segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Caso Paulo Teixeira/Folha

 Foto: Edson Santos/ AG. Câmara
Para variar, a Folha. Dessa vez, o ilustre jornal paulistano resolveu demonizar o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira, por ele defender políticas de redução de danos no que toca às drogas - como a descriminalização da maconha. Como se fosse alguma novidade que o deputado - dos melhores quadros do PT na Câmara, senão o melhor -, que trata da questão há anos, tenha essa posição - como tantas outras pautas libertárias em termos de direitos civis que ele tem por bandeira. Nem precisamos falar do panfletarismo nisso, afinal de contas, é público e notório que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em um dos seus raros momentos de lucidez política, defende publicamente uma proposta muito parecida com a do deputado e nada lhe acontece. De repente, frases soltas de uma palestra acabam tomando uma forma curiosa e servem para fritar, não por acaso, a figura do deputado. Por que justo ele? É público e notório como o sistemão gosta de "enquadrar" políticos petistas mais combativos - e me refiro tanto à mídia tradicional quanto quadros mais centristas do partido -, ainda mais alguém como Teixeira, que faz essa função com maestria. Venhamos e convenhamos, acontece coisa realmente relevante e grave o Congresso para se investigar, não é preciso criar factóides para conseguir manchete - se estivéssemos falando de jornalismo, claro. Também não é possível que tanta irresponsabilidade no tratamento de um tema tão sério por parte de um jornal. Esse processo de fritura, é evidente, não visa somente a enfraquecer o mandato de Teixeira, mas sim toda aquela ala do governo que não está dobrada ao comodismo do consenso - isto é, quem está fora do coro de contentes e (ainda) está disposto a propor novas saídas para questões polêmicas. É preciso abrir o olho.

Atualização de 21/04 às 11:42: Leiam o belo artigo no qual Paulo Teixeira responde a reportagem da Folha, publicado na mesma graças à conquista de direito de resposta.

3 comentários:

  1. Salve, Hugo,

    Em 2011, tem sido o melhor mesmo. Vale lembrar: foi o primeiro a contestar a remoção do Creative Commons do site do ministério da cultura, quando pouca gente falava da guinada reacionária que assaltou a pasta.

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/paulo-teixeira-e-o-creative-commons

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bruno,

    Por enquanto, foi o meu voto dado em 2010 - dentre os que obtiveram sucesso nas urnas - mais recompensador.

    abração

    ResponderExcluir
  3. É irônico pensar que é justamente gente do PT "errada" assim que eu penso ainda merecer meu voto!

    ResponderExcluir