores que foram horríveis, times como Argentina, México e Inglaterra estreiaram jogando bem abaixo do aceitável mesmo para um início de Copa.

    abrazos

    ResponderExcluir