quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Algumas Pensatas Sobre o Dia do Meu Aniversário

Escrevo este post hoje porque, provavelmente, não terei tempo de escrever nada novo amanhã, dia em que, por sinal, será o meu aniversário de 23 anos. Sim, foi um ano duro, um ano bem pesado. Diria que já tive anos mais atribulados, mas poucos se igualaram em riqueza de experiências como este. Especialmente na Faculdade, o que me fez refletir o que é esse ser humano, que tanto me preocupei em ver por fora, por dentro, no canto mais escuro do seu íntimo - talvez pela atuação no movimento estudantil ou a aspereza da sala de aula mesmo. Isso mudou completamente os rumos das minha reflexão e produção teórica, casou-se com o Spinoza que desde o ano passado levo debaixo do braço e que se junto ao Deleuze, apresentado pela minha amiga Flávia, fez-me chegar à questão central da descoberta de uma coextensão entre o campo social e o campo do desejo, o que não poderia ser mais congruente, em teoria, com o problema com o qual me deparava na prática. Aprendi a dar mais valor aos amigos todos e a gente querida que, na verdade, é tão pouca em relação à multidão, mas são tantos em relação ao que eu mereço - por isso, os cito aqui na minha cabeça, sem medo de errar, posto que a memória é, sempre foi e será, sentimental mesmo, mas fica o meu agradecimento a todos aqueles que estão no nosso pequeno (e verdadeiro) Grupo e a mais alguns outros. Página virada, tivemos ainda uma Copa do Mundo melancólica e uma eleição tenebrosa me tomaram bastante o tempo, mas creio que colaborei com ambas no que pude, entediando-me com a primeira e sofrendo bastante com a segunda - malditas noites sem dormir em Outubro, malditas sejam -, sem mencionar a humilde cobertura que fiz de ambos os eventos nesta Casa, o que teve um surpreendente retorno do público. Cá do blog - e da blogosfera - apesar das agruras, não tenho muito do que me queixar, creio que conseguir tornar as coisas mais assertivas por aqui, dentro das minhas limitadas capacidades, blogando melhor, escrevendo melhor e, vejam só, até tendo o prazer de conhecer pessoalmente - supondo que nem toda realidade seja mesmo virtual - gente que conheci por aqui como o Alexandre e a própria Flávia, o João, depois o Idelber, além de ter mantido contato com o Tsavkko e um pessoalzinho todo que acabei conhecendo. Sim, acho que consegui cumprir uma tarefa complicada, continuar aumentando a qualidade do produzido neste blog junto com um aumento do público - ambos em doses modestas, mas que não deixam de me orgulhar bastante, sobretudo pela qualidade da interação de tantos comentaristas queridos, uns tão antigos, outros que me surgiram há pouco. Sei lá, estou um pouco sentimental mesmo, talvez seja sinal da idade chegando.

21 comentários:

  1. Hugo, meu amigo querido!
    Feliz aniversário. Muitos anos de vida. Muitas felicidades e que seus desejos não cessem nunca, (para ficarmos no Deleuze)
    Obrigada pela menção generosa a mim. Nada me alegra mais que apresentar bons autores a grandes cabeças que construirão o futuro do Brasil. Seu post é uma prova de que não há nada mais comum e nada mais representativo de uma amizade, seja ela concreta ou virtual, que o pensamento.
    Beijos em você.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!

    Blogosfera é muito maneiro, pena que toma um tempo desgraçado. Se você não se controlar, tende ao infinito.
    O mais enriquecedor nessa atividade é enfrentar os argumentos alheios, em todos os espectros ideológicos. Ora nos firmamos num posicionamento, tornado mais sólido pelo confronto com contra-argumentos inéditos; ora o outro nos convence e mudamos radicalmente de lado em algum outro ponto. Claro, precisa ter essa abertura para o outro.

    Aliás, não pense que esqueci que estou te devendo uma resposta sobre o caso Battisti. Não, não estou fugindo da raia. Ainda. :)
    Aliás 2, você deixou a barba crescer nesse ano que passou? Seu avatar do Twitter mudou sensivelmente.
    Aliás 3, por que os comunistas geralmente são barbudos?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Flávia, não poderia mesmo deixar de te mencionar, seja pela enorme estima que tenho contigo ou pelo modo que o Deleuze, que conheci graças àquela tua recomendação tão generosa, me ajudou a entender as coisas que se passaram comigo e em torno de mim este ano. Sem isso, não sei o que teria acontecido na minha vida.

    um beijão

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Hugo, sou 3 anos mais velho e posso dizer com veemência que o ano 22 é um dos 'piores'.

    Um grande abraço!

    He will be Bach, na condição de comuna barbudo posso lhe responder com 100% de certeza: a culpa é do Fidel!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, HWB,

    É uma atividade dura, seja na interação na caixa ou, mais ainda, quando você tem de criar o post. Sobre o que e como são sempre questões bem complicadas. Você escreve para si e para os outros ao mesmo tempo e equilibrar isso, acredite, não é fácil. Isso, sem falar, que você tem de manter o pique.

    A foto do avatar do Twitter é deste ano mesmo, de outubro. A minha barba é uma desgraça, é só cair água que ela brota em dois ou três dias! Comunistas? Onde? :-)

    P.S.: Eu já suspeitava que nos conhecíamos.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Luis, espero que seja isso mesmo! Barba é legal, gente!

    abração

    ResponderExcluir
  7. Fala sério que você só tem 22 anos! Venho de vez em quando aqui e, pelo que você escrve, pensava que era beeem mais velho.

    Feliz aniversário.

    Alexandre Fernandes

    ResponderExcluir
  8. Vida longa para o blog, Hugo, e feliz aniversário.

    P.S.: agora não esqueça, ascensão é com s. :-)

    ResponderExcluir
  9. Caramba, 23 aninhos. Cara, vc é um menino, mas que escreve e elabora as coisas como gente grande. ;) Sou um leitor e admirador quieto, mas não posso deixar de te dar os parabéns. Puxa, nem lembro onde estava nos meus 23 anos, faz tanto tempo...
    Abração

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Alexandre e Sérgio - putz, eu que fico pensando onde é que eu tava quando eu tinha meus quinze ou dezoito! Obrigado, Marola (eu e a minha dislexia...).

    abração geral

    ResponderExcluir
  11. Hugo,

    Acho que ainda da tempo de te desejar um FELIZ ANIVERSARIO!

    Estou sem internet ha alguns dias, me virando no celular, por isso peço desculpas antecipadas pela falta de acentuaçao.

    Idade? Isso nao e nada. O que realmente importa e a sabedoria adquirida da vivencia com as pessoas que nos cercam, nao so familiares, amigos e professores, mas os autores dos livros que lemos, diretores e atores dos filmes que assistimos, pessoas anonimas que cruzam o nosso caminho a todo momento e que, mesmo sem conhece-las ou saber seu nome, deixam um pouquinho delas conosco.

    E o resultado dessas interaçoes que faz de nos quem somos e nao a idade que carregamos.

    Vida longa e seja feliz!

    ResponderExcluir
  12. Valeu, Edu - e obrigado por todos esses anos frequentando esta Casa e aturando os meus resmungos ;-)

    abração

    ResponderExcluir
  13. Hugo...
    Feliz aniversário atrasado...( As provas da faculdade tem me consumido bastante...Inclusive não comentei outros post, o que em breve pretendo fazer).
    Essas datas são sentimentais, sempre produzem questões, que nos escusamos a fazer durante os demais 364 dias, salvo ainda outras datas comemorativas...
    Assim, eu lhe desejo paz, luz, inquietação para que todos os dias você busque aquilo que mais deseja e o interesse, que aproveite as coisas boas da vida, muito simples e postas de lado em face deste mudo que põe outras coisas como mais sublimes e importantes...
    Que haja esperança, amor e muitas risadas em todos os dias, que recomece sempre quando esmorecer e que hajam momentos de felicidade que lhe permitam arrebentar o peito por senti-las...

    Beijos!!!

    A medida do possivel tenho o acompanhado, e desejo que todas as suas perguntas gerem outras perguntas e que seu conhecimento seja o mais tranversal e sincero para aquilo que você deseja e pode ser!!Vida longa a você e ao blog...

    ps: Falo demais!!hahahah

    ResponderExcluir
  14. Brigadão, Mayara! E, sim, essas provas nos consomem mesmo - mas já aprendi a administra-las sem paralisar o blog, mas é quando operamos (eu e as vozes da minha cabeça) em estado de emergência por aqui. Continue conosco.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Vozes na cabeça??Chamo as de esquizofrenia, e as conheço muito bem...Essas vozes me perseguem...hahahaha

    ResponderExcluir
  16. Nossa Hugo, me desculpe, acabei nem te dando os parabéns... Só agora que entrei no seu blog que vi ... Malz ... = [
    Mas bem se serve de justificativa vc não foi o único ... nesse final de ano, em matérias de aniversários só dei mancada... = [
    Bem um feliz aniversário bem atrasado !!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Ê, Ivan! Tô brincando, valeu aí!

    abraço

    ResponderExcluir
  18. E aí meu velho!!

    Continuas brilhante nas tuas analises de conjuntura.
    Te encontrei meio que sem querer neste mundo da blogosfera.
    Estou muito contente por saber que, nestes tempos de desgraça educacional,ainda há 'alunos' que superam intelectualmente seus mestres.
    Em tempo:23 anos é só o começo da vida!!
    Parabens.

    ResponderExcluir
  19. O anônimo do post anterior é o seu velho professor Silvio!

    ResponderExcluir
  20. Não brinca, Silvão! Apareça sempre por aqui na caixa de comentários, sua presença é muito importante - e que é isso, eu ainda tenho de estudar para burro para te "superar", certamente, grande parte das problemáticas que eu trato por aqui são fruto do que discutíamos e eu devo muito deste blog a você.

    abração

    ResponderExcluir